Novo jogo de FPS clássico para PS5 é cancelado dias após anúncio

Novo jogo de FPS clássico para PS5 é cancelado dias após anúncio

A polêmica em torno do uso de inteligência artificial (IA) em produções artísticas ganhou um novo e dramático capítulo na indústria de games brasileira. A publisher Running With Scissors (RWS), conhecida pela icônica franquia “Postal”, anunciou o cancelamento de “Postal: Bullet Paradise”, um jogo de tiro em primeira pessoa, poucos dias após sua revelação oficial. Como desdobramento imediato e trágico, a Goonswarm Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento do título, comunicou o encerramento de suas atividades. (via: playstationlifestyle)

A decisão da Running With Scissors foi motivada por uma forte e avassaladora reação negativa da comunidade de fãs. Alegações generalizadas de que o jogo utilizava ativos gerados por inteligência artificial foram o catalisador para o cancelamento, segundo a própria editora. Vince Desi, fundador da Running With Scissors, divulgou um comunicado em que foi categórico ao afirmar ter “matado” o projeto devido às acusações.

No comunicado, Desi explicou que a Running With Scissors atuaria apenas como publisher de “Postal: Bullet Paradise”, sem envolvimento direto no desenvolvimento do jogo. Ele enfatizou que, após a revelação do título, a empresa foi “sobrecarregada com respostas negativas de nossa preocupada Comunidade Postal”. A principal queixa seria a “grande probabilidade de que elementos do jogo fossem gerados por IA”, o que, conforme Desi, “causou danos extremos à nossa marca e à nossa reputação”.

O fundador da RWS foi enfático ao afirmar que a confiança na equipe de desenvolvimento havia sido quebrada. “Sempre fomos, e sempre seremos, transparentes com nossa comunidade. Nossa confiança na equipe de desenvolvimento está quebrada; portanto, matamos o projeto”, declarou. Desi aproveitou para reforçar o compromisso da empresa com seus fãs, lembrando que, desde a fundação da Running With Scissors em 1996, os apoiadores da franquia “Postal” são considerados parte essencial da equipe. Ele garantiu que a prioridade da editora é “sempre fazer o certo pelos milhões que apoiam a franquia Postal” e adiantou que a empresa continuará focada em novos projetos e atualizações previstos para 2026 e anos seguintes. “Mal podemos esperar para compartilhar mais!”, concluiu o fundador da publisher.

Em contrapartida, a Goonswarm Games, desenvolvedora por trás de “Postal: Bullet Paradise”, anunciou o fechamento do estúdio diante do cenário de polêmica e cancelamento. Em uma postagem na conta oficial da empresa na plataforma X (antigo Twitter), a Goonswarm Games apresentou sua versão dos fatos e as razões que a levaram a tomar a drástica decisão de encerrar suas operações.

O estúdio expressou profunda tristeza pela rápida desintegração de um trabalho de anos. “Nosso projeto, e tudo o que construímos ao longo dos últimos seis anos, foi cancelado em apenas alguns dias”, lamentou a Goonswarm Games. A empresa negou veementemente as acusações de uso de arte gerada por IA em seus jogos, afirmando que “todas as tentativas de esclarecer nosso trabalho apenas intensificaram a situação”. A equipe relatou ter sido alvo de uma onda de hostilidade online. “Nas últimas horas, recebemos um grande número de ameaças, insultos e zombarias, o que nos empurrou para uma decisão muito difícil”, detalhou o comunicado.

A Goonswarm Games também manifestou solidariedade aos artistas que se dedicaram ao projeto, ressaltando o impacto das “falsas acusações de IA” sobre eles. “É difícil investir tanta energia em um jogo e acabar pego no meio de uma guerra de IA por acidente”, desabafou o estúdio, refletindo a frustração com a situação. Diante da pressão e das circunstâncias insustentáveis, a empresa comunicou sua decisão final: “Decidimos fechar o estúdio e encerrar todas as atividades futuras.” O comunicado foi encerrado com uma mensagem de agradecimento aos que acompanharam a jornada do estúdio: “Obrigado por estarem conosco. Mantenham-se fortes, joguem.”

O rápido desenrolar dos eventos, desde o anúncio do jogo até seu cancelamento e o subsequente fechamento do estúdio em questão de dias, ilustra o quão sensível e polarizada está a discussão sobre a inteligência artificial na produção de conteúdo criativo. A controvérsia resultou não apenas no fim de um projeto promissor, mas também no encerramento das operações de uma desenvolvedora, evidenciando as profundas e complexas implicações dessas novas tecnologias no setor de entretenimento global.

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