A Capcom, renomada desenvolvedora de jogos eletrônicos, anunciou uma nova direção para os desafios apresentados em Resident Evil Requiem, o nono título principal da aclamada franquia de terror de sobrevivência. A empresa revelou que o game buscará inspiração nos primeiros jogos da série, como Resident Evil original e Resident Evil 2, para conceber as batalhas contra chefes. (via: eurogamer)
Segundo Koshi Nakanishi, diretor de Resident Evil Requiem, a intenção é priorizar a inteligência e a capacidade de raciocínio dos jogadores em detrimento da mera habilidade de tiro. Em entrevista à publicação Automaton, Nakanishi confirmou a presença de chefes no jogo. No entanto, ele destacou que o estilo será mais alinhado aos clássicos da série, onde os jogadores expandem sua área de exploração em ambientes fechados e superam obstáculos utilizando a perspicácia, em vez de focar em confrontos diretos e ostensivos típicos de jogos de ação com tiro. A proposta é que o raciocínio estratégico e a capacidade de observação superem a destreza em combate como principal forma de superar os antagonistas e progredir na narrativa.
Central para essa nova abordagem está Grace Ashcroft, a nova protagonista de Resident Evil Requiem. Diferentemente de personagens como Leon Kennedy, um veterano com nervos de aço e vasta experiência em combate contra ameaças biológicas, Grace não é uma matadora experiente. Nakanishi já havia expressado anteriormente que Leon Kennedy, com sua competência consolidada, “na verdade, combina muito mal com o terror”, pois sua capacidade de lidar com o perigo mitiga a sensação de vulnerabilidade. Assim, Grace Ashcroft iniciará sua jornada em uma posição de notável indefesa, tornando-a mais suscetível ao medo e à ameaça iminente.
Contudo, a inexperiência inicial de Grace é parte fundamental de seu arco de personagem. Nakanishi explicou que um dos grandes atrativos da série Resident Evil reside na transformação de personagens que, a princípio, estão aterrorizados, mas que gradualmente se fortalecem à medida que adquirem experiência em situações extremas. Grace, que no início se mostrará assustada, será levada ao limite pela situação, atingindo um ponto de ruptura que a capacitará a lutar contra seus inimigos. Essa jornada de superação, que transforma um indivíduo inicialmente aterrorizado em alguém capaz de enfrentar o perigo, é um dos pilares emocionais que a franquia busca reviver, conectando o jogador de forma mais profunda à evolução da personagem.
A abordagem de Resident Evil Requiem também foi discutida em relação ao ritmo do jogo. Nakanishi, que também dirigiu Resident Evil 7: Biohazard, um título elogiado por seu ritmo envolvente e bem construído, afirmou que sua metodologia será a mesma para o novo projeto. Resident Evil 7 é amplamente considerado como uma das entradas mais bem ritmadas da série, alternando momentos de tensão e alívio de forma eficaz para maximizar o impacto do terror. A aplicação da mesma filosofia por Nakanishi sugere que Requiem buscará construir a atmosfera de horror de maneira orgânica, com uma progressão cuidadosamente planejada que equilibra a exploração, a solução de desafios e os confrontos, mantendo os jogadores engajados e constantemente sob pressão.
Resident Evil Requiem tem lançamento programado para o início do próximo ano, precisamente em 27 de fevereiro.



