O universo de Ninja Gaiden, conhecido por sua ação frenética e dificuldade desafiadora, reserva também uma rica experiência de exploração com diversos itens colecionáveis, e Ninja Gaiden 4 não é exceção. Neste novo título, a principal busca dos jogadores envolve criaturas peculiares conhecidas como Gourdies, que estão habilmente escondidas em grande parte das 19 fases do jogo. A tarefa de localizá-las cabe a Yakumo, o protagonista. (via: thegamer)
Ao todo, quinze Gourdies estão espalhadas pelos cenários, geralmente bem camufladas, com alguns capítulos abrigando mais de uma. Essas criaturas, como o nome sugere, possuem o formato de uma cabaça, e a interação com elas varia. Existem dois tipos distintos de Gourdies: o tipo padrão exige que o jogador complete um evento de tempo rápido (QTE) para ser capturado. Já o segundo tipo, caracterizado por sua cor azul, desaparece caso aviste Yakumo se aproximando, demandando uma abordagem mais furtiva. É fundamental ressaltar que a coleta de Gourdies só é possível ao jogar com Yakumo; ao revisitar capítulos com Ryu, essas criaturas não serão encontradas.
Apesar de não concederem benefícios diretos ao progredir no jogo, os Gourdies são essenciais para a obtenção do troféu “Critter Collector”, que é concedido ao reunir todas as quinze unidades. Adicionalmente, existem missões secundárias que recompensam os jogadores com NinjaCoin ao encontrar grupos de cinco Gourdies, incentivando a caça a esses colecionáveis.
A seguir, um guia detalhado sobre a localização de cada Gourdy em Ninja Gaiden 4:
Capítulo 1: Bloodsoaked Tokyo
O único Gourdy deste capítulo é encontrado após Yakumo receber e utilizar o equipamento Caddis Wire pela primeira vez. Ao usar o arame novamente para alcançar uma plataforma à frente, o jogador deve virar à esquerda em vez de seguir em frente. O Gourdy estará esperando no final do caminho, pronto para ser capturado via QTE.
Capítulo 2: Haunted District
Para localizar o Gourdy do Distrito Assombrado, é preciso avançar consideravelmente na fase, superando sequências de trilhos, muitas plataformas e combates. Após uma perseguição por uma nave lançadora de mísseis no trilho mais longo, Yakumo chegará a uma área com contêineres vermelhos. O Gourdy pode ser alcançado subindo nesses contêineres e, em seguida, virando novamente à esquerda.
Capítulo 3: Phantom Pleasure Quarter
Um dos Gourdies mais bem escondidos do jogo está no Phantom Pleasure Quarter, exigindo que o jogador falhe deliberadamente em uma seção de plataforma. Depois de enfrentar o primeiro chefe (que se revela uma ilusão) e chegar à loja de Umi e Tyran, o jogador deve se dirigir à parede que serve para uma corrida e, em vez de subir, pular para o nível inferior. Seguindo em frente, o Gourdy estará em um canto à direita de uma sala bagunçada.
Capítulo 4: Pilgrim’s Windswept Path
O Gourdy deste capítulo, um dos mais complicados, é acessado após Yakumo obter o traje de asas que permite usar túneis de vento. O jogador deve usar o primeiro túnel de vento à frente e continuar até deslizar sob uma fenda e chegar à área superior. Chegando lá, em vez de seguir em frente, é necessário virar à direita e olhar para baixo para avistar um Gourdy azul brilhante. Por ser um Gourdy azul, a coleta exige uma aproximação furtiva por trás.
Capítulo 5: Raging Valley (Dois Gourdies)
O Raging Valley, um dos capítulos mais extensos, é o primeiro a apresentar dois Gourdies.
1. Primeiro Gourdy: Encontra-se bem adiantado no capítulo, dentro das cavernas. O jogador deve procurar uma parede coberta por folhas amarelas e escalá-la. Embora seja o caminho principal do nível, após subir a parede, deve-se virar à esquerda e deslizar sob uma fenda para encontrar o primeiro Gourdy.
2. Segundo Gourdy: Exige um progresso significativo no capítulo, até Yakumo chegar a uma grande área de vila com mais liberdade de exploração. Após derrotar todos os inimigos, o Gourdy azul espera no telhado do edifício principal da vila, próximo à saída. A localização exige certa paciência e habilidades de plataforma, podendo ser avistado do portão torii em frente à construção.
