Arrowhead recusa lobbies maiores em Helldivers 2 por FPS baixo

Arrowhead recusa lobbies maiores em Helldivers 2 por FPS baixo

A capacidade atual das equipes em Helldivers 2, limitada a quatro jogadores por missão, tem sido um tópico frequente de discussão entre a comunidade de fãs. Contudo, as expectativas de uma expansão iminente para lobbies maiores foram recentemente moderadas por Shams Jorjani, CEO da Arrowhead Game Studios, desenvolvedora do aclamado jogo de tiro em terceira pessoa. Segundo Jorjani, a prioridade da equipe no momento é aprimorar o desempenho do game, e não sobrecarregá-lo com um aumento no número de participantes por sessão. (via: gamesradar)

A discussão ganhou destaque após uma interação de Jorjani com um jogador no Discord. Ao ser questionado sobre a “impossibilidade” de lobbies com mais pessoas, em uma escala de 1 a 10, o CEO da Arrowhead não poupou a franqueza em sua resposta. Ele afirmou que a equipe está focada em resolver as questões de performance do jogo e não em “matá-lo”. Muitos jogadores já reportam quedas significativas na taxa de quadros por segundo (FPS), com o desempenho caindo para cerca de 40 FPS em alguns momentos, o que já gera insatisfação.

Para ilustrar a complexidade da questão, Jorjani utilizou um tom irônico, sugerindo: “Posso oferecer lobbies de 16 jogadores amanhã. E 16 fps. Quer?”. Ele prontamente adicionou que se tratava de uma piada e pediu para não ser citado, mas a declaração ressalta a preocupação com o impacto direto na experiência do usuário. A equipe da Arrowhead, portanto, prioriza a estabilidade e a qualidade de jogo antes de considerar qualquer alteração fundamental na capacidade dos lobbies.

Apesar da capacidade atual de quatro jogadores por lobby, a Arrowhead está ciente do desejo dos “Helldivers” por mais opções. No entanto, as barreiras técnicas são consideráveis. Johan Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2, já havia abordado o tema em uma publicação no X (antigo Twitter) em 2024. Na ocasião, ele explicou que “o motor gráfico, a arquitetura de rede, a interface do usuário (UI), o desempenho e a dificuldade não conseguem lidar” com um cenário de oito jogadores em um lobby. Pilestedt enfatizou que seria necessário um “investimento significativo para que o modo cooperativo de oito jogadores funcione”.

Pilestedt, por sua vez, tentou balancear as expectativas ao acrescentar uma ressalva importante: “Como resposta geral: não é impossível, e é algo que discutimos frequentemente no estúdio. O futuro dirá o que acontece”. Essa declaração, embora traga um vislumbre de esperança a longo prazo, não sinaliza uma solução imediata. As recentes falas de Jorjani apenas reforçam a ideia de que essa mudança, se ocorrer, não está no horizonte próximo.

A dificuldade de implementar tal mudança é sublinhada pela forma como o CEO da Arrowhead ironizou a simplicidade da ideia. Em outra mensagem no Discord, Jorjani sarcasticamente descreveu um cenário hipotético: “há um arquivo chamado config.ini lá, há uma linha que diz ‘players = 4’, mude para ‘player = 16’ e você poderá trazer mais amigos”. A observação serve para desmistificar a percepção de que aumentar a capacidade de jogadores é uma tarefa simples de programação, evidenciando a complexidade inerente ao desenvolvimento de jogos modernos, especialmente em títulos com alta intensidade de ação e dependência de rede como Helldivers 2.

Por fim, a filosofia de desenvolvimento da Arrowhead, conforme expressa pelos líderes do projeto, prioriza a “fantasia do jogador” em detrimento do “realismo”. Isso significa que a experiência e a imersão são cruciais, mas dentro dos limites do que define a essência do game. Embora “o realismo não seja o objetivo” e “a fantasia do jogador importe mais”, a equipe da Arrowhead é cautelosa para garantir que o jogo continue sendo, acima de tudo, “Helldivers”. Essa premissa sugere que qualquer expansão futura de recursos ou capacidade de jogadores será cuidadosamente avaliada para não comprometer a identidade central e a qualidade da experiência que os fãs tanto apreciam.

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