Xbox quase teve um exclusivo para rivalizar Uncharted

Xbox quase teve um exclusivo para rivalizar Uncharted

A semana que se encerra foi marcada por uma série de notícias desafiadoras para os entusiastas e para a própria divisão Xbox da Microsoft. Em um balanço dos acontecimentos recentes, a plataforma Game Pass passou por uma reformulação de marca, e sua versão Ultimate sofreu um aumento de preço significativo. Essa mudança levou a uma tentativa massiva de cancelamento de assinaturas por parte dos usuários, a ponto de o site de cancelamento ter colapsado devido à sobrecarga. (via: thegamer)

Não parou por aí. Com a nova identidade do Game Pass, benefícios de DLC para assinantes também foram removidos. Além disso, surgiram relatos de que a presença de Call of Duty no catálogo do Game Pass teria resultado em $300 milhões em vendas perdidas para a Microsoft. No setor de varejo, redes como Sam’s Club e Costco começaram a liquidar o estoque existente de consoles Xbox Series, um movimento que geralmente antecede novos modelos ou reflete uma estratégia de esvaziamento de armazéns. Para completar o quadro, há informações circulando de que os planos para o próximo console Xbox não são mais tão concretos como se supunha.

Em meio a este cenário complexo, surge uma nova revelação que adiciona mais uma camada à história da Xbox: a de que, em um determinado momento, a Microsoft tentou desenvolver sua própria versão de “Uncharted” para o console. A palavra-chave aqui é “tentou”.

A informação foi inicialmente divulgada pelo portal Insider Gaming, a partir de um novo vídeo no YouTube de Liam Robertson, conhecido pelo seu trabalho no canal Did You Know Gaming?. Segundo Robertson, a Microsoft aspirava ter um jogo no estilo de “Uncharted” para o Xbox e chegou a iniciar o desenvolvimento de um título durante a era do Xbox One.

O projeto, batizado de Project Ranger, estava sob a responsabilidade da Black Tusk Studios, equipe que, posteriormente, foi rebatizada como The Coalition e passou a se dedicar exclusivamente à franquia “Gears of War”. Em um cenário ideal, Project Ranger combinaria elementos da jogabilidade de ação e aventura característica da Naughty Dog, criadora de “Uncharted”, com temas de espionagem e missões secretas, inspirados na série “Missão Impossível”. Embora a “proposta de 30 segundos” de “Uncharted encontra Missão Impossível” possa soar um tanto peculiar, Robertson sugere que o universo de “Missão Impossível” ainda oferece um terreno fértil para exploração.

Ainda de acordo com o relato, estudantes do Savannah College of Art and Design foram contratados sem remuneração para auxiliar na criação de conceitos para o Project Ranger, incluindo algumas ideias de integração com o Kinect. O desenvolvimento do projeto foi levado a sério o suficiente para que filmagens conceituais fossem exibidas durante a apresentação da Xbox na E3 de 2013, embora nenhuma informação concreta tenha sido anunciada oficialmente no palco.

No entanto, como acontece com muitos projetos na indústria dos games, o Project Ranger foi eventualmente engavetado. As razões incluíram uma combinação de diferenças criativas e outras obrigações, principalmente a necessidade de focar em um novo título da série “Gears of War”. Nesse mesmo período, a Sony capitalizava com a popularidade de sua franquia concorrente, relançando “Uncharted” para PlayStation 4 e, em seguida, lançando “Uncharted 4” e sua expansão, “The Lost Legacy”, solidificando ainda mais o gênero de ação-aventura cinematográfica em sua plataforma.

Anos depois, a Microsoft, em parceria com a Bethesda, acabou explorando parte da estética de “Uncharted” com “Indiana Jones and the Great Circle”, um título que, inclusive, será lançado também para PlayStation. Contudo, a revelação sobre o Project Ranger evoca a reflexão sobre o que poderia ter sido caso o conceito de um “Uncharted” exclusivo para Xbox tivesse se concretizado naquela época. A história do Project Ranger se soma aos recentes desafios enfrentados pela divisão Xbox, pintando um quadro de uma empresa que busca redefinir sua estratégia e seu lugar no competitivo mercado de games.

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