Clair Obscure: Expedition 33, um título aclamado com múltiplos prêmios no The Game Awards, recebeu recentemente uma significativa atualização na forma de um conteúdo adicional gratuito. Esta expansão, intitulada Verso’s Draft, introduz uma nova localização repleta de desafios, inimigos inéditos, quebra-cabeças complexos e uma série de novos Pictos para os jogadores descobrirem. (via: thegamer)
A adição de Verso’s Draft expande o universo do jogo, oferecendo aos aventureiros a chance de aprimorar suas habilidades e estratégias. Ao todo, a nova área esconde 15 Pictos distintos. Embora alguns desses itens possam ser mais adequados para construções de personagens muito específicas, a decisão de como incorporá-los às suas táticas de jogo cabe inteiramente aos jogadores. O caminho para coletar todos eles, no entanto, pode se mostrar árduo em certas passagens, exigindo preparo e atenção redobrada.
Os jogadores que desejarem completar sua coleção de Pictos em Verso’s Draft precisarão explorar cada canto da nova localização. Alguns desses itens são adquiridos ao derrotar inimigos específicos ou ao solucionar quebra-cabeças intrincados, enquanto a maioria está simplesmente espalhada pelas diversas áreas do mapa.
Um dos primeiros a serem encontrados é o Slowing Attack. Este Picto concede ao ataque básico a capacidade de aplicar o status Lento por um turno. Para obtê-lo, os jogadores devem seguir à direita a partir do ponto de controle Open Playground, que serve como o início da área. O item estará localizado no centro de um ponto de fontes termais, cercado por duas gigantes estátuas de Esquie, uma cachoeira e alguns Gestrals.
Na mesma região, é possível encontrar o Empowered Healer. Ao utilizar uma Habilidade de Cura, este Picto garante um aumento de 50% no dano por um turno. Para alcançá-lo, o percurso segue além das fontes termais, até um Gestral próximo a uma amarelinha. Virando à esquerda e continuando pelo único caminho disponível em uma floresta, os jogadores chegarão a uma bifurcação. Ao virar à direita e seguir por um caminho com pranchas separadas que exigem saltos, o Picto estará logo à frente.
Retornando à bifurcação mencionada anteriormente, se em vez de seguir pelas pranchas o jogador virar à esquerda e continuar pela trilha após um pequeno salto, encontrará o Gradient Parry. Este Picto adiciona 5% de uma carga de gradiente ao realizar um Parry e pode ser visto na mão de uma estátua de Esquie.
Avançando a partir do local do Gradient Parry, os jogadores devem retornar e seguir em frente até encontrar um inimigo em cadeira de rodas e com luvas de boxe. Derrotá-lo recompensará o jogador com o Picto Longer Break, que faz com que os “Breaks” durem um turno adicional, mas impede que o alvo seja “Quebrado” duas vezes.
Para o Picto SOS Healing Tint, que faz com que o personagem consuma um “Healing Tint” automaticamente ao cair abaixo de 50% de vida, existem duas rotas. Uma opção é seguir o caminho após derrotar o inimigo anterior e virar à esquerda para confrontar um novo inimigo alto, de pernas longas. Alternativamente, a partir do primeiro ponto de controle, pode-se seguir para nordeste até uma grande piscina de água com NPCs. Virando à direita, a entrada para a floresta revelará o inimigo, próximo a uma porta com olhos.
Após superar o inimigo de pernas longas, o Picto Damage Share estará acessível. Virando à direita, os jogadores encontrarão duas criaturas de pedra vermelha que se assemelham a tartarugas, posicionadas perto de árvores. Este Picto redireciona 50% do dano recebido para outros aliados, se possível.
Retornando ao ponto de controle inicial e descendo a colina em direção ao norte, o Picto Double Third pode ser obtido ao derrotar um inimigo grande que segura dois pirulitos – não o primeiro que aparece, mas sim o que está ao lado de uma tartaruga de pedra. Com este Picto, cada terceiro acerto de uma Habilidade causa o dobro de dano.
Pouco depois de derrotar o inimigo dos pirulitos, à direita, os jogadores encontrarão o nível mais baixo da área, com água. Lá, uma gangorra com um pequeno Gestral aguarda. Ao falar com ele e aceitar o desafio de saltar no momento certo algumas vezes (o timing é notoriamente complicado, exigindo saltar pouco antes de o Gestral tocar a gangorra), o Picto Empowering Jumps será concedido, aumentando em 100% o dano dos Contras para cada “Jump Counter” bem-sucedido naquele turno.
Próximo à gangorra, um garoto com balões oferece o Picto Trigger Happy. Para obtê-lo, é necessário destruir os balões utilizando a habilidade de mira e, em seguida, conversar com o garoto. Isso iniciará um combate único onde o objetivo é atirar nos balões que flutuam à esquerda e à direita do menino. Este Picto concede +2 AP após 10 disparos no mesmo turno (uma vez) e faz com que os tiros subsequentes causem 200% mais dano.
Para o Picto Alternating Critical, que aumenta em 100% o dano do próximo acerto não crítico após um acerto crítico, o caminho se inicia de volta ao local onde o grande inimigo dos pirulitos (para o Double Third) foi derrotado. De lá, os jogadores devem seguir à esquerda por uma caverna rosa, virar à direita e atravessar um túnel azul-celeste. Ao sair do túnel, virando à direita novamente, o Picto estará esperando.
Prosseguindo por toda a área da caverna até o seu final, os jogadores chegarão a um grande carrossel povoado por muitos Gestrals. Interagindo com um Gestral específico localizado à direita, sob um guarda-sol, um desafio será apresentado: defender-se de três ataques consecutivos. O sucesso nesta tarefa recompensa com o Picto Feint, que faz com que cada turno comece com 4 pilhas de Barpapa, e cada 5º acerto com uma Habilidade cause 600% mais dano.
Ao sair da área do carrossel pelas grandes portas e adentrar a última e vasta área aberta de Verso’s Draft, os jogadores podem encontrar o Picto Gradient Overcharge. Seguindo a água até passar por uma carroça com um inimigo tartaruga de pedra, e então prosseguindo além, é preciso encontrar um inimigo em cadeira de rodas junto a um grande sujeito com pirulitos. Virando à esquerda, surgirão alguns cubos de brinquedo que podem ser escalados. Após completar uma seção de plataformas e chegar a uma bifurcação, o caminho à esquerda levará ao Picto, que estará sobre um grande doce. Este item consome 3 Cargas de Gradiente no início do turno (se disponíveis) para causar 200% mais dano naquele turno.
Chegando ao final desta área aberta, uma ponte de xilofone se apresenta. Após utilizá-la e virar à esquerda, um comerciante estará posicionado atrás de um cubo. Este vendedor oferece o Picto AP Discount, que reduz o custo de Habilidades em 1 AP, pelo valor de 217.000 Chroma.
O mesmo comerciante também disponibiliza o Picto Consuming Attack, que faz com que o ataque básico consuma até 100 “Burns” para causar 10% mais dano por “Burn” consumido. O preço deste item é de 130.200 Chroma.
Finalmente, o Picto Frenzy, que aumenta em 10% o dano de cada acerto bem-sucedido de uma Habilidade, é obtido após uma sequência de eventos. Após adquirir três pedaços de bolo, os jogadores devem abrir a porta com olhos, acessando uma nova área. Derrotando os inimigos presentes e interagindo com o vagão de trem ao final, o caminho levará a uma arena onde um mini-chefe aguarda. A vitória neste confronto garante o Picto.
































