No universo dos videogames, onde a personalização da experiência e a análise do desempenho do jogador ganham cada vez mais destaque, o título “Dispatch”, uma aventura episódica desenvolvida pelo estúdio AdHoc, implementa um recurso único. Ao final da jornada, o jogo oferece um resumo detalhado da jogatina, em um estilo que remete ao popular balanço anual do Spotify, revelando a “personalidade” que o protagonista, Robert Robertson III, assumiu sob o comando do jogador. (via: kotaku)
Entre as várias descrições potenciais que os jogadores podem receber, como a de um “homem comum” imprevisível, um intrigante mistério se formou na comunidade. Mesmo um mês após o lançamento do episódio final, um dos perfis de personalidade possíveis permanece inatingível, nunca tendo sido desbloqueado por nenhum jogador. A situação tem gerado crescente preocupação na AdHoc, que agora considera a possibilidade de haver um erro no sistema.
Em uma entrevista concedida ao portal Eurogamer, Nick Herman, cofundador da AdHoc, trouxe luz a essa questão. Ele explicou que, embora muitos jogadores tenham conseguido obter três dos possíveis resumos de personalidade, existe um quarto que se mostra “realmente difícil de conseguir”. A dificuldade é tamanha que, segundo as estatísticas internas do estúdio, até o momento, nenhum jogador foi capaz de desbloqueá-lo.
Herman detalhou à Eurogamer que a obtenção desse perfil secreto é estritamente baseada no desempenho do jogador ao longo da campanha. “É fundamentado na performance de gameplay”, afirmou ele. “Basicamente, você precisa ter aperfeiçoado o jogo. Não sei se alguém já fez isso.” Ele esclareceu que os critérios são focados em “elementos não-RNG”, ou seja, aspectos que não dependem de pura sorte ou aleatoriedade.
Para atingir o que se pode considerar uma “corrida perfeita” em “Dispatch” e, potencialmente, desbloquear o perfil elusivo, os jogadores provavelmente precisariam de um desempenho impecável em diversas áreas. Isso incluiria uma execução sem falhas das mecânicas de despacho, garantindo o sucesso em todas as missões atribuídas à sua equipe de ex-vilões reformados, e não deixando nenhuma delas incompleta. Além disso, seria necessário acertar todos os Eventos de Tempo Rápido (QTEs) nas sequências de ação. Embora, em teoria, com a ajuda de guias e persistência, tais feitos fossem parecer alcançáveis, a ausência de qualquer jogador que tenha obtido o perfil leva Herman a ponderar seriamente sobre a existência de um bug.
“Pode ser apenas um bug”, admitiu Herman na mesma entrevista. “É tão difícil de fazer, independentemente, que pensamos: ‘Bem, é claro que ninguém conseguiu’, mas provavelmente é um bug.” Apesar de Herman não mencionar o nome exato do perfil, a comunidade de jogadores, após investigar os arquivos do jogo, encontrou referências a um cartão de personalidade intitulado “Taticista”. No entanto, ninguém conseguiu determinar as condições precisas para o seu desbloqueio, e alguns chegaram a especular que se tratava de um resquício de um final alternativo ou de um conteúdo que foi descartado.
Dada a denominação “Taticista”, faz sentido que esse seja o perfil concedido àqueles que completam uma jornada “perfeita”, demonstrando maestria nas complexas mecânicas de despacho, enviando sua equipe de forma estratégica para as missões corretas e prevalecendo nos raros momentos em que o próprio protagonista se aventura em campo para enfrentar os vilões. Diante da persistência do mistério, a AdHoc pode precisar de uma investigação aprofundada para compreender por que essa conquista específica continua inacessível para todos os seus jogadores.



