A Bluepoint Games, estúdio sob o guarda-chuva da Sony PlayStation Studios, está ativamente recrutando profissionais para o desenvolvimento de um novo jogo de ação em terceira pessoa. Esta movimentação acontece após a recente confirmação do cancelamento de um projeto anterior do estúdio, que se especulava ser um título de serviço ao vivo baseado na popular franquia God of War. (via: videogameschronicle)

A notícia do processo seletivo, inicialmente notada pelo portal Tech4Gamers, revela que a Bluepoint Games parece manter-se fiel a um gênero de jogo similar em seu próximo empreendimento. Uma vaga anunciada para o cargo de Designer de Combate Sênior estabelece que os candidatos devem possuir um “sólido entendimento dos sistemas e mecânicas de combate para experiências de ação corpo a corpo em terceira pessoa”, além de um mínimo de “cinco anos de experiência profissional em design de combate”. Esses requisitos sugerem fortemente que o próximo título do estúdio será um jogo de combate corpo a corpo em terceira pessoa, alinhado com o perfil de seus trabalhos anteriores.
O cancelamento do jogo de serviço ao vivo da Bluepoint havia sido reportado e posteriormente confirmado pela Sony em janeiro deste ano. Na ocasião, a empresa também anunciou a interrupção de outro projeto de serviço ao vivo que estava em desenvolvimento na Bend Studio, conhecida por Days Gone. Embora a Sony não tenha especificado publicamente o tema do jogo da Bluepoint, relatórios subsequentes indicaram que se tratava de um título ambientado no universo de God of War.
A Bluepoint Games construiu sua reputação com uma notável história de remakes e remasterizações de jogos clássicos do PlayStation, consolidando-se como uma das referências nesse segmento. Entre seus trabalhos mais aclamados, destacam-se a God of War Collection e a The Ico & Shadow of the Colossus Collection para o PlayStation 3. No PlayStation 4, o estúdio entregou a Uncharted: The Nathan Drake Collection, Gravity Rush Remastered e o remake de Shadow of the Colossus, que foi amplamente elogiado pela crítica e pelos fãs por sua fidelidade e melhorias técnicas.
O último grande lançamento do estúdio foi o remake de Demon’s Souls, que marcou a chegada do PlayStation 5 como um de seus títulos de lançamento em 2020, exibindo o poder da nova geração de consoles. Desde então, a Bluepoint também contribuiu para o desenvolvimento de God of War Ragnarok, oferecendo suporte à equipe principal. O cancelado título de serviço ao vivo baseado em God of War representaria o primeiro projeto inteiramente original da Bluepoint desde seu jogo de estreia, Blast Factor, lançado em 2006.
Quando a Sony anunciou a aquisição da Bluepoint em 2021, o presidente do estúdio, Marco Thrush, expressou o entusiasmo da equipe, afirmando que estavam “trabalhando em conteúdo original” e que isso representava “o próximo passo na evolução” da empresa. A expectativa era de que o estúdio, reconhecido por sua excelência em revitalizar clássicos, começasse a trilhar um caminho de criação de novas propriedades intelectuais.
Após os primeiros relatos sobre o cancelamento dos jogos de serviço ao vivo da Bluepoint e da Bend Studio em janeiro, um porta-voz da Sony confirmou que ambos os títulos haviam sido descontinuados “após uma revisão recente”. No entanto, a declaração também fez questão de ressaltar que nenhuma das duas equipes seria fechada como consequência dos cancelamentos. “A Bend e a Bluepoint são equipes altamente qualificadas que são membros valorizados da família PlayStation Studios, e estamos trabalhando em estreita colaboração com cada estúdio para determinar quais serão os próximos projetos”, afirmou o representante da Sony, reforçando o compromisso da empresa com o futuro de ambos os estúdios e suas contribuições para o ecossistema PlayStation.
Este novo processo de contratação da Bluepoint Games, focado em talentos para um jogo de ação em terceira pessoa, indica uma reorientação estratégica do estúdio, que parece estar retomando o caminho de experiências mais alinhadas com sua tradição de jogos focados na narrativa e no combate, em vez de investir no modelo de serviço ao vivo.



