Halo: Campaign Evolved mudará fase problemática do jogo original

Halo: Campaign Evolved mudará fase problemática do jogo original

O universo de Halo se prepara para uma transformação significativa com a chegada de Halo: Campaign Evolved, um remake do clássico de 2001 desenvolvido na poderosa Unreal Engine 5. Mais do que uma mera atualização gráfica, o projeto promete introduzir mudanças substanciais na experiência original, e essas modificações incluem alterações em fases icônicas. Para muitos fãs de longa data, uma pergunta se destaca: a infame fase “The Library” será revisada? A resposta é sim, e essa notícia certamente trará alívio para a vasta maioria da comunidade. (via: kotaku)

“The Library” é frequentemente citada como uma das fases mais problemáticas do primeiro Halo. Estima-se que mais de 90% dos jogadores apontariam essa etapa como a pior do jogo original. Localizada em um ponto avançado da narrativa, a fase é notoriamente longa, caracterizada por ondas intermináveis de inimigos Flood, seres que se assemelham a zumbis espaciais, e pela escassez de suprimentos, pontos de controle e indicadores de rota. Além disso, a fase sofre com a falta de variedade visual, tornando a experiência tediosa em dificuldades mais baixas e um desafio extenuante para aqueles que se aventuram em níveis de dificuldade mais elevados sem a devida preparação. Reconhecendo essas críticas históricas, a Halo Studios, desenvolvedora responsável, está empenhada em reformular essa fase notoriamente irritante para os jogadores de 2026.

Em uma publicação oficial datada de 24 de outubro, a Halo Studios e a Xbox detalharam a abordagem para “The Library”. Segundo as empresas, “pareceu correto fazer ajustes em várias áreas” para conceber uma “nova experiência que equilibra a nostalgia com as expectativas dos jogadores atuais”. Esta filosofia reflete um aprendizado valioso adquirido com Halo: Combat Evolved Anniversary, que demonstrou a demanda persistente por melhorias em aspectos como navegação, orientação e diversidade nos confrontos com inimigos.

Matt Szlagor, diretor criativo de Halo, enfatizou a importância dessas lições. “Aprendemos com Halo: Combat Evolved Anniversary que ainda havia um apetite por coisas como melhor orientação, navegação e diversidade em encontros com inimigos”, afirmou Szlagor. “Especificamente em ‘The Library’, que apresenta diversos encontros com os Flood, queríamos reavaliar o ritmo e aprimorar a narrativa ambiental. Adicionamos novas falas a Guilty Spark, que guiam os jogadores pela fase, e há novos diálogos que oferecem mais informações sobre a narrativa à medida que ela se desenrola.”

Szlagor complementou sua fala, esclarecendo que o objetivo não é alterar as histórias originais, mas sim “refinar e adicionar contexto a este momento, e a outras fases como esta, para que os jogadores possam se manter no caminho certo”. As mudanças buscam, portanto, preservar a essência narrativa enquanto se moderniza a jogabilidade e a apresentação.

Damon Conn, produtor executivo do projeto, compartilhou uma visão mais ampla sobre a abrangência do remake em entrevista à revista Rolling Stone. Conn afirmou que cada missão, encontro e cena cinemática em Halo: Combat Evolved foi “reconstruído e retocado, mantendo o espírito de admiração, senso de descoberta e heroísmo do original”. A expectativa é que essa abordagem minuciosa garanta que a experiência geral seja fiel ao legado, ao mesmo tempo em que eleva os padrões visuais e de jogabilidade para os patamares atuais. Isso sugere, de forma implícita, que “The Library” não se resumirá a longos minutos percorrendo os mesmos corredores cinzentos e repetitivos.

Halo: Campaign Evolved tem lançamento previsto para 2026 e estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, prometendo revigorar a experiência de um dos jogos mais influentes da história dos videogames para uma nova geração de jogadores e para os fãs que esperam um retorno triunfal.

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