A recente edição do Nintendo Direct trouxe uma notícia empolgante para os fãs da franquia Resident Evil e para os proprietários do futuro Nintendo Switch 2. Foi anunciado que não apenas um, mas três títulos modernos da aclamada série de horror da Capcom chegarão ao novo console da Nintendo: Resident Evil Village, Resident Evil Biohazard (também conhecido como Resident Evil 7) e o inédito Resident Evil Requiem. No entanto, segundo os desenvolvedores de Requiem, essa expansão da presença da série no Switch 2 não era o plano original. (via: ign)
Em uma entrevista concedida durante a Tokyo Game Show, Masato Kumazawa, produtor de Resident Evil Requiem, revelou os bastidores da decisão de trazer os títulos mais recentes da saga para a plataforma. Segundo Kumazawa, quando o planejamento inicial de Requiem começou, o Nintendo Switch 2 ainda não havia sido anunciado publicamente. Consequentemente, a possibilidade de desenvolver o jogo para o console não estava nos planos iniciais da equipe.
Com o anúncio oficial do Nintendo Switch 2, a equipe de desenvolvimento viu-se diante de uma nova possibilidade. Eles iniciaram testes internos para avaliar a viabilidade de desenvolver jogos para a nova plataforma, um passo crucial para explorar o potencial do console. A primeira iniciativa foi portar Resident Evil Village internamente, com o objetivo de verificar como o jogo se comportaria no hardware do Switch 2. O resultado foi surpreendentemente positivo. De acordo com Kumazawa, o desempenho do jogo no novo console se mostrou “realmente excelente”, o que incutiu grande confiança na equipe.
Essa experiência bem-sucedida com Resident Evil Village foi o catalisador. Ela deu à Capcom a segurança necessária para adicionar uma versão de Resident Evil Requiem para o Switch 2 aos seus planos de lançamento. A partir daí, o projeto cresceu, culminando no anúncio recente que confirmou não apenas a chegada de Requiem, mas também de Resident Evil Biohazard e Resident Evil Village ao Nintendo Switch 2, todos previstos para serem lançados simultaneamente na plataforma.
Apesar do natural entusiasmo de Kumazawa em relação ao projeto de sua própria equipe, as primeiras impressões da imprensa reforçam a qualidade do port. Uma seção de Resident Evil: Requiem pôde ser experimentada em modo portátil no Tokyo Game Show pela reportagem, e a avaliação inicial foi bastante positiva. O jogo rodou “muito bem” no Switch 2, gerando otimismo de que as declarações do produtor não são apenas palavras, mas refletem a realidade do trabalho realizado.
Questionado se haveria algo único ou exclusivo na versão de Resident Evil: Requiem para o Switch 2, Kumazawa afirmou que, “de forma positiva”, não há grandes diferenças em relação às outras plataformas. A principal proposta é oferecer a experiência completa de Requiem, com a conveniência adicional de poder ser levado para qualquer lugar, um dos grandes atrativos do console da Nintendo. Essa portabilidade se apresenta como o grande diferencial para os jogadores que desejam vivenciar o horror da série em qualquer momento e local.
A chegada desses três títulos modernos de Resident Evil ao Nintendo Switch 2 representa um marco importante para a plataforma e para a franquia. A capacidade de levar a intensidade e a imersão de Resident Evil Village, Resident Evil Biohazard e do aguardado Resident Evil Requiem para o modo portátil certamente atrairá um novo público e agradará aos fãs de longa data.