Capítulo 6: Guiding Winds
Este capítulo longo esconde seu Gourdy em uma seção avançada. É necessário progredir até uma área que exige saltos entre dois conjuntos de penhascos amarelos para alcançar um terreno mais alto. Após subir o segundo conjunto de paredes amarelas, o jogador deve imediatamente se virar para encontrar uma plataforma secreta onde o Gourdy estará aguardando.
Capítulo 7: Altar of the Mountain God
Um capítulo notavelmente curto, focado em batalhas de chefe, torna seu Gourdy de fácil acesso. Após chegar a Tyran e Umi, o jogador deve descer as escadas em vez de subir em direção ao chefe. Este caminho leva ao portão do Purgatório do capítulo, e o Gourdy estará escondido logo atrás dele.
Capítulo 8: Drowned District
O Gourdy deste capítulo é simples de coletar, embora sua localização possa ser enganosa. Logo no início da fase, o jogador deve virar à direita para avistar um estranho brilho azul à distância. Este é o Gourdy do capítulo; é preciso esperar que ele se aproxime para poder pegá-lo.
Capítulo 9: Realm of Silent Dead (Dois Gourdies)
O Realm of Silent Dead é um capítulo extenso com áreas mais abertas, e por isso, contém dois Gourdies.
1. Primeiro Gourdy: Encontra-se após usar a prancha para saltar sobre uma rampa, levando a uma área distinta com grandes cristais suspensos. Em vez de seguir em frente, o jogador deve andar para a direita, virar-se e usar a habilidade Pond Strider para alcançar outra ilha com inimigos e um ponto de tirolesa. Subindo ao nível superior e seguindo o caminho até um túnel de vento, que lança Yakumo para outra ilha, o Gourdy estará atrás de um ventilador.
2. Segundo Gourdy: Não é encontrado até uma boa parte do Realm of Silent Dead. Após retornar ao Submundo depois de uma breve viagem a Tóquio, o jogador deve seguir o caminho principal com o Pond Strider até um ponto com uma grande parede para escalar. No topo da parede, basta virar-se para ver um caminho escondido onde o segundo Gourdy está escondido. Por ser azul, exige uma aproximação furtiva.
É importante notar que o Capítulo 10 não possui Gourdies.
Capítulo 11: Infiltration
O capítulo Infiltration começa com Yakumo deslizando por trilhos em direção à base da DDO. Após a parte introdutória de trilhos, o jogador deve saltar para a plataforma onde enfrentará inimigos. Em vez de pular no próximo trilho, deve-se seguir até o final da plataforma, passando por caixas, para encontrar um caminho com escadas que levam ao Gourdy deste nível.
Capítulo 12: Dragon’s Maw (Dois Gourdies)
Próximo ao final da jornada de Gourdies, o Dragon’s Maw oferece mais dois para a coleção.
1. Primeiro Gourdy: Encontra-se um pouco adiante no capítulo, em uma área onde o Caddis Wire pode ser usado. Ao chegar ao outro lado, o jogador deve continuar em frente até uma área com um conjunto de escadas à direita. Em vez de subir as escadas, deve-se ir para a esquerda e para os fundos, onde o primeiro Gourdy está sorrateiramente escondido ao lado de algumas caixas.
2. Segundo Gourdy: É localizado em uma seção avançada do nível, após a introdução de torres de laser. Em uma sala com duas torres e muitos inimigos, após eliminá-los, o jogador deve seguir para a próxima área. Esta leva a um trilho para continuar o nível, mas, em vez disso, deve-se virar à esquerda e seguir o caminho até o final, onde o Gourdy azul estará. Como sempre, uma abordagem furtiva é necessária.
Após este capítulo, há uma considerável pausa antes do Gourdy final de Ninja Gaiden 4.
Capítulo 19: Ebon Wings
O Gourdy final de Ninja Gaiden 4 é apropriadamente encontrado no último capítulo do jogo, Ebon Wings, que se concentra na jornada de Yakumo para enfrentar o Dragão Negro. Para alcançá-lo, o jogador deve seguir em direção ao primeiro ponto de Umi e Tyran do nível, o que implica escalar duas plataformas até avistar a sala de comércio. Ao chegar lá, em vez de ir para a esquerda em direção à loja, deve-se virar à direita. O Gourdy estará sentado em frente a algumas caixas, esperando para ser coletado. É importante estar atento para não perder este Gourdy, pois a maioria das portas neste nível se fecha automaticamente e não pode ser reaberta, dificultando o retorno caso o colecionável seja esquecido.

































