Após uma performance notável no The Game Awards, evento que celebrou os maiores destaques da indústria de jogos eletrônicos na semana passada, o jogo Clair Obscur: Expedition 33 registrou um aumento expressivo em sua base de jogadores e vendas. O título, que conquistou nove prêmios – um número recorde para a cerimônia – e anunciou o lançamento de um conteúdo adicional gratuito (DLC) já disponível, despertou um interesse massivo entre o público. (via: ign)
A repercussão dos prêmios, que incluiu a cobiçada estatueta de Jogo do Ano, impulsionou uma corrida de consumidores para adquirir ou baixar o jogo, conforme apontam diversas fontes de dados de mercado. Observações de múltiplas fontes indicam uma afluência súbita de jogadores a Clair Obscur em todas as plataformas onde está disponível. Na plataforma Steam, por exemplo, o jogo alcançou um pico impressionante de 56.993 jogadores simultâneos no último fim de semana. Esse número, conforme dados da SteamDB, representa o maior volume de jogadores no serviço desde o mês de junho, evidenciando o impacto imediato da premiação.
A crescente popularidade do jogo reflete-se diretamente nas vendas. Rhys Elliott, chefe de análise de mercado da Alinea Analytics, informou que as vendas de Clair Obscur dispararam desde a realização do The Game Awards. Na Steam, o aumento foi de 76%. No PlayStation 5, a alta foi de 21%, enquanto no Xbox, onde o jogo integra o catálogo do serviço Game Pass, as vendas subiram 3%. A Alinea Analytics estima que esse pico resultou na comercialização de mais de 200 mil cópias adicionais em apenas alguns dias.
Além dos novos jogadores, o título também atraiu de volta uma parcela significativa de sua base de usuários. Mat Piscatella, diretor sênior da Circana, destacou em uma publicação na rede social Bluesky que “a porcentagem de jogadores ativos nos EUA no PlayStation, Xbox e Steam que interagiram com o jogo mais do que triplicou entre 10 e 13 de dezembro”. Piscatella ressaltou que a plataforma Steam nos EUA registrou o maior crescimento nesse retorno. Ele confirmou ainda que o engajamento total de jogadores na Steam atingiu seu nível mais elevado desde 1º de junho. Similarmente, o Xbox nos Estados Unidos registrou seu maior total desde 27 de junho, e o PlayStation, também nos EUA, alcançou o patamar mais alto desde 10 de junho. Esse movimento de retorno demonstra que tanto a comunidade antiga quanto os novos curiosos foram atraídos pela nova fase do jogo.
Essa ascensão meteórica, vista tanto na chegada de novos usuários quanto na reativação de jogadores veteranos para experimentar o DLC gratuito, é inegavelmente impulsionada pela sequência de prêmios recebidos. A coroação como Jogo do Ano, em particular, conferiu ao título uma visibilidade sem precedentes, colocando-o no centro das atenções da indústria e do público consumidor de jogos.
O impacto de Clair Obscur: Expedition 33 transcendeu o universo dos games, alcançando reconhecimento em esferas inesperadas. O presidente da França, Emmanuel Macron, por exemplo, manifestou publicamente suas congratulações à Sandfall Interactive, a desenvolvedora do jogo. A menção de uma figura política de tal relevância sublinha a dimensão do sucesso e da atenção que o jogo angariou globalmente.
A recepção crítica do jogo também tem sido amplamente positiva desde seu lançamento. O portal IGN, por exemplo, concedeu a Clair Obscur: Expedition 33 uma nota 9 de 10, elogiando-o por “vestir suas inspirações com orgulho” e por se posicionar no “panteão dos grandes RPGs com um sistema de combate brilhante e uma história envolvente e comovente”. Tal avaliação contribui para a percepção de alta qualidade que certamente influenciou a recente onda de interesse.
Em suma, a trajetória de Clair Obscur: Expedition 33 após The Game Awards é um testemunho do poder da premiação e do lançamento de conteúdo para revitalizar e expandir a base de jogadores de um título. O jogo estabeleceu-se como um fenômeno de vendas e engajamento, solidificando sua posição como um dos grandes lançamentos do ano e mantendo a expectativa sobre seus próximos passos no cenário dos jogos eletrônicos.




