A indústria dos videogames foi agitada nos últimos dias por uma onda de especulações envolvendo a franquia Divinity, da renomada Larian Studios, às vésperas do evento The Game Awards. O burburinho começou com a identificação de novos registros de marca para a série, o que prontamente levou fãs a conectarem os pontos com uma enigmática estátua demoníaca que o apresentador Geoff Keighley havia espalhado pelo Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, como parte da campanha de marketing para a premiação. (via: eurogamer)
Conforme apuração do portal MP1st, os registros de marca para a franquia Divinity foram efetuados na Europa, abrangendo um novo logotipo e dois ícones distintos. Um desses ícones, em particular, com seu design de orbe brilhante e pernas finas, exibia uma notável semelhança com a estátua misteriosa. Esta coincidência foi o catalisador para a comunidade de jogadores, que rapidamente concluiu que a Larian Studios estaria prestes a anunciar Divinity: Original Sin 3 durante o The Game Awards.
No entanto, as expectativas foram temperadas por uma declaração de Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios. Em uma resposta publicada nas redes sociais, Douse afirmou: “Atualmente não há planos para um novo jogo Divinity: Original Sin 3, mas assim que estivermos prontos para mostrar no que temos trabalhado, o faremos”. A fala do diretor serviu para frear parte do entusiasmo que tomava conta dos fãs.
A intervenção de Douse surgiu em resposta a um vazamento que indicava uma vindoura Definitive Edition de Divinity: Original Sin 2 para PlayStation 5. Lançado originalmente em 2017, Divinity: Original Sin 2 é um aclamado RPG desenvolvido pela Larian Studios antes do sucesso estrondoso de Baldur’s Gate 3. O jogo já havia sido disponibilizado para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Sobre o vazamento, Douse se manifestou de forma descontraída, comentando: “Ei, não era para anunciarmos isso ainda”.
A série de eventos levanta a questão: os novos registros de marca estariam, portanto, relacionados a esta nova edição de Original Sin 2 para o console de última geração da Sony? Ou, alternativamente, a Larian Studios estaria de fato desenvolvendo um novo título dentro do universo Divinity, mas que não seria Original Sin 3? A franquia Divinity tem uma longa trajetória, iniciada com Divine Divinity em 2002, e já conta com sete títulos em seu portfólio.
O fundador e CEO da Larian Studios, Swen Vincke, já havia se pronunciado anteriormente sobre o futuro do estúdio. Vincke confirmou que o próximo jogo da Larian não será Baldur’s Gate 4, nem terá qualquer relação com o universo de Dungeons & Dragons. Em entrevista ao Eurogamer, o executivo descreveu o vindouro projeto como “ainda familiar o suficiente, mas diferente”, e acrescentou que o “tom, estilo e a forma de fazê-lo são certamente novos para nós – e eu acho muito atraentes”.
Diante das informações e das declarações, o cenário sobre o que a Larian Studios está desenvolvendo a seguir permanece nebuloso, embora um retorno à franquia Divinity não deva ser descartado. Independentemente da natureza do próximo lançamento, a expectativa é imensa. Após o sucesso fenomenal de Baldur’s Gate 3, que redefiniu padrões no gênero RPG e conquistou múltiplos prêmios, qualquer projeto da Larian se torna um dos mais aguardados da indústria, digno, talvez, até de uma enigmática estátua demoníaca.



