Um projeto de fã de Banjo-Kazooie, criado na plataforma Dreams da Media Molecule, ganhou destaque ao tornar o icônico título jogável no PlayStation, e não apenas isso, atraiu a atenção da própria Rare, estúdio original por trás da franquia. Intitulada “Banjo-Kazooie: Mumbomania”, esta versão é obra de William Butkevicius, designer de fases na Moon Studios, conhecida pelo aclamado “Ori and the Blind Forest”, que dedicou seu tempo livre à criação. (via: eurogamer)
Butkevicius descreveu o projeto como um “trabalho de amor” e, embora tenha expressado a satisfação com o resultado, não planeja expandir “Mumbomania” além do único nível já desenvolvido. Ele compartilhou suas intenções em uma publicação nas redes sociais, afirmando que gostaria de se afastar de grandes projetos no Dreams, a menos que surgisse a oportunidade de trabalhar em um “Banjo-Threeie” oficial, o que o deixaria “emocionado”.
A repercussão do trabalho de Butkevicius foi notável. A Rare, estúdio responsável pela série, compartilhou a publicação do designer e elogiou o projeto como um “trabalho incrível”. Gregg Mayles, ex-diretor de Banjo-Kazooie que recentemente deixou a Rare, também compartilhou o feito, classificando-o como “esplêndido”. Grant Kirkhope, compositor da trilha sonora original, demonstrou sua admiração ao compartilhar a postagem acompanhada de emojis que expressavam surpresa e carinho.
O vídeo divulgado por Butkevicius revela o carismático urso e seu fiel parceiro pássaro explorando um cenário de ilha que remete diretamente à clássica fase Treasure Trove Cove do jogo original de Nintendo 64. O nível conta até mesmo com a presença do temido tubarão da fase. Nele, os jogadores podem coletar notas musicais e impressionantes 30 jiggies, além de enfrentar desafios de plataforma, resolver enigmas e encontrar novos personagens.
Entre as inovações mais notáveis de “Mumbomania” estão as novas transformações disponíveis para Banjo e Kazooie, incluindo um golem de rocha e um peixe esquelético. O desenvolvimento do nível consumiu cerca de 14 meses e mais de 800 horas de trabalho do designer. Butkevicius explicou que muitos dos conceitos para o jogo surgiram de questões que ele tinha com o título original, como a percepção de que “as transformações não eram divertidas o suficiente para usar” ou que “ir à cabana para se transformar era tedioso”. A partir dessas observações, ele dedicou inúmeras iterações para encontrar soluções criativas e mais satisfatórias.
A experiência sonora de “Mumbomania” também merece destaque, contando com uma vibrante trilha musical composta por Duckenomics e executada pelo conjunto de metais The Game Brass. PieceofCraft, por sua vez, contribuiu com o projeto em áreas como escultura, animação e lógica.
O Banjo-Kazooie original foi lançado para o Nintendo 64 há 27 anos, e o último título inédito da série foi “Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts”, lançado em 2008 para Xbox 360. É inegável que o jogo original deixou uma impressão duradoura nos fãs, o que levanta a questão sobre a possibilidade de um novo jogo da série no futuro. No entanto, essa perspectiva parece improvável, especialmente após a recente saída de Gregg Mayles da Rare. O compositor Grant Kirkhope já havia expressado anteriormente ao Eurogamer que as chances de o urso e o pássaro retornarem são “melhores que zero, mas não muito”.
Este ambicioso projeto de fã também serve como um lembrete de que Dreams, da Media Molecule, continua ativo e relevante. Relatórios do ano passado indicavam que versões do jogo para PC e PlayStation 5 estavam em desenvolvimento, mas foram posteriormente canceladas, tornando a longevidade e a capacidade de criação da plataforma ainda mais notáveis.


