Um novo e preocupante “glitch” tem alterado drasticamente a experiência de jogo em Battlefield 6, gerando considerável frustração entre os jogadores. A combinação inusitada de uma marreta e um drone está provocando uma falha que, em questão de dias, evoluiu de um mero truque divertido para um problema sério, tornando o modo “Breakthrough” (Avanço, em tradução livre) praticamente injogável em certos mapas. (via: gamesradar)
É comum que lançamentos de grande porte como Battlefield 6 apresentem alguns contratempos nos primeiros meses. Falhas menores ou “exploits” tendem a surgir à medida que a comunidade de jogadores explora o título. No entanto, o problema atual se destaca por sua capacidade de impactar diretamente a jogabilidade de forma desleal, permitindo que jogadores ascendam a pontos elevados do cenário.
O funcionamento do “glitch” é relativamente simples, porém engenhoso. Ao gerar um drone e posicionar-se sobre ele enquanto ainda está no chão, o jogador pode então golpeá-lo com uma marreta. Essa ação faz com que o drone, e consequentemente o jogador, se eleve. Repetindo o processo, é possível alcançar alturas cada vez maiores, oferecendo uma visão panorâmica e estratégica de qualquer mapa.
Por mais curioso que possa parecer, a situação é bem diferente para a equipe adversária. O uso generalizado deste exploit tem transformado mapas específicos, como Manhattan Bridge, Cairo e Sobek City, em cenários extremamente desfavoráveis para quem está no modo “Breakthrough”. Neste modo, uma equipe defende uma linha de frente enquanto a outra tenta avançar, com a vitória determinada pelo terreno conquistado. Jogadores da equipe defensora têm aproveitado o terreno elevado para eliminar facilmente qualquer um que se aproxime, tornando-se praticamente inatingíveis.
Evidências da gravidade do problema foram amplamente compartilhadas na internet. O YouTuber e streamer Moidawg, por exemplo, publicou uma imagem em sua conta no Twitter que mostrava duas equipes posicionadas no alto da Manhattan Bridge, alterando completamente a dinâmica da partida.
Outro criador de conteúdo, Stodeh, complementou as observações, indicando que os drones não são o único fator problemático, e que os mapas podem exigir uma revisão mais profunda. “As pessoas estão conseguindo chegar a áreas de telhados inalcançáveis de um lado e atirar em pontos sem contra-ataque”, afirmou Stodeh. “Mesmo que o ‘glitch’ do drone seja corrigido, eles ainda podem usar escadas em algumas áreas.”
Diante da crescente insatisfação, a comunidade de jogadores tem clamado por uma “hotfix” – uma atualização emergencial – o mais rápido possível. Um usuário do Reddit expressou a percepção de muitos, classificando a prática como “literalmente trapaça”. “Chegar a telhados inacessíveis em modos de jogo como Rush e Breakthrough é literalmente trapaça”, escreveu ele, questionando a lógica de punir apelidos ou chats inadequados, mas não esse tipo de exploit.
A frustração é palpável. “Foi engraçado no começo, mas estou começando a ver isso em quase todas as partidas de Breakthrough”, relatou outro usuário em uma publicação no Reddit. Ele descreveu cenários onde “esquadrões completos com ‘respawn beacons’ [balizas de renascimento], suporte para munição e armas de longo alcance no topo de edifícios e pontes que não podem ser acessados de outra forma, e alguns deles em posições boas o suficiente para controlar as lutas sozinhos”.
As soluções propostas pela comunidade são variadas, mas convergem na urgência. Muitos sugerem um “banimento” temporário da marreta do jogo até que o problema seja corrigido. Outros defendem suspensões de alguns dias para os jogadores que utilizam o exploit. A expectativa geral, conforme um jogador resumiu, é que a situação “ficará cada vez pior até que seja corrigida ou desativada”.
Com base nas evidências atuais e no clamor da comunidade, a intervenção da desenvolvedora EA e da DICE é vista como crucial para mitigar os impactos e preservar a integridade da experiência de jogo em Battlefield 6.
Em um contexto mais amplo de desafios envolvendo o título, um ex-líder de campanha de Battlefield 6 expressou seu desapontamento por ele e outros desenvolvedores não terem sido “devidamente creditados” no novo FPS, após trabalharem “incansavelmente por 1 a 2,5 anos, construindo as fundações” do jogo.



