Fortnite, Roblox e PlayStation caem com nova pane na Cloudflare

Fortnite, Roblox e PlayStation caem com nova pane na Cloudflare

Uma nova interrupção nos serviços da Cloudflare, uma das maiores redes de entrega de conteúdo (CDN) e provedoras de segurança da internet, gerou transtornos significativos para milhões de usuários globalmente, afetando uma vasta gama de jogos e plataformas populares. O incidente recente teve impacto direto em serviços de grande alcance, incluindo nomes como Fortnite, Roblox, PlayStation Network, Apex Legends e Rocket League, que dependem da infraestrutura da Cloudflare para operar. (via: thegamer)

A player holding an idol chipmunk in Roblox Grow a Garden.

A extensão do problema foi tal que até mesmo o Down Detector, um portal amplamente utilizado para monitorar a situação de serviços online, registrou problemas. Ironicamente, o próprio Down Detector confirmou a interrupção da Cloudflare, um indicativo da gravidade e da capilaridade da falha na infraestrutura da web.

Esta não é a primeira vez que a Cloudflare se vê em meio a turbulências. A empresa tem enfrentado um período desafiador, com a ocorrência de três grandes interrupções nos últimos três meses. A causa mais provável para esses incidentes recorrentes são os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), uma tática em que múltiplos sistemas sobrecarregam um servidor ou rede-alvo com tráfego massivo. Pouco mais de 24 horas antes do incidente atual, a Cloudflare havia conseguido resistir a um ataque DDoS recorde de 29.7 terabits por segundo (Tbps). Contudo, a magnitude do evento mais recente parece ter superado as defesas, levando à atual paralisação.

Os primeiros relatos sobre a última interrupção começaram a surgir por volta das 9h GMT (equivalente a 6h no horário de Brasília, 4h ET e 1h PT) e persistiram ao longo das horas seguintes, evidenciando a amplitude do impacto sobre inúmeros serviços populares na internet. A reverberação foi imediata, com as redes sociais sendo inundadas por queixas de usuários de plataformas como Fortnite e Roblox, que se viram impedidos de acessar seus jogos.

O alcance da interrupção, entretanto, não se limitou ao universo dos jogos eletrônicos. Outros serviços importantes, como a rede social profissional LinkedIn, também registraram problemas. Adicionalmente, houve relatos de que jogos como Runescape e plataformas de streaming como o Twitch também foram afetados, demonstrando a profunda dependência de grandes partes da internet da infraestrutura fornecida pela Cloudflare.

Em resposta à situação, a Cloudflare emitiu um comunicado informando que “uma correção foi implementada” e que a empresa está “monitorando os resultados”. No entanto, os efeitos dessa correção ainda não haviam sido amplamente percebidos pelos usuários no momento da publicação. Paralelamente, o site oficial de status da Cloudflare detalhou a realização de uma manutenção programada em seus data centers localizados em Chicago e Detroit. Esta manutenção envolvia o redirecionamento de tráfego, o que, conforme a empresa, poderia causar uma “possibilidade de um ligeiro aumento na latência” para os usuários. A previsão era que essa manutenção fosse concluída às 13h GMT (10h no horário de Brasília, 8h ET e 5h PT), momento a partir do qual se esperava uma normalização progressiva dos serviços.

A recorrência dessas interrupções sublinha a criticidade da Cloudflare na espinha dorsal da internet moderna e a vulnerabilidade que grandes porções da rede global enfrentam quando uma peça central dessa infraestrutura é comprometida, seja por ataques externos ou por manutenções complexas. A expectativa é que, com a conclusão das ações da empresa, a estabilidade seja plenamente restaurada.

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