Requisitos altíssimos de Deus Ex Remastered viram piada no PC

Requisitos altíssimos de Deus Ex Remastered viram piada no PC

Uma versão modernizada do primeiro jogo da aclamada franquia Deus Ex foi oficialmente anunciada durante o mais recente PlayStation Showcase, realizado em 24 de setembro. O evento revelou um breve teaser trailer que destacou algumas das melhorias gráficas prometidas para o título e confirmou a Aspyr Media como a desenvolvedora encarregada da remasterização. No entanto, a expectativa inicial logo se transformou em controvérsia, à medida que os requisitos de sistema para PC e os gráficos polarizadores do jogo vieram à tona. (via: gamerant)

Deus Ex Remastered screenshot

Pouco após o anúncio, a página de Deus Ex Remastered na plataforma Steam foi ao ar, divulgando requisitos de sistema para PC que surpreenderam muitos fãs pela sua elevação. As especificações recomendadas incluem 16GB de memória RAM, uma unidade de processamento central (CPU) de alto desempenho, com no máximo cinco anos de fabricação, e uma placa de vídeo GeForce RTX 2080 ou Radeon RX 6750. Essas GPUs possuem 8GB e 12GB de VRAM, respectivamente, indicando uma exigência considerável para o hardware dos jogadores.

Deus Ex Remastered screengrab

A revelação desses requisitos gerou uma onda de críticas por parte da comunidade, com alguns usuários nas redes sociais classificando-os como uma “piada”. A indignação é amplificada pelo fato de que os gráficos do remaster estão se mostrando bastante divisivos. Embora inegavelmente em resoluções mais altas que o jogo original, a versão modernizada tem sido alvo de críticas por apresentar modelos de personagens com uma suavidade excessiva e superfícies excessivamente brilhantes, levando alguns a descreverem o visual como “feio”.

É notável que os requisitos de sistema do remaster são significativamente mais altos do que os de Deus Ex: Mankind Divided, o título da série de 2016 que é amplamente considerado o jogo mais bonito da franquia até hoje. Apesar de tecnologias de renderização de luz modernas, como ray tracing ou path tracing, poderem justificar especificações tão elevadas, nem a página do Steam nem o trailer de revelação fazem menção de que tais recursos estejam incluídos no pacote de Deus Ex Remastered. Além disso, a diferença entre os requisitos mínimos e recomendados do jogo também levantou questionamentos por ser incomumente grande, sugerindo uma otimização talvez não linear.

Os requisitos mínimos para PC incluem sistema operacional Windows 10, CPU Intel i3 ou AMD FX-4100, GPU GeForce GT 620 de 1GB ou Radeon HD 8670D, 4GB de memória RAM e 20GB de armazenamento. Já os requisitos recomendados são mais exigentes, pedindo Windows 11, CPU Intel i7 ou AMD Ryzen 7 5800, GPU GeForce RTX 2080 ou Radeon RX 6750, 16GB de memória RAM e os mesmos 20GB de armazenamento.

A somar-se a essas questões técnicas, o preço de $29.99 (ou $26.99 na pré-venda) também tem sido um ponto de discórdia para a base de fãs. Muitos argumentam que o Deus Ex original ainda se mantém relevante e suporta uma vasta gama de modificações que o tornam mais adaptado às sensibilidades modernas. Diante do preço, dos gráficos contestados e dos altos requisitos, alguns jogadores já declararam não ter intenção de adquirir a nova versão do jogo em um futuro próximo. As peculiaridades visuais que atraem críticas podem ser resultado de técnicas de aprimoramento por inteligência artificial (AI upscaling), um método que, embora não confirmado pelos desenvolvedores, é frequentemente empregado na indústria, especialmente em projetos com orçamentos mais limitados.

Deus Ex Remastered está programado para ser lançado em 5 de fevereiro de 2026. O jogo estará disponível para PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC. O futuro da icônica franquia cyberpunk parece, por enquanto, limitado a remasters, já que o próximo jogo principal de Deus Ex teria sido cancelado pelo Embracer Group no início de 2024, segundo relatos da imprensa.

Ofertas

1