Fãs criam Bully online inspirado em GTA Online

Fãs criam Bully online inspirado em GTA Online

O clássico jogo “Bully”, lançado em 2006 pela Rockstar Games, está recebendo uma nova vida pelas mãos de sua dedicada comunidade de fãs. Enquanto a expectativa por uma sequência oficial, “Bully 2”, permanece distante e improvável, um grupo de desenvolvedores tomou a iniciativa de criar um modo multiplayer online para o título original, permitindo que os jogadores retornem aos corredores da Bullworth Academy de uma maneira inédita. (via: gamesradar)

A improbabilidade de “Bully 2” ser lançado em um futuro próximo é um fator central para a motivação por trás do projeto da comunidade. A Rockstar Games, conhecida por seus títulos de grande escala, opera atualmente com um ritmo de desenvolvimento que resulta em apenas um ou dois lançamentos por década. A título de exemplo, o altamente aguardado “Grand Theft Auto VI” tem demonstrado um longo ciclo de produção, o que sugere que a década de 2020 pode ver apenas um único grande lançamento do estúdio. Além disso, as chances de uma sequência foram ainda mais reduzidas com a saída de Dan Houser, cofundador da Rockstar, que anteriormente afirmou que “não se pode fazer todos os projetos que se deseja”. Houser também revelou que muito da essência do cultuado “Bully” foi moldado por sua “própria infância”, o que torna a perspectiva de uma continuação, sem sua contribuição, ainda mais improvável.

Em uma era onde as modificações criadas por fãs atingem níveis de sofisticação notáveis, com exemplos como uma versão do universo “Futurama” para “The Simpsons: Hit & Run” e o ambicioso “Fallout London”, o projeto para “Bully” se insere nesse cenário de inovações da comunidade. O YouTuber Swegta, focado em conteúdos da Rockstar Games, foi o responsável por anunciar a iniciativa em um vídeo intitulado “BULLY Online is Happening!!”, onde revelou que um coletivo de desenvolvedores tem trabalhado em conjunto com ele para dar vida ao modo online de “Bully”.

O modo online concebido para “Bully” apresenta características semelhantes às encontradas em outros títulos da Rockstar, como a franquia “Grand Theft Auto”. Os jogadores poderão desfrutar de uma variedade de atividades, incluindo minigames, exploração livre (free-roaming) e elementos de roleplay. O sistema de inventário foi cuidadosamente desenvolvido, permitindo que os participantes ganhem dinheiro dentro do jogo para adquirir itens diversos, como veículos e casas, expandindo a profundidade da experiência interativa.

Um dos aspectos mais singulares e criativos do modo multiplayer é a inclusão de um modo de tiro em primeira pessoa (FPS) no qual os jogadores assumem o papel de ratos armados. Esta abordagem peculiar foi uma solução encontrada pelos desenvolvedores para evitar a inserção de armas no contexto de exploração livre, uma preocupação que se alinha com a intenção original da Rockstar em manter o combate apropriado para personagens jovens. Conforme explicado pelo grupo, “obviamente não queríamos adicionar armas à experiência de exploração livre”, e a maneira de contornar essa questão foi “colocar as armas nas mãos de ratos cartunescos e superdimensionados”, garantindo que a temática original do jogo fosse respeitada, ao mesmo tempo em que se introduzia uma modalidade divertida e inovadora.

O lançamento oficial da modificação está previsto para “no devido tempo”. No entanto, os jogadores que optarem por apoiar financeiramente o projeto através da plataforma Ko-fi terão acesso a uma série de benefícios exclusivos. Entre as vantagens, destaca-se o acesso antecipado ao mod, agendado para dezembro de 2025. Além disso, os apoiadores receberão conteúdo dos bastidores do desenvolvimento, como comentários dos criadores, e um item exclusivo dentro do jogo: uma câmera.

A relevância de “Bully” na cultura pop e no catálogo da Rockstar Games é inegável, e o projeto dos fãs ressalta seu legado duradouro. Curiosamente, antes do lançamento do cultuado jogo de mundo aberto, a própria Rockstar Games “riu de toda a controvérsia” gerada pelo nome “Bully”, ou “Canis Canem Edit” em algumas regiões, que sugeria um foco excessivo no tema do bullying. Na época, a empresa observou que “estavam surtando por algo sobre o qual realmente não sabiam nada”, uma ironia que reflete a capacidade do jogo de transcender as expectativas e criar uma experiência única que, anos depois, ainda inspira a criatividade de sua comunidade.

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