A equipe por trás de “Clair Obscur: Expedition 33”, um aguardado RPG desenvolvido pela Sandfall Interactive, revelou os desafios e as abordagens narrativas adotadas para evitar armadilhas comuns no gênero. Jennifer Svedberg-Yen, roteirista principal do jogo, detalhou a atenção dada para que a trama não caia em situações conhecidas como “deus ex machina”, um recurso narrativo que pode comprometer a lógica interna da história. (via: gamesradar)
Em entrevista ao canal Lits Play, Svedberg-Yen explicou que um “deus ex machina” ocorre quando personagens conseguem resolver problemas aparentemente insolúveis por meio de um truque secreto ou uma habilidade que não havia sido estabelecida anteriormente na narrativa. Esse artifício, embora presente em diversos jogos, torna-se particularmente perceptível em RPGs, onde a progressão dos personagens muitas vezes os leva a acumular um poder crescente, manifestado por habilidades cada vez mais chamativas e capazes de infligir grandes danos a cada novo nível.
A roteirista alertou sobre os perigos do que ela chamou de “power creep”, ou seja, a escalada de poder dos personagens que, se não for bem gerenciada, pode se infiltrar na narrativa de forma prejudicial. “Uma coisa a ser observada é o ‘power creep'”, afirmou Svedberg-Yen. “Se você não definir adequadamente a extensão das habilidades de alguém, então você começa a cair em situações tipo ‘deus ex machina’ ou simplesmente em algo como ‘ah, então eles podem resolver isso!’, e aí você se pergunta, ‘bem, por que eles não fizeram isso desde o começo?'”.
A preocupação central da equipe da Sandfall Interactive reside em manter a consistência e a credibilidade da história e de seus personagens. Quando as capacidades de um herói são mal delimitadas, a introdução repentina de uma solução milagrosa para um obstáculo, sem uma base lógica ou narrativa prévia, pode gerar frustração e quebrar a imersão do jogador. Isso não apenas enfraquece a sensação de desafio, mas também desvaloriza o percurso de desenvolvimento e as escolhas feitas até aquele ponto na aventura.
A equipe de desenvolvimento de “Expedition 33” dedicou extensas discussões a esse equilíbrio delicado. Svedberg-Yen ressaltou que, por se tratar de um jogo, as habilidades e perícias são parte integrante da experiência de gameplay. A Sandfall Interactive buscou garantir que a jogabilidade tivesse total liberdade em sua mecânica, permitindo que os jogadores explorassem e desenvolvessem seus personagens de maneiras divertidas e envolventes. Ela elogiou o time de gameplay por seu trabalho em alcançar esse objetivo sem comprometer a integridade da história. “Tivemos muitas discussões sobre isso”, explicou a roteirista, “mas acredito que, em parte porque A) é um jogo e as habilidades e perícias fazem parte da jogabilidade, e queríamos muito que a jogabilidade tivesse total liberdade sobre como isso funcionaria. E acho que a equipe de gameplay fez um trabalho fantástico.”
Além dos desafios internos de design narrativo e de gameplay, “Clair Obscur: Expedition 33” também enfrentou uma concorrência inesperada no mercado. Svedberg-Yen comentou que o RPG da Sandfall Interactive teve que competir com “um dos maiores remasters” lançados recentemente, referindo-se a “Oblivion Remastered”. Lançar um título original ao lado de uma versão atualizada de um clássico tão querido e estabelecido no universo dos RPGs poderia ter sido um obstáculo considerável.
No entanto, a equipe acredita que o jogo conseguiu se destacar e encontrar seu público. A percepção é que, apesar da forte competição, o sucesso alcançado torna o feito ainda mais significativo. “Sinto que isso nos torna ainda mais merecedores de certa forma”, expressou Svedberg-Yen, indicando que a superação desse desafio externo validou o esforço e a qualidade do trabalho da Sandfall Interactive. A desenvolvedora espera que “Clair Obscur: Expedition 33” ofereça aos jogadores uma experiência rica, não apenas em termos de combate e progressão, mas também com uma narrativa coesa e lógica, livre de soluções fáceis que poderiam diminuir o impacto de sua jornada épica.



