O mistério em torno de uma enigmática estátua de aspecto demoníaco, avistada no deserto e divulgada por Geoff Keighley, foi finalmente desvendado. A obra, que gerou ampla especulação entre a comunidade de jogadores, pertence à Larian Studios, a desenvolvedora responsável pelo aclamado Baldur’s Gate 3. A estátua servia como um intrigante prelúdio para o anúncio de seu novo jogo de RPG, intitulado Divinity. (via: eurogamer)
A revelação confirmou as suspeitas que se formaram nos últimos dias, apontando para um novo capítulo da série própria da Larian. Divinity será a próxima entrada na franquia homônima da desenvolvedora, cuja história remonta a 2002 com o lançamento de Divine Divinity. No entanto, foi com Divinity: Original Sin, em 2014, que a série ganhou destaque e consolidou sua base de fãs. O fundador da Larian, Swen Vincke, em uma ocasião anterior, compartilhou que a ideia para Original Sin foi concebida na década de 1990, com a intenção de ser o primeiro título do estúdio, mas a visão foi desviada por exigências de editoras na época.
A campanha misteriosa começou no início de dezembro, quando Geoff Keighley, criador e apresentador do The Game Awards, publicou uma fotografia da estranha estrutura. A imagem mostrava uma espécie de portal macabro, adornado com criaturas retorcidas, esculpidas como se lutassem para se libertar. A estátua parecia estar isolada no deserto de Mojave, no sudoeste dos Estados Unidos. Rapidamente, a internet fervilhou com teorias sobre o que o portal poderia estar promovendo, com sugestões que variavam de um possível novo jogo da FromSoftware a títulos das franquias Diablo, Doom ou God of War.
No entanto, a conexão com a Larian Studios começou a se solidificar no início da semana corrente. Pistas cruciais surgiram de novos registros de marca para “Divinity” na Europa, cujos logotipos exibiam uma notável semelhança com o design esguio e detalhado da estátua. Esses registros, somados à reputação do estúdio por campanhas de marketing criativas, direcionaram a especulação para a desenvolvedora belga.
Em seu anúncio oficial, a Larian Studios também revelou o trailer de lançamento do novo Divinity, apresentado como “World Premiere Trailer from The Game Awards 2025”, indicando que a revelação completa ocorreu durante a prestigiosa cerimônia de premiação de jogos.
Swen Vincke, ao comentar sobre o novo título, expressou a ambição por trás do projeto. “Apesar de nossa longa história com a série, este é o nosso primeiro jogo intitulado simplesmente ‘Divinity'”, afirmou Vincke. “Estamos prontos para trazer tudo o que fizemos anteriormente para um único lugar. Isso marca o início de algo com mais amplitude, profundidade e intimidade do que qualquer coisa que criamos antes. Temos construído em direção a este momento desde que tomamos nosso destino em nossas próprias mãos.” O desenvolvedor ainda complementou, com entusiasmo, que “Este é o Divinity que sempre quisemos fazer e vocês vão se divertir muito com ele.”
A questão de como a Larian seguiria o sucesso estrondoso de Baldur’s Gate 3, que cativou o mundo dos jogos em 2023, tem sido um tópico de constante debate. A Larian sempre foi transparente sobre seu desejo de não produzir uma sequência direta de Baldur’s Gate 3, preferindo explorar novos horizontes. Em 2024, a empresa já havia anunciado que estava trabalhando em dois novos projetos, ambos baseados nas próprias franquias ou propriedades intelectuais do estúdio. Entre elas, a série Divinity é, sem dúvida, a mais reconhecida.
Naquela ocasião, Swen Vincke havia declarado: “Após seis anos no [cenário de Dungeons & Dragons] Forgotten Realms e muita discussão e reflexão, decidimos aproveitar esta oportunidade para desenvolver nossas próprias IPs.” Ele acrescentou: “Atualmente, estamos trabalhando em dois novos projetos e não poderíamos estar mais animados com o que o futuro nos reserva.” O anúncio do novo Divinity confirma que um desses projetos é o retorno à sua aclamada série original, prometendo uma experiência que busca elevar os padrões estabelecidos pela própria Larian.



