Resident Evil 9 marca volta às raízes do terror e abandona ação

Resident Evil 9 marca volta às raízes do terror e abandona ação

A longeva série de survival horror Resident Evil, com sua trajetória que se estende por décadas, tem enfrentado uma espécie de crise de identidade ao longo de seus muitos lançamentos. Enquanto algumas entradas priorizaram a ação desenfreada, outras optaram por intensificar o pavor e o horror que muitos esperam do gênero. A mais recente adição à franquia, Resident Evil Village, inclinou-se perceptivelmente para o lado da ação. Contudo, o próximo nono título, provisoriamente conhecido como Requiem, tem como objetivo reafirmar e aprofundar os elementos de terror que marcaram as origens da série. (via: kotaku)

Em entrevista à publicação IGN, Koshi Nakanishi, diretor de Resident Evil: Requiem, descreveu a série como existindo em um contínuo que liga Resident Evil 2 e Resident Evil 4. Segundo ele, enquanto Resident Evil 2 representa o ápice do terror e do medo na franquia, Resident Evil 4 exemplifica o desejo de oferecer mais soluções baseadas em ação para confrontar hordas de mortos-vivos. “Nosso objetivo era inclinar firmemente a balança [para Requiem] em direção ao estilo de Resident Evil 2”, afirmou Nakanishi. Ele ainda complementou que a nova proposta é “quase uma atualização daquele estilo de Resident Evil 2”.

Este retorno às raízes do horror é uma notícia bem-vinda para os fãs que priorizam os sustos e a atmosfera de tensão sobre a destreza dos protagonistas com armas de fogo. Contudo, os próprios desenvolvedores da Capcom, após produzirem tantos títulos da série, admitiram estar começando a perder o senso do que é, de fato, assustador. “Não conseguimos mais discernir”, disse Nakanishi sobre o fator medo nos jogos de Resident Evil. Ele revelou que houve uma preocupação interna antes da exibição fechada de Requiem no Summer Game Fest (SGF) e da primeira demonstração jogável na Gamescom. A equipe questionava se o jogo realmente seria assustador, pois, como produtores diários do conteúdo, a percepção do que gera medo havia se tornado turva.

Em um esforço para tornar Requiem mais aterrorizante, a equipe de desenvolvimento debateu internamente a possibilidade de mutilar a protagonista do jogo, Grace, assim como personagens anteriores da série sofreram danos significativos. “E se [ela] sofrer um grande corte na perna, ou se sua perna for amputada?”, questionou Nakanishi, ilustrando a profundidade dos debates sobre o impacto visceral que buscavam. Embora os detalhes exatos sobre os ferimentos que podem aguardar a personagem Grace não tenham sido totalmente revelados, as imagens preliminares divulgadas do jogo sugerem que a Capcom conseguiu encontrar um equilíbrio apropriado na dose de horror. A expectativa é que o título consiga reacender a chama do medo que se tornou uma marca registrada dos primeiros jogos da franquia.

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