Jogadores de Helldivers 2 na plataforma PC têm notado uma diferença considerável no espaço de armazenamento exigido pelo jogo em comparação com as versões para consoles. Em um detalhado “blog técnico” publicado na página oficial do jogo no Reddit, Brendan Armstrong, diretor técnico adjunto da Arrowhead Game Studios, desenvolvedora do título, ofereceu uma explicação sobre o motivo da instalação de 150GB no PC ser o triplo do tamanho encontrado no PlayStation 5 e Xbox Series X/S, e por que uma solução simples ainda não é viável. (via: videogameschronicle)
Armstrong esclareceu que a principal razão para essa disparidade reside na necessidade de otimizar o desempenho para jogadores que ainda utilizam discos rígidos mecânicos (HDDs) em seus computadores. Para melhorar a velocidade de carregamento nesses sistemas, a desenvolvedora opta por duplicar certos arquivos de conteúdo.
“Um HDD armazena dados em um disco giratório, e um braço físico com uma cabeça de leitura precisa se mover através do disco para encontrar e recuperar esses dados”, escreveu Armstrong. “O tempo que esse braço leva para ‘buscar’ ou se mover para a localização correta é um gargalo significativo de desempenho.” Para contornar essa limitação, a Arrowhead duplica propositalmente arquivos de dados específicos, como texturas comuns de árvores ou efeitos sonoros, e os posiciona fisicamente próximos aos locais onde seriam necessários no jogo. O sistema de compilação do jogo, por exemplo, assegura que uma cópia da textura de uma árvore seja armazenada na mesma parte do disco que os dados de geometria do nível.
Essa estratégia permite que, quando o jogo carrega um nível, a cabeça de leitura acesse todas as informações necessárias em uma única varredura contínua, sem a necessidade de “buscar” diferentes locais no disco. Conforme destacado por Armstrong, essa abordagem “acelera drasticamente os tempos de carregamento”.
A situação é diferente para os modernos computadores de alto desempenho e todos os consoles atuais, que utilizam unidades de estado sólido (SSDs). Como os SSDs não possuem partes móveis, o “tempo de busca” é virtualmente instantâneo, eliminando a necessidade de duplicação para fins de velocidade. “Esta é uma das razões-chave pelas quais novos jogos frequentemente exigem explicitamente um SSD em suas especificações mínimas de sistema”, apontou Armstrong.
A questão de se a versão para PC deveria continuar a ser otimizada para usuários de HDD é, nas palavras de Armstrong, “a questão de milhões”. O principal desafio é que os HDDs ainda fazem parte dos requisitos mínimos do sistema para Helldivers 2, e não há uma maneira precisa de determinar quantos jogadores ainda os utilizam. As estimativas da Arrowhead, consideradas “muito não confiáveis”, indicam que cerca de 12% dos jogadores de PC ainda usam HDDs.
Armstrong explicou que a solução não é tão simples quanto remover os recursos duplicados e apenas permitir tempos de carregamento mais longos para jogadores de HDD. O estúdio “não pode eliminar toda a duplicação sem tornar os tempos de carregamento para HDDs mecânicos 10 vezes mais lentos, e não achamos isso aceitável”. Além disso, tais mudanças afetariam todos os jogadores, não apenas os usuários de HDD no PC, pois quando um esquadrão inicia uma missão, todos os participantes precisam esperar até que todos tenham carregado o jogo para que ela possa começar.
Outra possível solução, que consistiria em tornar as texturas de alta resolução (4K) opcionais para usuários de SSD, também foi rejeitada por enquanto. Embora Armstrong afirme que “tudo é possível”, ele observou que isso não é suportado nativamente pelo motor do jogo e seria “um projeto substancial” para implementar.
Em vez disso, a equipe está trabalhando em um plano de três estágios para resolver a questão. O primeiro estágio, já implementado na próxima atualização, envolveu a remoção de alguns recursos não utilizados e outras otimizações. Armstrong alertou, no entanto, que “provavelmente não se notará” esses ganhos, pois o novo conteúdo adicionado compensará as melhorias. Contudo, “pelo menos o tamanho da instalação deixará de crescer”.
Para a fase seguinte, a equipe está “explorando pegar alguns dos piores infratores em termos de duplicação e desduplicá-los, colocando-os em pacotes de ‘ativos muito comuns’ que serão sempre carregados sob condições específicas (por exemplo, facção/bioma específico)”. Armstrong reconheceu que isso significa que os tempos de carregamento “piorarão um pouco para jogadores que usam HDDs mecânicos – é lamentável, mas inevitável”. No entanto, os testes iniciais mostram que a equipe deve conseguir manter esse aumento na faixa de “menos de 30 segundos”, em vez de “vários minutos”.
A longo prazo, a Arrowhead planeja fazer melhorias no motor do jogo que tornarão o uso da memória RAM menos ineficiente. Além disso, Armstrong adverte que “o trabalho restante é um projeto maior, mais arriscado e mais especulativo, onde aplicamos algum tipo de compressão aos dados do jogo e potencialmente replicamos parte da desduplicação que fazemos nos consoles”.
Em resumo, Armstrong afirmou que a equipe está levando a sério as preocupações dos jogadores, mas “não há soluções fáceis”. Ele concluiu que “até que vivamos em um mundo onde sabemos que a maioria dos nossos jogadores de PC está usando SSDs, sacrificar algum espaço extra no disco rígido é necessário para garantir que todos possamos carregar em missões em um tempo razoável”.
“Claramente, atingimos os limites de quanta duplicação de dados é aceitável, então soluções e compromissos mais inteligentes são agora necessários”, finalizou. “Estamos avaliando muito cuidadosamente os custos e as compensações das opções que temos, e com certeza encontraremos um melhor equilíbrio entre os tempos de carregamento e o tamanho da instalação em breve.”



