Akifumi Nakanishi, diretor de Resident Evil Requiem, destacou uma notável distinção nas preferências de jogabilidade entre os públicos ocidentais e japoneses. Conforme revelado em entrevista ao portal Denfaminicogamer, cujas declarações foram traduzidas por Automaton, jogadores no Ocidente tendem a escolher a opção em primeira pessoa no novo título. Essa inclinação é atribuída à familiaridade desses jogadores com first-person shooters de PC, como Doom, desde a infância. Por outro lado, fãs japoneses, mais acostumados a RPGs de console em terceira pessoa, como Dragon Quest, demonstraram preferência pela perspectiva em terceira pessoa ao experimentar a demo de Requiem. (via: ign)
Ainda que o lançamento oficial de Resident Evil Requiem esteja previsto apenas para o próximo ano, uma versão demonstrativa do jogo foi disponibilizada ao público em eventos de grande repercussão, como a Gamescom, na Alemanha, e a Tokyo Game Show, no Japão, nos últimos meses. Após observar de perto as reações dos fãs e a forma como interagiam com a demo em ambos os locais, Nakanishi percebeu a diferença nas escolhas de perspectiva e sugeriu que essa divergência é moldada pela experiência prévia de cada público com outros jogos ao longo de suas vidas.
“Acredito que esses tipos de diferenças são significativos”, afirmou Nakanishi, ao descrever a popularidade dos jogos de tiro no Ocidente em contraste com os RPGs de console no Japão. Contudo, o diretor ressaltou que esse cenário está em constante evolução. Ele citou a crescente popularidade de títulos como Minecraft e Apex Legends entre os jovens jogadores japoneses como um indicativo de que as preferências culturais estão começando a se mesclar e se diversificar.
A franquia Resident Evil, que historicamente teve suas origens na perspectiva em terceira pessoa, passou por uma transição significativa com Resident Evil 7, que adotou a jogabilidade em primeira pessoa. No entanto, os anos recentes também foram marcados pelo lançamento de diversas reedições e remakes de clássicos da série em terceira pessoa, como o aclamado Resident Evil 4 Remake, lançado em 2023. ‘Requiem’ se posiciona como o primeiro título da saga a conceder aos jogadores controle total sobre a perspectiva que preferem, oferecendo uma flexibilidade sem precedentes na experiência de jogo.
A escolha da perspectiva em um jogo de horror pode ter um impacto profundo na imersão e na percepção do perigo. Segundo Tom Phillips, editor de notícias da IGN, que teve a oportunidade de testar a demo de Resident Evil Requiem na Gamescom, a perspectiva em primeira pessoa, que é a opção padrão na demonstração, intensifica os elementos de horror. Nela, torna-se mais desafiador discernir a proximidade do novo e perturbador monstro do jogo, o que eleva a sensação de tensão. No entanto, Phillips também observou que essa visão mais restrita pode dificultar a localização de objetos e pistas ocultas, gerando, por vezes, uma certa frustração. A expectativa é que a maioria dos jogadores opte por experimentar ambas as perspectivas ao longo do jogo, alternando entre elas conforme a necessidade ou preferência.
A importância das demos públicas para Resident Evil Requiem foi outro ponto abordado por Nakanishi em entrevista à IGN na Tokyo Game Show. O diretor explicou que, após criar tantos jogos na série, a equipe de desenvolvimento da Capcom encontrou dificuldades para determinar o que de fato é assustador ou não para o público contemporâneo. As demonstrações, portanto, tornam-se ferramentas cruciais para coletar feedback e calibrar a experiência de horror do jogo.
Phillips, em conversas prévias com Nakanishi na Gamescom, explorou uma variedade de temas relacionados ao jogo, incluindo o monstro superdimensionado, a personagem Lisa Trevor e a icônica Raccoon City. Durante essas discussões, um tópico foi intencionalmente evitado, mas pairava no ar: a contínua ausência de Leon S. Kennedy, um dos personagens mais queridos e emblemáticos da franquia.
Resident Evil Requiem tem lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026, e estará disponível para Nintendo Switch 2, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. A decisão sobre a perspectiva de jogo ficará inteiramente nas mãos dos jogadores.



