Fãs do aclamado jogo Helldivers 2 não devem nutrir expectativas de que o número de jogadores por equipe será expandido em um futuro próximo. Essa é a conclusão a partir de declarações diretas de Shams Jorjani, CEO da Arrowhead Game Studios, a desenvolvedora do título, em interações com a comunidade. (via: gamerant)
Jorjani tem se destacado por uma abordagem incomum no cenário atual da indústria de videogames, mantendo um canal de comunicação direto e aberto com os jogadores. Ele frequentemente responde a perguntas de fãs no servidor oficial do Discord de Helldivers 2, oferecendo insights sobre os planos da empresa para o jogo. Embora as respostas nem sempre sejam as que a comunidade deseja ouvir, essa transparência proporciona aos jogadores uma visão realista sobre o futuro próximo e distante do universo de Helldivers 2.
Em uma dessas recentes interações no Discord, o CEO da Arrowhead foi questionado por um fã sobre a possibilidade de aumentar o tamanho dos esquadrões no jogo. A resposta de Jorjani foi categórica e direta: “Meu amigo, estamos tentando consertar o desempenho, não matá-lo.” A réplica já indicava a prioridade da equipe, mas o jogador insistiu, perguntando por que não seria possível conciliar as duas coisas – a melhoria do desempenho e a expansão das equipes.
Jorjani, então, explicou a complexidade da questão técnica. Ele afirmou que poderia “dar a vocês lobbies de 16 jogadores amanhã”, mas alertou que isso viria acompanhado de “16 fps” (quadros por segundo). O CEO rapidamente esclareceu que a oferta imediata de lobbies para 16 jogadores era uma “brincadeira”, ressaltando, no entanto, que o ponto geral sobre o impacto negativo de mais jogadores na taxa de quadros e na performance do jogo permanece válido e é uma razão fundamental para rejeitar a expansão das equipes neste momento. A performance é um aspecto crucial para a experiência de jogo, especialmente em um título de ação tão dinâmico como Helldivers 2.
Os comentários de Jorjani são particularmente relevantes considerando a situação atual de Helldivers 2. Não é segredo que o desempenho do jogo tem sido objeto de discussões na comunidade, com relatos de que a performance parece ter se deteriorado com cada nova atualização. Essa percepção generalizada tornou a questão do desempenho um tópico incontornável para a Arrowhead Game Studios. A própria desenvolvedora reconheceu publicamente que corrigir os problemas de performance é uma prioridade máxima neste momento.
Nesse contexto, torna-se evidente por que a ideia de expandir o tamanho dos lobbies estaria muito abaixo na lista de prioridades da desenvolvedora, mesmo que fosse algo que a equipe desejasse implementar. Adicionar mais variáveis a um sistema que já enfrenta desafios de otimização poderia agravar ainda mais os problemas existentes, prejudicando a experiência geral dos jogadores em vez de aprimorá-la. A decisão, portanto, reflete um compromisso em garantir a estabilidade e a qualidade técnica antes de introduzir novas funcionalidades que demandem ainda mais do sistema.
Apesar de as equipes maiores não estarem nos planos imediatos, as atualizações de Helldivers 2 continuarão. Recentemente, Jorjani também reiterou que não há planos para um Helldivers 3. Em vez disso, o estúdio está focado em tornar Helldivers 2 um “jogo para sempre”, prometendo atualizações constantes e suporte contínuo por muitos anos. Essa visão estratégica visa construir uma base sólida de conteúdo e comunidade em torno do título atual, prolongando sua vida útil e relevância no mercado.
A ambição de transformar Helldivers 2 em um “jogo para sempre” implica um investimento contínuo em novos conteúdos, eventos e, fundamentalmente, na manutenção e otimização da plataforma. Uma vez que os problemas de desempenho sejam efetivamente resolvidos e a estabilidade do jogo esteja garantida, será interessante observar se a ideia de lobbies maiores será revisitada pela Arrowhead Game Studios. Por enquanto, a batalha contra os inimigos da Super Terra e, aparentemente, contra as próprias falhas de performance, continua sendo a principal missão da desenvolvedora.






