Devs não sabem se Todd Howard dirigiria Indiana Jones

Devs não sabem se Todd Howard dirigiria Indiana Jones

A chegada de Indiana Jones and the Great Circle ao cenário dos games representa a concretização de um anseio de anos de Todd Howard, figura proeminente da Bethesda. Para o desenvolvimento do título, a escolha recaiu sobre a MachineGames, um estúdio conhecido por sua expertise na criação de shooters narrativos focados em combates contra nazistas, como a aclamada série Wolfenstein. Essa reputação fez com que a MachineGames fosse vista como uma opção ideal para dar vida ao conceito de um jogo do arqueólogo aventureiro. No entanto, desde o anúncio do projeto, uma questão persistiu entre os entusiastas e a imprensa especializada: em algum momento, Howard planejou que a própria Bethesda Game Studios fosse a responsável por desenvolver o jogo? (via: gamesradar)

Jerk Gustafsson, chefe do estúdio MachineGames, abordou essa questão em um novo documentário da Noclip. Segundo ele, a resposta é negativa. “Não creio”, afirmou Gustafsson, expressando incerteza sobre se Howard sequer considerou essa possibilidade. “Talvez ele… não sei se ele realmente pensou nisso. Na verdade, não conversei com ele sobre esse assunto específico, mas não acho que ele sentiu que o estúdio seria o estúdio certo para isso, considerando que os jogos que eles fazem são bastante diferentes. Os jogos que fizemos ao longo dos anos mostraram a ele que provavelmente seríamos uma boa opção”, explicou Gustafsson.

A observação de Gustafsson levanta um ponto interessante. O estilo de RPGs de mundo aberto que caracteriza a Bethesda Game Studios – títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout – pode, de fato, não se alinhar perfeitamente com a essência de uma aventura de Indiana Jones. Embora a ideia de um mapa de mundo aberto no estilo Skyrim, repleto de locais exóticos do mundo real para explorar e diversos tesouros antigos para pilhar, possa soar divertida, talvez não capturasse de forma autêntica o senso de aventura mais linear e guiado que define as jornadas de Indy. As produções da Bethesda, conhecidas por sua liberdade quase ilimitada e pela vasta exploração, divergem da narrativa cinematográfica e mais focada que tipicamente acompanha o arqueólogo.

Apesar da análise de Gustafsson, a possibilidade de a Bethesda Game Studios ter desenvolvido um jogo de Indiana Jones não era totalmente descartável. Em uma entrevista concedida à IGN em 2021, o próprio Todd Howard revelou que tentou apresentar sua grande ideia para um jogo do Indiana Jones à Lucasfilm por volta de 2010. Naquela época, a maior parte da equipe da Bethesda estaria profundamente envolvida no desenvolvimento de Skyrim, um dos maiores sucessos da empresa.

“Fui à Lucasfilm e apresentei este jogo”, recordou Howard na entrevista. “Quase o fizemos. Isso foi há uns 10 a 12 anos. Obviamente, estávamos fazendo outras coisas – não tínhamos necessariamente a capacidade de trabalho. Tipo, ‘Ei, Todd, qual equipe fará isso?’ Como em, ‘Eu darei um jeito'”, completou ele, demonstrando sua persistência e visão a longo prazo para o projeto. A narrativa de Howard evidencia que o sonho de criar um jogo de Indiana Jones era antigo e que, mesmo diante de obstáculos como a falta de uma equipe dedicada à época, sua determinação em concretizar a ideia permaneceu inabalável.

Parece que, no fim das contas, Todd Howard conseguiu “dar um jeito”. A abordagem da MachineGames para o conceito de Indiana Jones, que já recebeu elogios e parece ter capturado a essência desejada, é a prova disso. Ainda assim, é inevitável refletir sobre como o jogo teria se parecido se a Bethesda Game Studios tivesse assumido o projeto uma década atrás. A Bethesda é, afinal, responsável por muitos dos melhores RPGs já feitos na história dos videogames, e a curiosidade sobre uma versão de Indiana Jones sob sua perspectiva, mesmo que conceitualmente distante do formato usual do arqueólogo, permanece um interessante exercício de “e se”. A escolha pela MachineGames, com sua distinta expertise, sugere uma visão clara sobre o tipo de experiência que se desejava para Indiana Jones and the Great Circle, afastando-se do perfil dos títulos de mundo aberto consagrados pela Bethesda.

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