Desde seu lançamento, o mais recente título da aclamada franquia de jogos de tiro em primeira pessoa, Battlefield 6, tem sido alvo de discussões intensas na comunidade de jogadores. Embora o jogo tenha alcançado um sucesso comercial notável, tornando-se o maior lançamento da Electronic Arts (EA) na plataforma Steam até hoje e recebendo uma classificação de “Muito Positivo” nas avaliações, uma das críticas mais persistentes e unânimes tem sido direcionada ao design e tamanho dos seus mapas. (via: thegamer)
Essa insatisfação não é nova, tendo emergido já durante a fase beta do jogo. Naquele período, as preocupações com o tamanho reduzido dos mapas foram levantadas, e, apesar de haver promessas de melhorias e a descoberta de mapas de tamanhos clássicos nos arquivos do jogo, as reclamações se mantêm fortes com a versão final. Jogadores expressam um sentimento generalizado de que, mesmo as áreas de jogo supostamente maiores, não cumprem as expectativas tradicionais da série.
Um usuário do subreddit dedicado à série, u/Dull-Caterpillar3153, compartilhou sua experiência após seis horas de jogo contínuas, afirmando estar “realmente aproveitando a jogabilidade geral de Battlefield 6” e vivendo uma “fase inicial de encantamento” com o título. No entanto, o jogador foi categórico ao criticar os mapas, descrevendo-os como “simplesmente não muito bons”, mesmo os de maior escala. Segundo a análise, os mapas, de maneira geral, “pendem para o lado menor da escala” e “parecem ainda menores do que realmente são”. Essa percepção contribui para um “caos intenso 24 horas por dia, 7 dias por semana”, e para a sensação de que os mapas “não parecem ser bem projetados para múltiplos modos de jogo”. A publicação de u/Dull-Caterpillar3153 acumulou quase mil votos positivos e centenas de comentários, indicando um amplo apoio a essa visão.
Outro jogador, u/liberated_furnace, ecoou esse sentimento, comentando que procurava no subreddit “alguém que sentisse o mesmo”. Com três horas de jogo, principalmente no modo Conquista, conhecido por suas batalhas em grande escala, ele observou que “os mapas ‘grandes’ não parecem tão grandes assim”. A questão do design dos mapas foi aprofundada por u/SSteve_Man, que sugeriu haver “muitas linhas de visão e muitos flancos”, levando a situações onde o jogador “recebe tiros por trás é algo padrão”. Adicionalmente, u/Infinite_Lab1492 lamentou que os mapas grandes se assemelhem a “mapas de médio porte de BF3/4”, o que, em sua opinião, descaracteriza a experiência clássica de Battlefield, especialmente quando os combates veiculares “acontecem nas exatas mesmas rotas”.
Entre os mapas mais criticados está “New Sobek City”, que, segundo os jogadores, “não possui absolutamente nenhum fluxo”, “bem que poderia ser chamado de New Sobek Village”, “parece metade de um mapa” e, ironicamente, “faz alguns mapas de 2042 parecerem bons”. u/HiroProtagonist1, apesar de também desfrutar do jogo, expressou que os mapas “parecem muito claustrofóbicos” e que “precisa haver mapas maiores”.
Em outro tópico no Reddit, que também se aproximou dos mil votos positivos, u/FreeAdministrative666 criticou a forma como Battlefield 6 enfatiza a ação incessante, descrevendo a experiência como um “moedor de carne ininterrupto”. Para ele, há “muita ação em cada minuto de jogo”, e a intensidade e o tamanho dos mapas fazem com que a jogabilidade, mesmo que em alguns momentos pareça mais lenta, “pareça rápida demais”. Essa percepção não se limita aos comentários do Reddit, sendo um sentimento amplamente compartilhado em outras plataformas de mídia social.
u/Disconius corroborou essa análise, apontando que o fato de os snipers terem um zoom máximo de 10x, em comparação com os 16x ou 20x de jogos anteriores, já é um indicativo. Ele descreveu as partidas como “meia dúzia de tanques imortais rolando de ponto a ponto, capturando instantaneamente, enquanto companheiros de equipe reaparecem infinitamente neles a cada 3 segundos”. u/RaulDukes sintetizou a experiência como “correria sem parar, caos sem parar, não dá para parar por um momento”. u/iNCONSEQUENCE afirmou ter previsto essa situação durante a fase beta, e lamentou que “Mirak não é grande (e é mal projetado, sem obstáculos de terreno vertical)”, concluindo que “Firestorm é o único mapa de tamanho respeitável no jogo”.
Apesar das críticas sobre o design e o tamanho dos mapas, Battlefield 6 demonstrou robustez em seu lançamento, sendo um sucesso para a EA no Steam e mantendo uma avaliação geral positiva. A comunidade, em grande parte, vê o jogo como um retorno à boa forma da série, embora com ressalvas significativas quanto aos mapas. A expectativa é que futuras atualizações possam trazer mapas maiores e mais variados, restaurando a que muitos consideram ser a essência da experiência central de Battlefield.





