Black Ops 2 fundou tecnologia do pulo na parede, dizem devs

Black Ops 2 fundou tecnologia do pulo na parede, dizem devs

Jogadores da versão beta de Black Ops 7 já perceberam algumas modificações significativas no sistema de movimento avançado, conhecido como Omnimovement. Este mecanismo, introduzido inicialmente em Black Ops 6, permitiu aos usuários correr, mergulhar e deslizar em qualquer direção, conferindo uma fluidez sem precedentes à jogabilidade. Para o lançamento de 2025, a Treyarch, desenvolvedora do título, implementou ajustes importantes que alteram a dinâmica do deslocamento. (via: gamesradar)

Entre as principais mudanças para Black Ops 7, destaca-se um aprimoramento na velocidade de movimento base dos personagens. Essa melhoria, no entanto, veio acompanhada de uma reavaliação do Tac-Sprint, que foi reduzido ou teve seu custo ajustado. Além disso, a capacidade de mirar (ADS – Aim Down Sights) enquanto se salta ou desliza não estará disponível por padrão. Essas funcionalidades agora serão ativadas como habilidades (Perks) dentro do jogo, exigindo que os jogadores as equipem para utilizá-las, o que implica uma escolha estratégica na montagem de seus carregamentos.

Ainda no quesito de movimentação aprimorada, a Treyarch introduziu uma nova habilidade primária em Black Ops 7: o salto na parede (Wall Jump). Os jogadores agora podem impulsionar-se em superfícies verticais, encadeando até três saltos consecutivos. Esta novidade adiciona uma dimensão vertical à exploração e ao combate, algo que não estava tão presente em Black Ops 6.

A decisão de incluir um salto na parede em vez de uma corrida na parede (Wall Run), como visto em títulos anteriores da franquia, levanta questionamentos entre a comunidade. Miles Leslie, diretor criativo associado do estúdio, esclareceu que a razão para essa escolha está intrinsecamente ligada à narrativa e ao cânone da série. Segundo Leslie, a equipe de desenvolvimento de Black Ops 7 buscou resgatar elementos de Black Ops 2, que estabeleceu a base tecnológica e temporal para o novo jogo.

Black Ops 7 é ambientado no ano de 2035, posicionando-o cronologicamente entre Black Ops 2 (2025) e Black Ops 3 (2065). Essa linha do tempo específica impôs limites claros à Treyarch ao considerar as inovações para o sistema Omnimovement. Leslie enfatizou que a desenvolvedora é “muito preciosa” com seu próprio cânone e, portanto, precisa respeitar a tecnologia disponível na era em que o jogo se passa. Isso significou que o “Thrust Jump”, por exemplo, não poderia ser implementado, pois a tecnologia necessária para tal tipo de salto não existia em 2035.

Da mesma forma, a corrida na parede fazia sentido em um futuro mais distante, como em Black Ops 3. Contudo, com o retorno à era de Black Ops 2, aquele mundo simplesmente não possuía a infraestrutura tecnológica para sustentar tal habilidade. Por isso, a inclusão do Wall Jump, que se alinha melhor com o período, tornou-se a escolha lógica e coerente com a narrativa estabelecida pela franquia.

Apesar de ser uma adição aparentemente mais modesta que a corrida na parede, o Wall Jump eleva consideravelmente o grau de verticalidade nas interações do jogo, algo que Black Ops 6 não oferecia da mesma forma. O encadeamento de movimentos abre novas possibilidades para atravessar os mapas e, crucialmente, cria rotas de flanco alternativas que podem ser decisivas em modos multiplayer baseados em objetivos, como Dominação e Ponto Quente.

Leslie também mencionou que a Treyarch absorveu aprendizados cruciais dos sistemas de movimento avançado de Black Ops 3 ao projetar o Wall Jump para Black Ops 7. Embora o Wall Jump permita alcançar alturas consideravelmente maiores, o estúdio priorizou “manter o combate dentro do quadro visual”. Para conseguir isso, há uma perda controlada de inércia entre cada salto encadeado. Esse mecanismo não só contribui para um certo equilíbrio do momento do jogador, mas também garante que a ação de combate rapidamente retorne ao nível do solo, evitando que os jogadores permaneçam excessivamente tempo no ar e desequilibrem as trocas de tiro.

As mudanças refletem um esforço contínuo da Treyarch para refinar a experiência de Call of Duty, buscando um equilíbrio entre inovação na jogabilidade e a fidelidade à rica história e universo da série Black Ops.

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