Dispatch esconde um quarto final que ninguém ainda desvendou

Dispatch esconde um quarto final que ninguém ainda desvendou

O universo dos jogos eletrônicos, frequentemente marcado por narrativas complexas e mecânicas que desafiam a percepção dos jogadores, reserva por vezes segredos que persistem mesmo após o lançamento. É o caso de “Dispatch”, um título que se distingue pela sua abordagem baseada em escolhas e suas ramificações. Recentemente, um dos principais desenvolvedores do AdHoc Studio, responsável pelo jogo, revelou a existência de um quarto desfecho secreto para o personagem “seu Robert”, uma conclusão que, até o momento, não foi alcançada por nenhum jogador, conforme indicam as estatísticas internas do jogo. (via: thegamer)

Robert smiling at his phone in Dispatch.

“Dispatch” é amplamente conhecido por colocar o poder da decisão nas mãos do jogador, impactando diretamente o destino de seu protagonista, Robert. Ao longo da jornada, as escolhas morais e éticas ditam o curso da história, culminando em uma das três categorizações principais para “seu Robert” ao término do episódio final. Tradicionalmente, os jogadores podem ver seu personagem identificado como um “true hero” (verdadeiro herói), um “antihero” (anti-herói) ou um “everyman” (homem comum), refletindo as direções tomadas no percurso.

A classificação de “true hero” é atribuída àqueles que guiam Robert por um caminho de ações predominantemente benevolentes e altruístas, enquanto o “antihero” emerge das escolhas mais sombrias e moralmente ambíguas. Já o “everyman” representa um equilíbrio, indicando que as decisões do jogador mantiveram Robert em um meio-termo, sem pender para extremos de bondade ou maldade. Essa aparente tricotomia de desfechos levava a crer que estas eram as únicas possibilidades para a jornada de Robert.

Contudo, em uma entrevista concedida recentemente à Eurogamer, Nick Herman, um dos fundadores do AdHoc Studio e líder de desenvolvimento de “Dispatch”, surpreendeu a comunidade ao anunciar que existe, de fato, uma quarta versão de “seu Robert”. Acompanhado por Pierre Shorette, também cofundador da AdHoc, Herman detalhou que, apesar da existência desse desfecho, os dados de backend do estúdio – que monitoram o progresso e as escolhas de todos os jogadores – não registram nenhum caso em que este final secreto tenha sido alcançado.

Herman explicou que a equipe de desenvolvimento concebeu esse quarto resultado com o objetivo de torná-lo “muito difícil de obter”. A intenção era criar um desafio que testasse a profundidade do engajamento do jogador com as mecânicas do game. No entanto, a ausência total de registros desse desfecho nas estatísticas surpreendeu até mesmo os criadores. Os desenvolvedores mantêm um controle detalhado sobre o desempenho dos jogadores e confirmam a ineditismo da descoberta.

A natureza exata dessa misteriosa versão de Robert permanece envolta em segredo. Nick Herman optou por não revelar detalhes específicos sobre a caracterização do personagem nesse cenário oculto, mas adiantou que o desfecho está diretamente ligado ao “desempenho no gameplay”. Mais especificamente, ele exige que os jogadores atinjam uma espécie de “perfeição” em elementos que não são aleatórios (“non-RNG”) dentro do jogo. Essa menção a “elementos não-RNG” sugere que o segredo não depende da sorte ou de variáveis imprevisíveis, mas sim da habilidade do jogador em dominar certas mecânicas ou sequências de ações de forma precisa e consistente.

Ainda assim, a equipe de desenvolvimento não descarta completamente a possibilidade de que a ausência do quarto desfecho nas estatísticas possa ser resultado de um bug. Herman e Shorette reconheceram que “Dispatch” não é isento de falhas, mencionando as dificuldades que alguns jogadores enfrentaram ao tentar obter o troféu de platina do jogo. Essa observação levanta a hipótese de que, mesmo que alguns jogadores tenham cumprido os rigorosos requisitos para desbloquear o final secreto, um erro técnico pode ter impedido que o resultado correto de “seu Robert” fosse atribuído ou registrado.

A incerteza sobre a natureza do desfecho – se é apenas extraordinariamente difícil ou se está prejudicado por um erro – adiciona uma camada de mistério e fascínio a “Dispatch”. A comunidade de jogadores, agora ciente da existência de um desafio ainda maior, pode ser incentivada a revisitar o game em busca dessa conclusão inédita. Resta aguardar por mais informações da AdHoc Studio, que poderá, no futuro, esclarecer se o segredo será revelado por um jogador persistente ou por uma correção de software.

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