Cinco anos se passaram desde que a Sony lançou o PlayStation 5, marcando o início de uma nova geração de consoles no mercado global. Contudo, o suporte ao PlayStation 4, da geração anterior, tem persistido, mesmo com a expectativa de um futuro lançamento do PS6 se aproximando. Agora, segundo informações divulgadas pelo portal Insider Gaming, essa realidade está prestes a mudar significativamente. (via: thegamer)
De acordo com o jornalista Tom Henderson, que reporta para a Insider Gaming, a partir da primavera de 2026, algumas funcionalidades específicas deixarão de ser suportadas para novos títulos submetidos ao PlayStation 4. Um documento, supostamente enviado a Henderson, detalha que “qualquer novo título para PS4 submetido após esta data não poderá mais integrar-se às seguintes funcionalidades legadas”: a API Web do Activity Feed, o Title Small Storage (TSS), o Title User Storage (TUS), as funcionalidades de Usuário e Perfis, os Filtros de Palavras e a API Web de Mídia Compartilhada. O mesmo documento explica que “estes serviços são projetados para fornecer uma base mais unificada e escalável entre as gerações de consoles”, indicando uma estratégia de otimização da Sony.
Apesar de o PlayStation 4 se aproximar de seu décimo segundo aniversário, muitos jogadores ainda não fizeram a transição para o PS5. Essa situação é, em parte, atribuída aos crescentes custos impulsionados por fatores econômicos, como as tarifas impostas nos Estados Unidos durante a administração do ex-presidente Donald Trump. Nesse contexto, desenvolvedores têm sinalizado a intenção de manter ou até mesmo restabelecer o suporte para consoles da geração anterior e para o Switch 2, uma versão potencialmente menos potente, visando contornar o que o presidente da Capcom, Haruhiro Tsujimoto, denominou de “barreira do PS5”. Ele argumenta que a exclusividade para a nova geração limita drasticamente o número de potenciais compradores devido ao alto custo de entrada.
Tsujimoto detalhou a questão financeira, explicando que “o console custa cerca de ¥80.000. Ao considerar o custo do software e das assinaturas mensais, chega-se a aproximadamente ¥100.000 no momento da compra. Este não é um valor que pode ser facilmente alcançado, especialmente pelas gerações mais jovens. Esta situação não se limita ao Japão, sendo semelhante também no exterior.” Essa perspectiva econômica tem incentivado a continuidade do lançamento de jogos em plataformas mais antigas.
Grandes franquias, como a popular série Call of Duty, ainda lançam anualmente novos títulos para o PlayStation 4. Além disso, leakers como Dusk Golem sugeriram que jogos aguardados, como Resident Evil 9: Requiem, podem ser portados para o PS4 após seu lançamento inicial, a fim de atingir uma audiência mais ampla. A desaceleração no entusiasmo em torno de Monster Hunter Wilds também tem sido associada a essa suposta “barreira do PS5”, que afeta a base de jogadores.
Embora esses planos possam parecer promissores para aqueles que ainda utilizam consoles da geração passada, a decisão da Sony de descontinuar funcionalidades-chave a partir de 2026 indica que a empresa está, de fato, começando a encerrar o suporte ao PlayStation 4. Essa medida deve pressionar os desenvolvedores a concentrarem seus esforços unicamente nos consoles da geração atual. Contudo, é importante notar que o próprio PlayStation 5 em breve se tornará hardware antigo, já que relatórios sugerem que o PlayStation 6, junto a um console portátil complementar, será lançado entre 2027 e 2028. As mesmas informações indicam que o PS6 deverá ser mais acessível financeiramente do que o PS5 Pro.





