Dez anos e um mês após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, um feito notável reacendeu as discussões sobre o legado e o estado “inacabado” do jogo. A comunidade de fãs conseguiu colocar em funcionamento uma cena de corte há muito perdida, que por uma década permaneceu apenas como um vislumbre em um DVD da edição de colecionador. (via: gamesradar)
Desde sua chegada ao mercado em setembro de uma década atrás, o quinto capítulo da saga principal de Metal Gear Solid tem sido frequentemente rotulado como um jogo “inacabado”. Essa percepção decorre principalmente de um capítulo final que muitos consideraram apressado e da existência de um DVD na edição de colecionador que revelava o conceito para uma 51ª missão, intitulada “Kingdom of the Flies”.
Ainda que a missão “Kingdom of the Flies” abordasse o destino de Liquid e do Metal Gear Sahelanthropus após seus desaparecimentos durante os eventos do jogo, a realidade é que ela não amarrava a história de forma significativamente mais completa do que o próprio jogo entregue. Embora alguns a considerem o “verdadeiro final”, sua omissão era vista por muitos como um sintoma de um problema maior na estrutura narrativa do game. Apesar de investigações incansáveis por parte do grupo “Never Be Game Over”, que buscou por um final secreto, nenhuma conclusão oculta foi encontrada. As filmagens do DVD eram, até então, tudo o que se tinha como base.
No entanto, uma década, um remake de Metal Gear Solid 3 e dois jogos de Hideo Kojima depois, um grupo de fãs alcançou um marco significativo. Como observado por um usuário na plataforma ResetEra, uma equipe dedicada de modders, conhecida como ModdersHeaven, conseguiu integrar e fazer rodar no jogo elementos da cena de corte que estava naquele DVD. O trecho mostra Snake se aproximando do Metal Gear Sahelanthropus, que está sendo guardado por Eli e os soldados-crianças, enquanto soldados da XOF se aproximam.
É importante ressaltar que a cena ainda se encontra em um estado bastante incompleto. Nela, Snake e os soldados caminham sobre o que parece ser um rio em branco, uma paisagem que, segundo alguns, lembra a arena do chefe Rom em Bloodborne, embora os modelos dos personagens estejam presentes e reconhecíveis.
Em um contexto mais amplo, esse feito não adiciona substancialmente ao conteúdo jogável do Metal Gear Solid V, mas oferece um vislumbre intrigante sobre o potencial futuro que a comunidade de modders pode trazer ao jogo. É altamente improvável que os jogadores obtenham um encerramento adequado para Metal Gear Solid V da Konami e de Hideo Kojima. Contudo, após dez anos de esforços persistentes de fãs tentando desvendar todos os segredos, a possibilidade de ver uma versão mais completa desse conteúdo perdido, criada pela própria comunidade, tornou-se mais tangível.
Em paralelo, a Konami finalmente atualizou os fãs sobre o Metal Gear Solid Master Collection Vol. 2, assegurando que o desenvolvimento está progredindo. Muitos esperam que isso signifique que a tão desejada libertação de Metal Gear Solid 4 do PlayStation 3 para outras plataformas esteja próxima, reforçando a expectativa de que o legado da franquia continue a ser explorado e preservado.



