A Neon Giant, estúdio sueco responsável pelo jogo de tiro-RPG cyberpunk “The Ascent”, revelou seu novo título, “No Law”, durante o evento The Game Awards 2025. O jogo está em desenvolvimento para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X, e será publicado pela empresa sul-coreana Krafton. Até o momento, não há uma data de lançamento definida. (via: eurogamer)
Diferentemente de “The Ascent”, que adotava uma perspectiva quase isométrica, “No Law” imerge os jogadores na ação em primeira pessoa. A nova abordagem cria uma experiência que, à primeira vista, pode remeter ao sucesso “Cyberpunk 2077” da CD Projekt Red. Contudo, as primeiras informações divulgadas pela equipe antes do anúncio oficial indicam que “No Law” se propõe a ser uma experiência mais condensada e focada. Atualmente, a equipe de desenvolvimento conta com 24 profissionais trabalhando no projeto.
Tor Frick, cofundador do estúdio, destacou em entrevista a filosofia por trás do novo jogo. “Nós nos concentramos muito mais em criar algo que pareça mais profundo, denso e com camadas, em vez de torná-lo muito grande”, afirmou Frick. Ele explicou que a pegada física do mapa de Port Desire, onde a trama se desenrola, é relativamente pequena para os padrões de mundo aberto. “Não temos campos abertos; nem mesmo grandes estacionamentos. Não se trata de ir para aquela montanha distante, mas sim de explorar: há uma janela aberta lá em cima, ou aquele telhado parece interessante. É mais sobre esse tipo de escala e esse tipo de exploração”, detalhou o desenvolvedor.
A narrativa de “No Law” gira em torno de um enredo de vingança. Os jogadores assumem o papel de Grey Harker, um veterano militar aposentado cuja vida tranquila é interrompida por novos conflitos, em uma premissa que evoca a de personagens como John Wick. A forma como essa vingança será executada fica a cargo do jogador, uma vez que a história não segue um caminho linear. “A narrativa é não linear”, explicou Arcade Berg, também cofundador do estúdio. “Nós encorajamos você a descobrir como quer resolver tudo sozinho, e faremos com que o jogo responda a isso – responda à sua escolha de jogar, seja pelo estilo de jogo ou por certas decisões que você toma.”
Uma parte significativa da experiência de “No Law” será familiar para os fãs de jogos de simulação imersiva, como os desenvolvidos pela Arkane, a exemplo de “Deathloop”, embora sem a mecânica de loop temporal presente no título da Arkane. “Pode ser bastante semelhante a muitos desses jogos em que você está pensando, especialmente quando se trata da jogabilidade”, disse Berg. Ele ressaltou que ele e praticamente toda a equipe do estúdio são fãs de simulação imersiva. “Se você quiser jogar dessa forma, você deve. O jogo será ótimo. Essa é uma maneira de jogar”, garantiu Berg. Ele acrescentou, no entanto, que também haverá uma maneira guiada pela história para aqueles que preferem uma experiência de tiro mais linear.
“No Law” oferecerá escolhas de diálogo, além de personalização e desenvolvimento de habilidades do personagem. As abordagens para o combate serão variadas, permitindo aos jogadores optar por furtividade, hacking ou confrontos diretos, “chutando a porta da frente e entrando de cabeça”. Segundo Tor Frick, o estúdio pretende equipar o jogador com todas as ferramentas necessárias, mas a decisão de como e quando utilizá-las será totalmente livre. “Nunca diremos quando usá-los ou não. Cabe completamente ao jogador abordar cada cenário”, afirmou Frick.
O jogo anterior da Neon Giant, “The Ascent”, foi lançado em 2021 e recebeu avaliações medianas. Edwin, em sua análise para o Eurogamer, descreveu o cenário da arcologia de “The Ascent” como “esplêndido, ainda que bastante derivativo – o que se lamenta é que a jogabilidade se resuma a tiroteios e ‘grind'”. “No Law” busca, portanto, apresentar uma evolução na proposta de jogo e na profundidade da experiência para os fãs do gênero e para o público gamer em geral.



