O cenário dos videogames no Reino Unido registrou uma mudança inesperada em suas tabelas de vendas físicas, com o lançamento de Ghost of Yotei alcançando o topo e desbancando EA Sports FC 26 de sua posição dominante mais cedo do que o esperado. O título da Electronic Arts, sucessor de uma franquia perenemente bem-sucedida de jogos de futebol, havia sido lançado em 26 de setembro e, sem surpresa para muitos analistas do mercado, rapidamente assumiu a liderança nas paradas britânicas em sua primeira semana. (via: videogameschronicle)
The UK boxed launch for Ghost of Yotei is really, really good. It is No.1, which means it beat the second week of EA Sports FC 26 (!) and sold almost 3x what Mario Galaxy 1 + 2 on Switch did.
I don’t report on physical charts much these days, but I thought this notable
— Christopher Dring (@Chris_Dring) October 5, 2025
Contudo, a permanência de EA Sports FC 26 no topo durou apenas uma semana. A nova atualização das tabelas de vendas físicas no Reino Unido revelou que o simulador de futebol caiu posições, abrindo espaço para o exclusivo de PlayStation 5, Ghost of Yotei, que se sagrou o mais vendido. A informação foi destacada por Christopher Dring, editor da publicação especializada The Game Business, em uma postagem em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).
Dring comentou sobre o desempenho de Ghost of Yotei, afirmando que “o lançamento físico de Ghost of Yotei no Reino Unido é realmente, realmente bom”. Ele ressaltou que o jogo conquistou a primeira posição, o que significa que superou a segunda semana de vendas de EA Sports FC 26, um feito notável. Adicionalmente, o editor detalhou que Ghost of Yotei vendeu quase três vezes mais unidades físicas do que a coletânea Mario Galaxy 1 + 2 para Nintendo Switch, reforçando a força de sua estreia no mercado britânico.
Ao ser questionado por um seguidor sobre como as vendas físicas no Reino Unido de Ghost of Yotei se comparavam às de seu predecessor, Ghost of Tsushima, Dring informou que houve uma queda de aproximadamente 40%. Apesar da redução expressiva, ele enfatizou que ainda considerava o resultado “impressionante”, sugerindo que as circunstâncias atuais do mercado justificam parte dessa diferença.
A aparente queda de 40% nas vendas físicas do novo título em relação a Ghost of Tsushima pode ser explicada por uma série de fatores relevantes que moldaram o cenário de lançamento de ambos os jogos. O primeiro deles remete ao contexto da estreia de Ghost of Tsushima, ocorrida em julho de 2020. Naquele período, o mundo estava imerso na pandemia de COVID-19, o que impulsionou de maneira generalizada as vendas de videogames. As restrições de mobilidade e o maior tempo de lazer em casa levaram muitos consumidores a buscar no entretenimento digital uma válvula de escape, inflando as cifras de vendas de jogos em consoles e PCs.
Outro ponto crucial reside na base instalada de consoles em cada momento. Ghost of Tsushima foi lançado para PlayStation 4, próximo ao final do ciclo de vida desse console como a principal plataforma da Sony, com o PlayStation 5 previsto para ser lançado apenas quatro meses depois. Consequentemente, a base de jogadores do PS4 era consideravelmente maior do que a atual base de usuários do PlayStation 5, para o qual Ghost of Yotei é exclusivo. Uma base de jogadores mais ampla naturalmente oferece um mercado maior para um novo título.
Por fim, a dinâmica entre vendas físicas e digitais de jogos sofreu uma transformação contínua nos cinco anos que separam os lançamentos de Tsushima e Yotei. Mais jogadores têm migrado para a compra de versões digitais de seus jogos favoritos, uma tendência que se acentuou nos últimos anos. As tabelas de vendas físicas do Reino Unido, por sua própria natureza, não incluem esses números de downloads digitais. Isso significa que, embora as vendas físicas de Ghost of Yotei possam ter sido menores, o desempenho total do jogo, considerando as vendas digitais, pode ser substancialmente mais robusto.
A qualidade do jogo também foi destacada. A avaliação do portal VGC sobre Ghost of Yotei conferiu ao título a nota máxima de cinco estrelas, elogiando-o por “cumprir a promessa de Tsushima com uma tocante épica samurai”. A análise do VGC afirmou que “Ghost of Yotei realiza grande parte da promessa de Ghost of Tsushima, entregando um jogo de mundo aberto imensamente divertido, que quase se livra da ‘inflação’ de Tsushima”. Segundo a publicação, “questões de ritmo e alguns vilões subdesenvolvidos à parte, Yotei melhora o jogo original em todos os departamentos e oferece visuais e músicas de primeira classe”. Esses elogios indicam que, apesar das complexidades do mercado, o novo título tem se destacado pela sua excelência e recepção positiva da crítica.



