O jogo de tiro e extração Arc Raiders, recente vencedor do Game Awards, recebeu uma atualização significativa com temática de inverno, intitulada “Cold Snap”. A novidade introduz uma condição climática no mapa que pode causar queimadura de frio nos jogadores, além de um evento temporizado que permite a obtenção de recompensas, incluindo “Raider Tokens”. O patch também implementa o projeto “Candleberry Banquet”, que oferece moeda do jogo e itens cosméticos. No entanto, o ponto que mais tem gerado discussão na comunidade é a aparente generosidade na taxa de obtenção de projetos. (via: kotaku)
A percepção de que a frequência de projetos aumentou substancialmente gerou um debate entre os jogadores. Uma postagem popular no subreddit oficial de Arc Raiders, intitulada “Keep the blueprint drop rate” (Mantenham a taxa de obtenção de projetos), defende que a desenvolvedora Embark Studios torne permanentes as alegadas mudanças nessa taxa. O autor da postagem argumenta que essa alteração incentiva os jogadores a utilizarem carregamentos personalizados com espaços de segurança, engajando-os mais no jogo. “Em vez de guardar equipamentos e usar carregamentos gratuitos, isso incentiva os jogadores a usar carregamentos com ‘safe pockets’ e a se arriscarem mais”, dizia a publicação. “O que este jogo precisa é de melhores incentivos para uma jogabilidade ousada.”
No universo de Arc Raiders, os jogadores têm a opção de se aventurar na perigosa superfície com um carregamento gratuito, que consiste em itens aleatórios de baixo nível cuja perda não representa grande prejuízo em caso de confronto com outros jogadores ou inimigos. Alternativamente, é possível escolher um carregamento personalizado, que frequentemente inclui um “safe pocket” – um compartimento seguro onde um item valioso pode ser armazenado, garantindo que não seja perdido mesmo que o jogador morra na superfície ou falhe na extração. A vantagem do carregamento personalizado é a garantia de sair da partida com algo, desde que o item esteja no “safe pocket”. Contudo, a desvantagem é o risco de perder uma arma aprimorada ou um escudo de alta qualidade se não estiver no compartimento seguro. Muitos jogadores de Arc Raiders, diante desse dilema, optam por uma abordagem mais conservadora, evitando confrontos com esquadrões inimigos a todo custo.
A equipe de desenvolvimento de Arc Raiders foi questionada sobre um possível ajuste na taxa de obtenção de projetos. Um porta-voz do jogo direcionou para dois pontos específicos nas notas de atualização mais recentes. Conforme o comunicado oficial, houve um “aumento nas taxas de aparecimento de alguns itens e projetos em Stella Montis” e uma “expansão dos locais de aparecimento de projetos para melhorar a disponibilidade em áreas sub-representadas”.
Embora as notas de atualização confirmem um aumento na disponibilidade de projetos, não está claro se essa mudança é intencional para ser permanente. A Embark Studios pode ajustar a taxa de obtenção caso considere que ficou excessivamente fácil adquirir esses itens, o que poderia impactar o balanço da economia e da progressão do jogo.
O autor do artigo original, ao jogar após a atualização “Cold Snap”, relatou ter obtido três projetos ao longo de algumas partidas, um número significativamente maior do que o observado anteriormente. Em uma dessas sessões, ele descreveu uma extração tensa na qual precisou alcançar um elevador carregando uma nova arma, várias pilhas de “Candleberries” (encontradas no ambiente gelado) e dois projetos, enquanto sua saúde era gradualmente diminuída pelo efeito da queimadura de frio e um inimigo tipo “Wasp” pairava sobre ele. A experiência culminou em uma extração bem-sucedida, destacando a intensidade das novas dinâmicas de jogo e o aumento do incentivo para assumir riscos quando há itens valiosos a serem extraídos.
Por ora, a disponibilidade de projetos parece ter sido ampliada, impactando diretamente a experiência dos jogadores e as estratégias adotadas nas perigosas expedições de Arc Raiders. Resta saber se essa nova realidade se manterá no longo prazo.



