Lançado em 2013, o PlayStation 4 da Sony compete diretamente com o Xbox One da Microsoft, e após 10 anos conquistou seu espaço nos lares brasileiros, se tornando o videogame mais popular em nosso país.
Segundo a Pesquisa Game Brasil, 36,3% dos jogadores têm atualmente um PS4 em casa, enquanto o PlayStation 5 registrou um aumento de 3,2 pontos percentuais, alcançando 18% da preferência nacional, suficiente para superar a colocação antes ocupada pelo queridinho PlayStation 2, agora em posse de 15,8% dos jogadores. Uma queda de 2,2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
Ao longo dos 10 anos acompanhamos o impacto e evolução de 3 gerações de consoles e, com isso, pudemos notar que uma nova plataforma tem um determinado tempo para se tornar presente no cotidiano dos jogadores de jogos digitais.
Por sua vez, o Xbox 360, console da Microsoft, é o segundo videogame mais popular por aqui, com 25,1% da preferência dos jogadores.
Xbox Series S aparece com 7,1%, enquanto o Xbox Series X tem apenas 6,7%. Eles tiveram, respectivamente, um crescimento de 1,4% e 1,5% em relação ao ano passado.
A Pesquisa traz o resultado das principais tendências e hábitos de consumo do gamer brasileiro e na versão gratuita você tem acesso às informações como, Perfil do Gamer e suas principais plataformas de jogos (Computador, Console e Smartphone); eSports, conhecimento, prática e consumo de conteúdos; Relação Pais e Filhos; Principais hábitos de consumo além dos games e mais.
Durante janeiro de 2023, foram entrevistados 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e Distrito Federal, levantando que 70,1% da população no país possui jogos eletrônicos.