Versão original de Uncharted passou por muitas mudanças antes do lançamento

Um YouTuber especializado em jogos revelou recentemente uma versão beta de Uncharted: Drake’s Fortune, o título que marcou a estreia de Nathan Drake e é considerado um dos marcos fundamentais na trajetória do estúdio Naughty Dog. Esta descoberta oferece um vislumbre fascinante das transformações que o jogo sofreu durante seu processo de desenvolvimento, incluindo a remoção de mecânicas de gameplay e versões iniciais significativamente diferentes dos personagens principais, Nathan e Elena. (via: thegamer)

Uncharted: Drake’s Fortune, lançado originalmente em 2007, é amplamente reconhecido como um jogo decisivo para a Naughty Dog. Ele representou o primeiro grande impulso da desenvolvedora em direção a produções mais maduras e focadas na narrativa, um contraste com seus trabalhos anteriores predominantemente voltados para jogos de plataforma. Embora títulos posteriores como The Last of Us tenham elevado o estúdio ao status de superestrela, foi a primeira aventura de Drake que pavimentou o caminho para essa evolução. Como é comum em qualquer produção de grande escala, Uncharted passou por inúmeras revisões e mudanças até chegar à sua forma final.

Essas diferenças no estágio de desenvolvimento já eram parcialmente conhecidas por alguns fãs mais dedicados, como o design original de Nate, que parecia mais jovem e casual, ou o cabelo castanho de Elena em artes conceituais iniciais. No entanto, o material recentemente divulgado pelo YouTuber Thekempy aprofunda consideravelmente o entendimento sobre as alterações implementadas.

Segundo o YouTuber, que obteve acesso a uma das versões beta mais antigas de Uncharted, datada de maio de 2007, cerca de seis meses antes do lançamento oficial do jogo, o pacote de dados é o mesmo demonstrado no palco durante o evento Sony Gamer Day daquele ano. Thekempy realizou uma análise detalhada, expondo uma série de distinções em relação ao produto final.

Entre as mudanças mais notáveis, o vídeo destaca uma interface de usuário ligeiramente diferente e a presença de caixas de munição espalhadas pelos cenários, que funcionavam como pontos de recarga em vez de simplesmente encontrar novas armas com munição. Mais impactante ainda é a revelação de uma mecânica de corrida dedicada. Conforme demonstrado por Thekempy, os jogadores poderiam pressionar e segurar o botão “círculo” para fazer Nathan correr em velocidade máxima. Esta função foi removida do jogo final, onde o ritmo de movimentação de Nate se ajusta automaticamente dependendo da situação, especialmente se ele estiver em combate.

Os arquivos desta versão beta também indicam que aranhas estavam planejadas para serem inimigos no jogo. Embora estivessem em um estágio muito inicial de desenvolvimento e não tenham sido utilizadas no primeiro Uncharted, o conceito acabou sendo reaproveitado na série. Aranhas com funcionalidades semelhantes às que a Naughty Dog havia concebido para o jogo original, de fato, fizeram sua aparição em Uncharted 3: Drake’s Deception.

Além das variações na jogabilidade, a versão beta apresentava designs iniciais dos personagens. Elena, por exemplo, tinha uma aparência com cabelos castanhos, um detalhe que já havia sido vislumbrado em algumas prévias e materiais promocionais antigos de Uncharted.

Contudo, o que se mostra menos familiar é o design alternativo de Nathan Drake. Um modelo do protagonista encontrado nesta construção do jogo o mostrava usando um estranho pingente em vez do icônico anel de Sir Francis Drake, um artefato de grande relevância para a trama principal do jogo.

A alteração do anel por um pingente levanta questões sobre o enredo inicial. Considerando a importância fundamental do anel de Sir Francis Drake para a narrativa do jogo, esta mudança poderia ter implicações significativas para a direção da história. A Naughty Dog poderia ter planejado que o pingente fosse o item de família passado por Drake, ou talvez o elemento da trama ainda não tivesse sido totalmente desenvolvido ou finalizado com a mesma relevância que ganharia na versão lançada ao público. Independentemente da razão, a descoberta ressalta a natureza fluida do desenvolvimento de jogos e as muitas decisões que moldam a experiência final que chega aos jogadores.

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