Por uma noite em 2005, o deserto de Mojave brilhou em um tom esverdeado. A Microsoft, em um movimento então inexplicável, lançou seu recém-chegado console, o Xbox 360, com um evento em um hangar no deserto. Naquele ano, um executivo da Microsoft disse à Gizmodo que a intenção era que o evento lembrasse o Burning Man, o festival de arte onde os ricos do Vale do Silício encenam o prelúdio de um jogo como BioShock. Outro executivo descreveu o local como um “oásis do Xbox 360”. Jornalistas e fãs do Xbox – o evento serviu tanto como coletiva de imprensa quanto como festa de lançamento para jogadores – relaxavam em pufes para experimentar o console mais recente em dezenas de estações. A Microsoft serviu bebidas alcoólicas em domos que hoje se tornaram sinônimo de restaurantes ao ar livre na era da pandemia. (via: kotaku)
Eventos de jogos com orçamentos tão robustos, nos quais as empresas não poupavam despesas para atrair a imprensa e os fãs a locais inusitados – tudo em nome da promoção de novos hardwares ou jogos – praticamente não existem mais. Contudo, quase 20 anos depois, um artefato que evoca essa era passada ressurgiu, novamente, desta vez no deserto do Colorado: uma misteriosa estátua demoníaca com corpos de condenados gravados em seus lados.
Geoff Keighley, o idealizador do The Game Awards, publicou uma foto da misteriosa estátua com um código geográfico, indicando uma área no Parque Nacional Joshua Tree, próximo à Yucca Mesa Road. À noite, tendrils vermelhos emanam da estátua, iluminando esqueletos de humanos e criaturas que parecem gritar. Diversas pessoas que visitaram a estátua compartilharam suas experiências em redes sociais e no Reddit. Aparentemente, um segurança vigia a relíquia — descrito como um “cara legal” pelo usuário TautSexyElfKing no Reddit — e a estátua emite sons. Outra pessoa instruiu os visitantes a baterem na “porta”, afirmando que algo lhes responderia.
“O som era muito ambiente e infernal”, relatou TautSexyElfKing. “Quase como se fosse uma porta e, do outro lado, houvesse uma grande caverna com demônios à espreita. Talvez alguns sons de rosnados leves. Não havia nada que eu pudesse identificar especificamente como uma dica ou algo do tipo.”
Para quem não está familiarizado, a estátua parece algo que se encontraria no Burning Man, ou talvez um altar para adoração. No entanto, a publicação de Keighley é um sinal para os jogadores de que se trata de um “Easter egg” — uma manobra de marketing. E está funcionando, não necessariamente por gerar expectativa para um jogo ou console específico, mas por direcionar a atenção para o grande evento de fim de ano produzido, de propriedade e apresentado pelo próprio Keighley.
A estátua é ambígua o suficiente para que os espectadores possam associá-la a qualquer item no topo de sua lista de desejos de “World Premiere” do Game Awards. Por estar na Yucca Mesa Road, alguns especulam que seja para Half-Life 3. Os símbolos demoníacos seriam uma referência óbvia à próxima expansão de Diablo 4. Outros cogitam que seja para God of War, ou até mesmo Doom, dada a sua aparência de portal para o inferno. Há quem sugira Elder Scrolls 6. Ou, quem sabe, Keighley esteja simplesmente abrindo um portal para o inferno com a intenção de destruir o mundo.
Aparentemente, todos estão errados, conforme afirmou o jornalista da Bloomberg Jason Schreier, que declarou não ser para Diablo 4 ou Elder Scrolls 6. “Não pretendo relatar o que é, desculpe, mas é algo bom”, escreveu ele em um fórum de jogos. Independentemente da resposta, o The Game Awards já garantiu sua vitória — a estátua gerou burburinho suficiente para que as pessoas, certamente, sintonizem para descobrir o que ela está provocando.
Essa estratégia é um pouco mais facilmente “digerível” do que, por exemplo, o ARG de Frog Fractions 2, que permaneceu sem solução por dois anos, abrangendo quase duas dúzias de jogos no Steam e um livro em uma biblioteca na Califórnia. Ou o ARG de Halo 2, chamado “I Love Bees”, que durou três meses, envolveu potes de mel e vários telefones públicos. A Electronic Arts chegou a lançar cópias de Mass Effect 3 no espaço usando balões meteorológicos, e quem as encontrava ao retornarem à Terra podia jogar antecipadamente. A estátua do The Game Awards de Keighley não parece ser necessariamente um jogo de realidade alternativa. É difícil dizer se ela realmente oferece pistas para os jogadores decifrarem ou se está apenas ali para alimentar o ciclo de hype. Ela se alinha mais à dinâmica caótica da viralidade algorítmica que todos buscam atualmente — algo estranho em um lugar estranho, facilmente fotografado ou gravado em vídeo e circulado no TikTok, Reddit e outras plataformas. E está funcionando.
Empresas já fizeram ações semelhantes para jogos AAA altamente aguardados e de grande orçamento, como Overwatch (grandes bonecos em grandes caixas), God of War (um machado gigante em Londres) e Horizon Forbidden West (monstros mecânicos em tamanho real). A diferença, naturalmente, é que nessas instalações era óbvio o que estava sendo promovido. O risco da estátua do The Game Awards é que as pessoas podem se sentir desapontadas com o jogo ao qual ela está atrelada.
Eventos como o The Game Awards nasceram para comercializar jogos AAA. Keighley preenche o show com anúncios dos mais recentes e grandiosos blockbusters das megacorporações da indústria, acompanhados por uma voz imponente anunciando uma “World Premiere” ou um novo trailer de gameplay. Os maiores desses jogos, como The Witcher 4 ou Marvel’s Wolverine, mal precisam de atenção extra, enquanto todo o resto se perde na confusão. Por outro lado, sucessos originais como Balatro e Expedition 33: Clair Obscure surgem do nada e dominam o cenário sem a ajuda de grandes máquinas de marketing. Embora algumas empresas esperem fabricar uma fração desse prestígio com grandes momentos de apresentação, não é mais tão claro que eles estejam à venda. Para alguns, o antigo modelo de jogos AAA atingiu o “fim dos tempos”. Estamos bem longe de encenar a Área 51 para um lançamento de console à meia-noite. Mas, talvez, esse não seja o problema de Keighley. As pessoas podem não se lembrar para que a estátua era destinada, mas sintonizarão o The Game Awards para descobrir. Ele consegue promover seu show de qualquer maneira.



