A história dos The Game Awards (TGA) é repleta de momentos memoráveis e recordes impressionantes, mas um feito específico de Dragon Age: Inquisition em 2014 permanece intocado, surpreendendo muitos observadores do cenário de games. Embora o jogo tenha sido aclamado e alcançado vendas expressivas, o jornalista observa que a reação de alguns jogadores à menção de seu sucesso em premiações muitas vezes é de espanto. (via: thegamer)
Em 2014, na primeira edição dos TGA, Dragon Age: Inquisition não só conquistou o cobiçado prêmio de Jogo do Ano, mas também levou para casa o troféu de Melhor Jogo de RPG. O que torna essa vitória particularmente notável é o fato de que o título venceu em todas as categorias para as quais foi indicado — um total de duas. Desde então, nenhum outro vencedor do prêmio máximo, o Jogo do Ano, conseguiu repetir essa proeza de vencer 100% de suas indicações, mesmo com a recente performance de Clair Obscur: Expedition 33, que chegou muito perto.
Segundo o jornalista, a descoberta sobre o recorde de Dragon Age: Inquisition surgiu durante uma pesquisa prévia aos The Game Awards, em preparação para o que se esperava ser uma dominância de Clair Obscur: Expedition 33. A expectativa para este último era alta, especialmente após ter varrido as categorias no Golden Joystick Awards. A intenção era verificar se algum outro vencedor do Jogo do Ano já havia alcançado tal feito nos TGA. A resposta, confirmou-se, era sim, mas apenas uma vez.
Naquela primeira edição do TGA, em 2014, o cenário era consideravelmente diferente do atual. Havia um número menor de categorias, e o conceito de “varredura” ainda não era tão proeminente. Naquele ano, a maior quantidade de indicações que um jogo recebeu foi de apenas três, o que significa que as duas indicações de Dragon Age: Inquisition não eram excepcionalmente baixas. Com suas duas vitórias, o RPG da BioWare foi um dos jogos mais premiados da noite, empatando com Destiny, Mario Kart 8 e Valiant Hearts: The Great War, que também receberam dois prêmios cada.
Os tempos, no entanto, mudaram drasticamente. Com o passar dos anos, os The Game Awards expandiram-se, introduzindo mais categorias e, consequentemente, permitindo que os jogos mais populares acumulassem um número muito maior de indicações. Antes da cerimônia mais recente, o recorde de maior número de vitórias em uma única edição dos TGA era compartilhado por Baldur’s Gate 3 e The Last of Us Part 2, ambos com sete prêmios cada.
Na noite mais recente dos The Game Awards, Baldur’s Gate 3 brevemente ultrapassou esse recorde, conquistando um total de oito prêmios, incluindo o de Melhor Suporte à Comunidade. Contudo, essa marca foi rapidamente superada. Para a surpresa de poucos, Clair Obscur: Expedition 33 emergiu como o grande vencedor, levando para casa impressionantes nove troféus, estabelecendo um novo recorde para o maior número de vitórias em uma única edição do evento.
Apesar da performance espetacular de Clair Obscur: Expedition 33, o jogo não conseguiu replicar o feito de Dragon Age: Inquisition de vencer 100% de suas indicações nos TGA. Um fator complicador para alcançar tal “varredura” no formato moderno dos prêmios é o prêmio Players’ Voice (Escolha do Público). Esta categoria é inteiramente decidida por voto popular e, como tal, pode ser bastante imprevisível. Este ano, o prêmio Players’ Voice foi concedido a Wuthering Waves, que superou Clair Obscur, Silksong e Dispatch na votação.
Será fascinante acompanhar qual jogo será o primeiro a conseguir a proeza de Dragon Age: Inquisition — vencer em todas as categorias para as quais for indicado — no atual formato dos The Game Awards, onde os títulos recebem significativamente mais indicações e a imprevisibilidade do Players’ Voice adiciona uma camada extra de desafio. O recorde de Dragon Age: Inquisition permanece, assim, uma nota singular na rica tapeçaria da história dos games.




