Em um movimento que repercutiu na comunidade global de desenvolvimento de jogos eletrônicos, Tim Cain, a mente por trás do game original Fallout, lançado em 1997, anunciou seu retorno à Obsidian Entertainment. O renomado designer e produtor, agora em caráter de funcionário em tempo integral, formalizou sua volta na última sexta-feira, em um anúncio feito através de seu canal pessoal no YouTube. A notícia marca um capítulo significativo para a Obsidian, estúdio pertencente ao Xbox Game Studios, e reacende as expectativas em torno de seus futuros projetos. (via: videogameschronicle)
Cain, uma figura emblemática na indústria de videogames, desempenhou um papel crucial como produtor e líder de programação no primeiro Fallout, além de ter atuado como designer em sua sequência. Sua trajetória profissional o levou por diversos caminhos até que, em 2011, ele se juntou à Obsidian pela primeira vez, então na função de programador. Durante essa primeira passagem pelo estúdio, ele contribuiu para o desenvolvimento de títulos aclamados como South Park: The Stick of Truth e Pillars of Eternity, jogos que solidificaram a reputação da Obsidian na criação de RPGs complexos e narrativamente ricos.
Além de sua contribuição para esses projetos, Tim Cain co-dirigiu The Outer Worlds, um RPG elogiado por seu humor ácido e design de mundo envolvente, e atuou como consultor em sua sequência, The Outer Worlds 2. No entanto, em 2020, ele deixou sua posição em tempo integral na empresa para trabalhar sob um contrato remoto, um arranjo que permitiu maior flexibilidade em suas atividades profissionais. Seu retorno agora, especificamente como um funcionário presencial e em tempo integral, sinaliza um compromisso renovado com a Obsidian e, potencialmente, com projetos de maior envergadura.
Em seu vídeo, Cain detalhou as condições de seu retorno, enfatizando que agora está de volta à Obsidian “como funcionário em tempo integral e presencial”, distanciando-se de sua antiga condição de contratado remoto. “Voltei para a Obsidian”, afirmou. “Estou lá como funcionário em tempo integral e presencial, então não remoto, e não sou mais um contratado. Isso significa que não estou trabalhando em outros lugares, embora haja pelo menos um jogo em que trabalhei [em outro lugar] que sei que será lançado.” Essa mudança de status indica uma dedicação exclusiva aos projetos do estúdio.
O veterano da indústria revelou que está atualmente engajado em um projeto não anunciado, sobre o qual ele mantém absoluto sigilo devido a acordos de confidencialidade (NDA). Ele também fez questão de desencorajar especulações por parte dos fãs sobre a natureza do novo game. “Não posso falar sobre o projeto em que estou trabalhando na Obsidian, apenas porque isso é coberto por NDA. Não se incomodem em adivinhar, vocês não vão adivinhar certo”, declarou Cain, com um toque de mistério. Ele concluiu sua declaração com bom humor, afirmando: “Eu provavelmente diria que estou muito menos aposentado agora.” A expectativa em torno de qual seria esse projeto cresce exponencialmente, dado o histórico de Cain e a capacidade da Obsidian em entregar experiências de RPG de alta qualidade.
A Obsidian Entertainment, sediada em Irvine, Califórnia, projeta um ano de lançamentos significativos para 2025. O estúdio tem planejado a chegada de títulos aguardados como Avowed e The Outer Worlds 2, que prometem expandir ainda mais seu universo ficcional e mecânicas de jogo. Além disso, a empresa prevê o lançamento do acesso antecipado de Grounded 2, consolidando 2025 como um período particularmente prolífico para a desenvolvedora. O retorno de uma figura da estatura de Tim Cain neste contexto adiciona uma camada extra de otimismo e interesse no futuro da Obsidian e no panorama dos jogos desenvolvidos sob a chancela da Xbox.


