Diretor de RE Requiem explica por que ocidentais preferem 1ª pessoa

Diretor de RE Requiem explica por que ocidentais preferem 1ª pessoa

Akifumi Nakanishi, diretor de Resident Evil Requiem, destacou uma notável distinção nas preferências de jogabilidade entre os públicos ocidentais e japoneses. Conforme revelado em entrevista ao portal Denfaminicogamer, cujas declarações foram traduzidas por Automaton, jogadores no Ocidente tendem a escolher a opção em primeira pessoa no novo título. Essa inclinação é atribuída à familiaridade desses jogadores com first-person shooters de PC, como Doom, desde a infância. Por outro lado, fãs japoneses, mais acostumados a RPGs de console em terceira pessoa, como Dragon Quest, demonstraram preferência pela perspectiva em terceira pessoa ao experimentar a demo de Requiem. (via: ign)

Ainda que o lançamento oficial de Resident Evil Requiem esteja previsto apenas para o próximo ano, uma versão demonstrativa do jogo foi disponibilizada ao público em eventos de grande repercussão, como a Gamescom, na Alemanha, e a Tokyo Game Show, no Japão, nos últimos meses. Após observar de perto as reações dos fãs e a forma como interagiam com a demo em ambos os locais, Nakanishi percebeu a diferença nas escolhas de perspectiva e sugeriu que essa divergência é moldada pela experiência prévia de cada público com outros jogos ao longo de suas vidas.

“Acredito que esses tipos de diferenças são significativos”, afirmou Nakanishi, ao descrever a popularidade dos jogos de tiro no Ocidente em contraste com os RPGs de console no Japão. Contudo, o diretor ressaltou que esse cenário está em constante evolução. Ele citou a crescente popularidade de títulos como Minecraft e Apex Legends entre os jovens jogadores japoneses como um indicativo de que as preferências culturais estão começando a se mesclar e se diversificar.

A franquia Resident Evil, que historicamente teve suas origens na perspectiva em terceira pessoa, passou por uma transição significativa com Resident Evil 7, que adotou a jogabilidade em primeira pessoa. No entanto, os anos recentes também foram marcados pelo lançamento de diversas reedições e remakes de clássicos da série em terceira pessoa, como o aclamado Resident Evil 4 Remake, lançado em 2023. ‘Requiem’ se posiciona como o primeiro título da saga a conceder aos jogadores controle total sobre a perspectiva que preferem, oferecendo uma flexibilidade sem precedentes na experiência de jogo.

A escolha da perspectiva em um jogo de horror pode ter um impacto profundo na imersão e na percepção do perigo. Segundo Tom Phillips, editor de notícias da IGN, que teve a oportunidade de testar a demo de Resident Evil Requiem na Gamescom, a perspectiva em primeira pessoa, que é a opção padrão na demonstração, intensifica os elementos de horror. Nela, torna-se mais desafiador discernir a proximidade do novo e perturbador monstro do jogo, o que eleva a sensação de tensão. No entanto, Phillips também observou que essa visão mais restrita pode dificultar a localização de objetos e pistas ocultas, gerando, por vezes, uma certa frustração. A expectativa é que a maioria dos jogadores opte por experimentar ambas as perspectivas ao longo do jogo, alternando entre elas conforme a necessidade ou preferência.

A importância das demos públicas para Resident Evil Requiem foi outro ponto abordado por Nakanishi em entrevista à IGN na Tokyo Game Show. O diretor explicou que, após criar tantos jogos na série, a equipe de desenvolvimento da Capcom encontrou dificuldades para determinar o que de fato é assustador ou não para o público contemporâneo. As demonstrações, portanto, tornam-se ferramentas cruciais para coletar feedback e calibrar a experiência de horror do jogo.

Phillips, em conversas prévias com Nakanishi na Gamescom, explorou uma variedade de temas relacionados ao jogo, incluindo o monstro superdimensionado, a personagem Lisa Trevor e a icônica Raccoon City. Durante essas discussões, um tópico foi intencionalmente evitado, mas pairava no ar: a contínua ausência de Leon S. Kennedy, um dos personagens mais queridos e emblemáticos da franquia.

Resident Evil Requiem tem lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026, e estará disponível para Nintendo Switch 2, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. A decisão sobre a perspectiva de jogo ficará inteiramente nas mãos dos jogadores.

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