Ghost of Yotei, um dos mais aguardados lançamentos do mundo dos games, coloca a protagonista Atsu no comando de um vasto arsenal de armas tradicionais japonesas, incluindo arcos, espadas e lanças. Recentemente, contudo, a inclusão de uma espada longa, a Odachi, e a forma como Atsu a empunha geraram um debate intenso nas redes sociais, especialmente entre praticantes de artes marciais japonesas. (via: ign)
ゴーストオブヨウテイの大太刀の背負い抜きやってみました。
刃渡り三尺、重さ約1.5kgの刀です。#ゴーストオブヨウテイ pic.twitter.com/9j46eq80G7
— まーこ 11月29日生誕祭🎂 (@harima_mekkai) October 7, 2025
No universo de Ghost of Yotei, a Odachi, que significa literalmente “grande espada”, é adquirida pelos jogadores na missão “O Caminho da Odachi”. Esta arma se revela um complemento valioso ao arsenal de Atsu, particularmente eficaz contra inimigos maiores, conhecidos como “brutos”. Ela permite que a protagonista bloqueie ataques pesados e contra-ataque com um empurrão que expõe o adversário a um golpe devastador.
刀身持って長さを稼ぐやり方としては絶妙なリアリティ
現実でやるならこういうかんじhttps://t.co/X3PqwBcMOq— lornplum (@lornplum) October 5, 2025
Considerando que Atsu já carrega duas espadas na cintura, a Odachi é convenientemente acomodada em suas costas. Foi essa disposição que o usuário japonês ikazombie, na plataforma X (antigo Twitter), questionou na semana passada, levantando dúvidas sobre a viabilidade e a segurança de tal empunhadura sem causar uma luxação. Após analisar o vídeo em câmera lenta, ikazombie teorizou que a espada poderia, em tese, ser sacada e embainhada por cima do ombro esquerdo, mas expressou ceticismo quanto à real praticidade dessa técnica na vida real.
殺陣師に『Ghost of Yōtei』の戦闘シーンを実写再現してもらいました⚔️
演じてくれるのは、本作で殺陣のモーションキャプチャーにもご協力いただいた天心流兵法(@tenshinryu)の皆さま。
出演・天心流兵法
吉村 連彩
井出 柳雪
(監修・鍬海 政雲)#GhostofYotei #ゴーストオブヨウテイ pic.twitter.com/RnfU4pXa4N— プレイステーション公式 (@PlayStation_jp) October 9, 2025
A provocação de ikazombie desencadeou uma enxurrada de comentários em vídeo de praticantes de artes marciais tradicionais japonesas, que decidiram testar a proeza de Atsu. Entre eles, Harima_mekkai, membro da respeitada escola Tenshinryu, gravou e publicou um vídeo onde demonstrava com sucesso o ato de desembainhar uma espada de 1 metro de comprimento e 1,5 kg de peso, utilizando a técnica de puxá-la por sobre o ombro esquerdo. A demonstração de Harima_mekkai sugere que o ato de sacar a Odachi à moda de Atsu é, de fato, exequível, embora demande esforço e treinamento consideráveis para ser executado com a fluidez apresentada no jogo.
Outro usuário, Lornplum, contribuiu com um vídeo próprio, no qual ele próprio saca e embainha uma espada montada nas costas. Lornplum descreveu a maneira como Atsu manuseia o comprimento da lâmina ao sacá-la, segurando-a diretamente, como um “brilhante toque de realismo”.
É importante notar que a desenvolvedora Sucker Punch Systems, responsável por Ghost of Yotei, realmente buscou a autenticidade ao empregar membros da escola Tenshinryu para realizar a captura de movimentos (motion capture) das lutas de espada e das posturas dos personagens no jogo. A Tenshinryu é uma arte marcial japonesa tradicional que remonta ao século XVII, abrangendo o domínio de uma vasta gama de armas, incluindo lanças, espadas e foices acorrentadas. A PlayStation Japão inclusive divulgou um vídeo comparativo, lado a lado, de cenas de Ghost of Yotei e de membros da Tenshinryu encenando as mesmas sequências de combate.
Apesar desse esforço pela verossimilhança, há momentos em que a “frescura” do videogame supera o realismo. Os vídeos dos profissionais na vida real mostram-os movendo a bainha da espada mais para cima e sobre o ombro (ou até mesmo em volta do corpo) para facilitar tanto o saque quanto, principalmente, o ato de embainhar a arma. Essa diferença é notável ao se observar Atsu recolocando a Odachi na bainha. Parece que a amplitude do movimento para embainhar a espada em Ghost of Yotei foi reduzida, provavelmente para tornar o ato de sacar e guardar a arma mais suave e responsivo para os jogadores. Como Lornplum observou, comentando a demonstração de Harima_mekkai sobre o saque da Odachi no estilo de Atsu: “Como você pode ver, com algum esforço, qualquer um pode conseguir sacá-la; no entanto, embainhá-la (como Atsu faz) é praticamente impossível”.
Além das discussões específicas sobre Ghost of Yotei, a ideia de carregar uma espada nas costas na vida real é notavelmente menos prática do que tê-la na cintura. Essa dificuldade foi evidenciada no ano passado por um cosplayer do personagem Link, que se viu incapaz de desembainhar sua espada montada nas costas no estilo “Breath of the Wild”. O cosplayer, porém, recebeu um conselho inesperado do próprio criador de Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, que explicou que as habilidades de espada de Link foram tornadas um pouco mais realistas em “Smash Bros. Ultimate” ao permitir que o personagem movesse a bainha.
No geral, “Ghost of Yotei” tem recebido boa acolhida da crítica. O portal IGN, por exemplo, atribuiu ao jogo uma nota 8/10 em sua análise. A avaliação destacou que “uma história previsível, mas bem executada, conduz o jogador pelas paisagens deslumbrantes e pela ação satisfatória e fluida de Ghost of Yotei – pode não estar revolucionando os jogos de mundo aberto, mas é uma ótima destilação da fantasia samurai”.
O game oferece uma vasta gama de conteúdos para os jogadores, com dicas sobre o que fazer primeiro, as melhores habilidades para desbloquear, orientações de combate avançado, como obter o melhor conjunto de armaduras iniciais e onde encontrar todos os Altares de Reflexão. Há também guias completos com estratégias essenciais para derrotar cada chefe e um detalhamento de segredos e easter eggs, assegurando que nenhuma referência oculta passe despercebida.



