Diretor de Arc Raiders confirma que seu comportamento afeta partidas

Diretor de Arc Raiders confirma que seu comportamento afeta partidas

O sistema de pareamento de jogadores em Arc Raiders tem sido alvo de intensa especulação por parte da comunidade desde antes do lançamento do título. Apesar dos esforços dos jogadores para desvendar seus mecanismos, uma resposta definitiva sobre seu funcionamento permanece elusiva. No entanto, um corpo crescente de evidências anedóticas e experimentais sugere que a maneira como os jogadores se comportam e interagem com outros dentro do jogo pode desempenhar um papel crucial nesse processo. (via: thegamer)

A raider opening a supply drop while another keeps watch in Arc Raiders.

Redatores da renomada revista PC Gamer compartilharam suas observações sobre as salas de jogo e o pareamento em Arc Raiders. Eles relataram que, ao adotarem uma postura cooperativa e amigável com outros participantes, geralmente eram emparelhados com jogadores igualmente prestativos e colaborativos. Essa dinâmica, contudo, sofreu uma alteração drástica quando um dos redatores optou por atacar outro jogador. Após esse incidente, o perfil dos jogadores encontrados nas salas subsequentes tornou-se notavelmente mais hostil. A cooperação deu lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência, onde a ameaça não vinha apenas dos robôs inimigos, mas também dos próprios jogadores humanos que, antes, demonstravam disposição para ajudar. Levou algum tempo para que a situação se revertesse. Após um período de comportamento adequado e de consistentemente indicar descontentamento com a experiência PvP (jogador contra jogador) quando questionados pelo jogo, os redatores da PC Gamer relataram terem sido novamente alocados em salas com uma atmosfera mais amigável.

A player in Arc Raiders opening a cargo door.

Aprofundando-se na investigação, o youtuber Domi realizou um experimento ainda mais detalhado para testar essa hipótese. Ele criou duas contas distintas: uma utilizada para jogar de forma cooperativa e amigável, e outra empregada para uma abordagem mais agressiva e egoísta. Os resultados obtidos por Domi foram bastante reveladores e ecoaram as experiências dos redatores da PC Gamer. Ele percebeu que as salas de jogo acessadas pela conta “amigável” eram consistentemente preenchidas por jogadores cooperativos, enquanto as salas da conta “agressiva” eram dominadas por indivíduos que priorizavam seus próprios interesses. É importante notar, entretanto, que as descobertas de Domi foram acompanhadas por uma “nota da comunidade” no Twitter, alertando que, apesar das evidências apresentadas, ainda não se trata de uma prova definitiva e inquestionável de como o sistema de pareamento de Arc Raiders funciona em sua totalidade.

Ainda assim, a equipe de desenvolvimento da Embark Studios, responsável por Arc Raiders, já indicou que há algo de complexo na mecânica de pareamento. Robert Sammelin, diretor de arte do jogo, confirmou que o sistema de matchmaking de Arc Raiders “é bastante complexo”, acrescentando que a equipe “analisa o comportamento e pareia os jogadores de acordo”. Pressionado para fornecer mais detalhes sobre o que isso exatamente significaria, Sammelin optou por não tecer comentários adicionais, mantendo um véu de mistério sobre os critérios específicos. Essa declaração, apesar de vaga, soa bastante sugestiva de que a maneira como um jogador se comporta ao interagir com estranhos dentro de Arc Raiders pode, de fato, determinar o perfil dos companheiros e adversários que encontrará em futuras partidas. Curiosamente, a Embark Studios fez uma única confirmação explícita sobre o que não influencia o matchmaking: o equipamento (gear) dos jogadores não desempenha papel nesse processo. Apesar dessa declaração oficial, uma parcela da comunidade de jogadores ainda manifesta ceticismo e não está convencida de que o equipamento não seja um fator determinante.

Mesmo que a Embark Studios viesse a negar categoricamente que a agressividade ou o comportamento influenciam o pareamento, muitos jogadores ainda teriam dificuldade em acreditar, dada a consistência das observações feitas pela comunidade. A falta de transparência nos sistemas de matchmaking é uma característica comum em muitos jogos modernos, com os desenvolvedores frequentemente mantendo os detalhes em segredo. Levou meses, por exemplo, para que os desenvolvedores de Marvel Rivals explicassem seu método, e ainda assim, os detalhes completos permanecem não totalmente claros, embora se saiba que o jogo não utiliza o sistema EOMM (Engagement Optimized Matchmaking). No caso de Arc Raiders, a nebulosidade em torno de seu sistema de pareamento continua a alimentar o debate e a incentivar a comunidade a desvendar os mistérios por trás de como os jogadores são agrupados, com fortes indícios apontando para o comportamento individual como um fator chave, mesmo sem uma confirmação oficial completa.

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