No universo de The Outer Worlds 2, a imperfeição não é apenas uma característica, mas uma mecânica de jogo crucial que enriquece a experiência do jogador. A desenvolvedora Obsidian Entertainment introduz um sistema de “Flaws” (Defeitos) que oferece aos personagens uma mistura de vantagens e desvantagens, refletindo a crença de que um mundo não-perfeito é mais envolvente e cheio de oportunidades. (via: thegamer)
Os Flaws não são escolhas iniciais na criação do personagem, como habilidades ou traços. Eles surgem dinamicamente durante a jogabilidade, ativados por padrões de comportamento específicos do jogador. Se no The Outer Worlds original os Flaws eram puramente negativos em troca de um ponto de Perk imediato, na sequência eles evoluem para um sistema mais complexo: ao aceitar um Flaw, o jogador ganha um benefício constante, mas também deve lidar com uma desvantagem permanente. Por exemplo, agachar-se frequentemente para furtividade pode gerar o Flaw “Bad Knees” (Joelhos Ruins), que aumenta a velocidade agachado, mas faz o personagem emitir ruídos audíveis sempre que se agacha ou levanta. Negar um Flaw quando ele aparece pela primeira vez geralmente significa que a oferta não será repetida, tornando cada decisão significativa.
Diferentemente do jogo anterior, onde o número de Flaws era limitado pela dificuldade (três no Normal, até cinco no Supernova), The Outer Worlds 2 remove essa restrição. Não há limite para a quantidade de Flaws que um personagem pode acumular, e uma vez aceitos, eles são permanentes. O jogo inclusive apresenta um Flaw peculiar, chamado “Flawed” (Defeituoso), que força o jogador a aceitar todos os Flaws futuros se já tiver aceitado três ou mais.
Diversos Flaws podem ser adquiridos, cada um com seus efeitos e métodos de desbloqueio. O “Bad Knees”, para quem se agacha frequentemente, dá 50% mais velocidade agachado, mas gera ruído em 10 metros ao agachar/levantar. Para quem furta constantemente, “Kleptomania” dobra o preço de venda de itens roubados, mas ocasionalmente faz o personagem roubar automaticamente qualquer item observado. A “Overprepared” (Superpreparado), comum em jogadores que recarregam antes de esvaziar o pente, aumenta o tamanho do carregador em 50%, mas reduz o dano em 40% por oito segundos se o pente for totalmente esvaziado. O “Flawed” é aceito após adquirir três ou mais outros Flaws, e obriga o jogador a aceitar todos os Flaws futuros, mas concede um ponto de Perk adicional a cada cinco níveis. Já “Treacherous” (Traiçoeiro), por atacar sorrateiramente, reduz a vida máxima em 25%, contudo dobra o dano de ataque furtivo e diminui a detecção inimiga em 50%.
Entre outros Flaws, “Anger Mismanagement” (Problemas de Raiva), obtido por atacar com armas brancas e receber golpes, aumenta o dano recebido ao bloquear em 50%, mas eleva o dano de ataque poderoso em 25%. O “Foot-In-Mouth Syndrome” (Síndrome do Fora de Contexto), por pular diálogos, randomiza as opções de diálogo após alguns segundos, mas oferece 15% mais experiência de todas as fontes. “Dangerously Curious” (Perigosamente Curioso), para quem hackeia frequentemente, exige um Bypass Shunt extra no hacking, porém concede 100% mais experiência de hacking. “Reckless Leadership” (Liderança Imprudente), obtido por deixar companheiros caírem em combate, impede a reanimação de companheiros, mas cura e fortalece o outro quando um é derrotado. “Gluttony” (Gula), para quem se cura muito com comida, aumenta a cura de itens de comida e bebida em 15%, mas reduz a velocidade de movimento em combate em 10%.
A lista continua com “Technophobia” (Tecnofobia), por lutar contra Automecânicos, que aumenta em 20% o dano recebido e causado a eles. “Hermit” (Eremita), para quem desmonta e cria itens em bancadas, eleva os preços dos vendedores em 50%, mas dá 25% de chance de dobrar materiais ao desmontar itens. “N-Radiated” (N-Irradiado), adquirido ao sair do alcance de N-Ray, oferece 5% de chance de camuflagem ao sofrer dano, mas causa 5% da vida máxima como dano N-Ray. “Energy Hog” (Gastador de Energia), para quem usa e esgota gadgets, recarrega a energia do gadget 25% mais devagar, mas aumenta a energia total do gadget em 50%. “Easily Startled” (Facilmente Assustável), por esgueirar-se entre inimigos, torna os passos 25% mais silenciosos e a detecção inimiga 25% mais lenta, mas ignora a resistência a dano e a evasão por oito segundos quando um inimigo o detecta. “Teetotaler” (Abstêmio), por evitar o Inalador Médico em combate, restaura 25% mais vida com o Inalador, mas também aumenta a Toxicidade em 25% a mais. Em contrapartida, “Drug Addiction” (Vício em Drogas), para quem usa o Inalador Médico frequentemente, recebe 20% menos cura do Inalador, mas 40% menos Toxicidade. “Dependent” (Dependente), por permitir que companheiros causem muito dano, causa mais dano a inimigos recentemente atacados por companheiros, mas reduz o dano total em 10% no restante. Por fim, “Consumerism” (Consumismo), para quem compra muito de vendedores, concede 15% de desconto, mas os itens vendidos têm 10% de valor reduzido.
Entre os inúmeros Flaws, alguns se destacam por seus benefícios estratégicos. “Easily Distracted” (Facilmente Distraído) oferece um ponto de habilidade extra por nível, totalizando três, o que acelera significativamente o desenvolvimento do personagem, apesar de exigir que os pontos sejam investidos na habilidade de menor nível. “Dangerously Curious” é amplamente considerado inofensivo, concedendo experiência bônus por hacking em troca de um Bypass Shunt extra, item facilmente fabricável e recuperável por alguns companheiros. “Overprepared” é ideal para jogadores que recarregam suas armas constantemente, pois aumenta o tamanho do carregador sem desvantagens imediatas, já que o dano é reduzido apenas se o pente for totalmente esvaziado. Por último, “Treacherous” é essencial para builds furtivas, reduzindo a vida máxima, mas dobrando o dano de ataque sorrateiro e acelerando a perda de consciência inimiga, permitindo eliminar adversários antes mesmo de serem detectados.
A variedade de Flaws e os métodos incomuns de adquiri-los adicionam uma camada de profundidade e estratégia, encorajando os jogadores a experimentarem diferentes estilos de jogo e a adaptarem suas táticas para maximizar os benefícios ou mitigar os riscos de suas imperfeições.







