O cenário da indústria de videogames demonstra uma série de movimentos e tendências, desde a performance de franquias estabelecidas até o surgimento de novos projetos e desafios tecnológicos. Analistas de mercado observam com atenção a trajetória de títulos populares, as inovações em desenvolvimento e as implicações de tendências globais, como o avanço da inteligência artificial. (via: kotaku)
Este ano, o desempenho da franquia Call of Duty tem gerado discussões no setor. Dados preliminares e estimativas de mercado sugerem que o número de jogadores ativos está abaixo do usual. Chris Dring, do portal The Game Business, em entrevista ao Eurogamer, destacou a relativa baixa repercussão em torno do lançamento de Black Ops 7. Embora a Activision não tenha divulgado dados oficiais de contagem de jogadores ou vendas, as métricas monitoradas por analistas indicam uma performance menos robusta do que o esperado.
Segundo Dring, o número de usuários ativos diários de Call of Duty tem sido consistentemente menor ao longo do ano. Houve exceções, como um pico em janeiro, após o lançamento de Black Ops 6, e um aumento em abril e maio, mas, de modo geral, menos pessoas estão jogando a franquia. Dring apontou setembro como o ponto mais baixo para Call of Duty desde o lançamento do Call of Duty HQ, apesar de Black Ops 6 ter sido considerado um título “brilhante” por muitos jogadores. Ele e Rhys Elliot, da Alinea Analytics, atribuem essa queda a diversos fatores, incluindo a percepção de falta de inovação, uma campanha com conexão permanente obrigatória, marketing deficiente, a intensa concorrência no segmento de shooters e um possível esgotamento da franquia. Apesar desses desafios, analistas ponderam que Black Ops 7 ainda pode figurar entre os jogos mais vendidos do ano.
Paralelamente, a indústria de hardware enfrenta suas próprias transformações. A Micron, uma das principais fabricantes de SSDs e RAM, anunciou sua saída do segmento de produtos de consumo para focar na produção para empresas com necessidades de computação impulsionadas pela inteligência artificial. Sumit Sadana, diretor de negócios da Micron, explicou em comunicado que o crescimento da IA nos data centers resultou em um aumento expressivo na demanda por memória e armazenamento. A difícil decisão de deixar o negócio de consumo Crucial visa otimizar o fornecimento e suporte a clientes estratégicos em segmentos de crescimento mais rápido. Essa mudança ocorre em um momento em que a escassez de RAM global já ameaça elevar ainda mais os preços de PCs e consoles, afetando empresas como a AMD, parceira tecnológica confirmada para o PlayStation 6, Steam Machine e a próxima geração do Xbox.
Em meio a essas tendências, novos projetos continuam a surgir. A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou uma parceria com a Bad Robot Games, divisão da produtora de cinema, televisão e teatro fundada por J.J. Abrams. A SIE será responsável por produzir e publicar o próximo projeto do estúdio: um shooter cooperativo para quatro jogadores ainda sem título, dirigido por Mike Booth, conhecido por seu trabalho em Left 4 Dead. O jogo será lançado para PlayStation 5 e PC, mas detalhes adicionais ainda não foram revelados, gerando expectativas para um possível anúncio no The Game Awards.
No campo dos projetos de fãs, o aguardado Skyblivion, que recria The Elder Scrolls IV: Oblivion dentro do motor de Skyrim, sofreu um novo adiamento. O projeto, liderado por mais de setenta voluntários não remunerados, não cumprirá sua data de lançamento prevista para 2025 e necessitará de mais tempo para ser finalizado. A equipe considera a espera compreensível, dado o volume e a complexidade do trabalho voluntário, e o adiamento também criará uma distância maior em relação ao lançamento de Oblivion Remastered da própria Bethesda, ocorrido este ano.
Para os jogadores de Helldivers 2, uma novidade é a chegada de planetas de lava. A atualização mais recente do shooter de extração, intitulada “Into the Unjust”, transporta os jogadores para um combate contra os Autômatos em cenários que lembram Mustafar. A descrição oficial aponta esses planetas como “quentes demais para humanos, instáveis demais para a agricultura, explosivos demais para o turismo — mas ricos em minerais”. A mineração não autorizada dos Autômatos é retratada como uma ameaça à expansão da humanidade e à sobrevivência da “democracia gerenciada”.
Olhando para o futuro da discussão sobre criação de jogos, o renomado diretor Hideo Kojima foi anunciado como o palestrante principal da Game Developers Conference (GDC) de 2026. Sua apresentação, intitulada “Restarting from Zero: A Message to Creators Considering Independence”, está agendada para inaugurar o renovado “Festival of Gaming” da GDC, entre 9 e 13 de março. Kojima abordará sua jornada após deixar a Konami e os desafios superados por sua equipe ao recomeçar do zero, oferecendo insights valiosos para criadores que contemplam a independência.



