Em uma expansão notável da franquia Dungeons & Dragons para o universo dos videogames, foi revelado “Warlock: Dungeons & Dragons”, um novo RPG de ação single-player de mundo aberto que promete mergulhar os jogadores no uso de magia sombria para combater inimigos. O anúncio oficial ocorreu durante o evento The Game Awards 2025, gerando expectativas entre os fãs e a comunidade de jogadores. (via: ign)
O projeto é desenvolvido pela Invoke Studios, equipe responsável por “Dungeons & Dragons: Dark Alliance”. Ambientado no rico universo de D&D, “Warlock” foca na jornada da guerreira Kaatri, que descobre e abraça novos poderes sombrios. Ela utiliza essa magia de outro mundo em sua batalha contra as forças invasoras que ameaçam a terra. A trama central se aprofunda na mitologia dos warlocks, que na tradição de D&D, estabelecem laços com seres de outros planos conhecidos como Patrons. A complexa relação entre Kaatri e seu Patron será um dos pilares narrativos da campanha. A atriz Tricia Helfer, conhecida por seu papel em Battlestar Galactica, dará vida à protagonista Kaatri.
Jeff Hattem, diretor criativo da Invoke Studios, descreveu “Warlock” como um jogo de ação e aventura em terceira pessoa, construído em torno de uma magia imersiva e expressiva. Segundo ele, os jogadores usarão feitiços e habilidades mágicas para resolver desafios e enfrentar monstros de maneiras criativas em todas as facetas do jogo. Antes da revelação pública, a equipe de desenvolvimento concedeu acesso antecipado ao projeto, detalhando a abordagem do estúdio para essa “magia imersiva e expressiva” tanto no combate em terceira pessoa quanto na exploração de um mundo aberto interconectado. O trailer cinematográfico exibido revelou diversos inimigos, incluindo guerreiros mortos-vivos e o icônico monstro Beholder, conhecido por ser um desafio para muitos veteranos de D&D.
Os desenvolvedores afirmam que o novo RPG de ação tem como objetivo principal permitir que os jogadores vivenciem a “fantasia do warlock”. A narrativa principal se aprofundará na rica lore do universo de D&D para contar a história de Kaatri enquanto ela percorre o caminho de um warlock. O gameplay, por sua vez, promete grande liberdade de escolha ao jogador, que poderá usar as habilidades e a magia de Kaatri para superar obstáculos. Embora a equipe não tenha confirmado explicitamente a presença de elementos de “immersive-sim”, eles citaram seus trabalhos anteriores em títulos como “Watch Dogs”, “Deus Ex” e “Far Cry” como referências para o tipo de experiência que “Warlock” aspira oferecer.
Essa natureza livre é uma parte crucial da experiência tradicional de RPG de mesa. Contudo, os desenvolvedores deixaram claro que este novo RPG de ação não busca ser uma simulação tradicional do RPG de mesa. Dominic Guay, líder do estúdio na Invoke Studios, explicou que o objetivo é entregar uma experiência de videogame em primeiro lugar, sem a rolagem de dados presente nos jogos de mesa. Ele enfatizou que a experiência focada na agência do jogador servirá como um excelente ponto de entrada para os novatos no universo de D&D. Guay adicionou que, mesmo aqueles não familiarizados com Dungeons & Dragons, não sentirão falta de detalhes ou atrito, enquanto os fãs do universo ficarão entusiasmados com a forma como a lore da série será explorada em “Warlock”.
Após a apresentação do trailer cinematográfico, a Invoke Studios anunciou que uma revelação mais aprofundada do gameplay está agendada para o verão de 2026.



