Helldivers 2, o aclamado jogo de tiro cooperativo de ficção científica, poderia ter chegado ao mercado em uma versão completamente distinta daquela lançada em 2024. Informações recentes revelam que o título foi originalmente concebido como um jogo gratuito (free-to-play), uma mudança de rumo em seu desenvolvimento que, segundo a própria desenvolvedora, contribuiu para os problemas de desempenho enfrentados pelos jogadores. (via: kotaku)
O jogo, que foi lançado para PlayStation 5 (PS5) e PC em fevereiro de 2024, rapidamente se transformou em um sucesso estrondoso para a PlayStation e para a Arrowhead Game Studios, a equipe por trás do projeto. Desde então, Helldivers 2 manteve sua popularidade, recebendo diversas atualizações que adicionaram novas armas, inimigos e locais, expandindo a experiência para a comunidade de jogadores. Contudo, nos últimos meses, as queixas sobre questões técnicas e falhas de desempenho tornaram-se mais frequentes entre os usuários.
Em meio a essas críticas, Shams Jorjani, CEO da Arrowhead, tem abordado as preocupações diretamente com os fãs no servidor oficial do Helldivers 2 no Discord. Foi nesse canal de comunicação que o executivo trouxe à tona detalhes inéditos sobre o percurso do jogo, revelando que, em um estágio inicial, Helldivers 2 era um projeto de menor escala, planejado para ser gratuito e não uma experiência premium paga.
Durante uma conversa com a comunidade em 25 de setembro, na qual discutia os problemas de desempenho persistentes no console e no PC, Jorjani explicou que o jogo acumulou uma considerável “dívida técnica” (tech debt) devido a várias mudanças de direção que ocorreram durante seu ciclo de desenvolvimento. “Helldivers 2 começou como um jogo ‘AA'”, afirmou o CEO. “Em seguida, sua ambição cresceu, depois pivotou para ser um título de lançamento do PS5, depois para [um modelo] F2P, e então retornou a ser premium – posso ter bagunçado a ordem, mas os objetivos mudaram algumas vezes. Assim, as fundações desta grande torre foram feitas para um pequeno bangalô na praia.”
Esta é a primeira vez que um representante da Arrowhead confirma publicamente que Helldivers 2 foi, em algum momento, planejado como um jogo free-to-play. Segundo Jorjani, essa versão inicial teria uma “linha de produção de conteúdo completamente diferente” e resultaria em um jogo muito distinto daquele que, de fato, chegou às mãos dos consumidores.
“Eu não estava na Arrowhead naquela época, então não sei [os detalhes]”, disse Jorjani, referindo-se aos estágios iniciais. “Mas o modelo era sempre dar o máximo de coisas boas de graça e monetizar outras. Teria sido um ângulo completamente diferente. [Isso] exigiria uma linha de produção de conteúdo completamente diferente.” O CEO destacou que a transição para um modelo premium alterou fundamentalmente a abordagem da equipe em relação ao design e à sustentação do jogo, impactando diretamente o que os jogadores experimentam hoje.
A série de mudanças e pivots durante o desenvolvimento, conforme explicado por Jorjani, gerou a referida “dívida técnica”, que ele aponta como uma das principais razões para o desempenho “mediano” do jogo. No entanto, a empresa está empenhada em melhorar a situação. O CEO comparou o processo de aprimoramento do jogo à organização de uma garagem. “Dívida técnica é como uma garagem cheia de coisas que você simplesmente jogou lá”, metaforizou Jorjani. “Nós realmente precisamos colocar prateleiras lá no fundo para nos organizarmos.” Essa analogia ilustra a complexidade de otimizar um código base que passou por tantas transformações.
Não é a primeira vez que Jorjani aborda publicamente a questão da dívida técnica e seus efeitos no desempenho de Helldivers 2. No início deste mês, ele já havia reiterado que o jogo não se encontrava em uma situação ideal e que a equipe precisava “colocar a casa em ordem” para resolver as falhas. A franqueza do CEO tem sido uma constante na comunicação com a comunidade, reconhecendo abertamente os desafios e prometendo esforços contínuos para entregar uma experiência mais estável e polida aos jogadores.
A jornada de Helldivers 2, desde sua concepção como um projeto de menor porte até se tornar um título premium de sucesso com um histórico de desenvolvimento complexo, serve como um estudo de caso sobre os desafios inerentes à produção de jogos modernos. A Arrowhead Game Studios, por meio de seu CEO, demonstra um compromisso em enfrentar os problemas legados, buscando transformar a “dívida técnica” em um futuro mais otimizado para os entusiastas da Super Terra.



