Um relatório recente trouxe à tona que a Naughty Dog, estúdio renomado por títulos como The Last of Us e Uncharted, instituiu um regime de horas extras “obrigatórias” para seus funcionários. A medida, frequentemente referida como “crunch” na indústria de videogames, teve como objetivo primordial a finalização de uma demonstração de seu próximo lançamento, provisoriamente intitulado Intergalactic: The Heretic Prophet. (via: eurogamer)
De acordo com informações veiculadas pela agência de notícias Bloomberg, a equipe da Naughty Dog foi solicitada a cumprir um mínimo de oito horas adicionais de trabalho por semana. A exigência visava compensar atrasos em diversos prazos de desenvolvimento. No entanto, o estúdio estabeleceu um limite máximo de 60 horas de trabalho semanais para seus colaboradores durante este período intensificado.
Além da carga horária estendida, fontes internas da Naughty Dog revelaram que os desenvolvedores receberam a instrução de comparecer ao escritório cinco dias por semana. Essa determinação representou um aumento significativo em relação à política anterior, que exigia a presença física por três dias semanais. Uma das consequências diretas dessa mudança foi a necessidade de muitos funcionários buscarem soluções adicionais para o cuidado de seus filhos e animais de estimação. A gerência do estúdio, conforme o relatório, informou aos empregados que a exigência de cinco dias presenciais retornaria aos três dias semanais a partir de janeiro. Fontes também indicaram que o período de horas extras compulsórias, que teve início no final de outubro, foi encerrado para grande parte da equipe nesta semana, embora haja incerteza sobre a possibilidade de futuras repetições.
Paralelamente, a demonstração de Intergalactic: The Heretic Prophet, desenvolvida sob o regime de “crunch” para a Sony, empresa controladora da Naughty Dog, foi aparentemente concluída nesta semana. Alegadamente, o estúdio projeta lançar o jogo em meados de 2027. Até o momento, nem a Sony nem a Naughty Dog se manifestaram publicamente sobre as alegações contidas no relatório.
Não é a primeira vez que a Naughty Dog se vê no centro de controvérsias relacionadas ao “crunch”. Em 2020, o estúdio foi alvo de um relatório crítico que abordava a cultura de horas extras exaustivas durante o desenvolvimento de The Last of Us Part 2. Naquela ocasião, foi reportado que o intenso ritmo de trabalho resultou em esgotamento profissional (burnout), levando à saída de vários membros da equipe.
Em 2021, os então co-presidentes do estúdio, Evan Wells e Neil Druckmann, abordaram publicamente a questão do “crunch”. Wells, em sua declaração, comentou: “Eu, pessoalmente, trabalhei muito duro ao longo dos anos. Acredito que parte disso me ajudou a chegar onde estou em minha carreira”. Druckmann, que ainda permanece no estúdio e é uma figura central em seu desenvolvimento, acrescentou reflexões mais aprofundadas sobre o tema.
Druckmann destacou que o estúdio estava “focando na qualidade de vida para prevenir o esgotamento, para empregar a capacidade intelectual que temos em nosso estúdio”. Ele mencionou a formação de grupos de trabalho para discutir áreas de melhoria. “Cada um tem uma definição diferente do que significa ‘crunch'”, afirmou Druckmann. “E, para nós, penso que se trata de como cuidamos do bem-estar de nossos colegas e de todos que trabalham na Naughty Dog, o que é uma combinação de quantas horas você trabalha e o nível de estresse que você sente, seja algo que esteja acontecendo no escritório ou em casa.” O diretor criativo concluiu sua reflexão enfatizando a natureza complexa da questão: “Descobrimos que não existe uma solução única que sirva para todos. Cada pessoa tem uma situação particular que pode precisar ser abordada.”
O projeto Intergalactic: The Heretic Prophet foi anunciado no final do ano passado, com um trailer que apresentava uma estética retrofuturista e introduzia a caçadora de recompensas Jordan A Mun, interpretada pela atriz Tati Gabrielle. Embora muitos detalhes sobre o próximo título da Naughty Dog ainda sejam escassos, Neil Druckmann revelou em março que Intergalactic: The Heretic Prophet explorará temas de “fé e religião”. O jogo é, segundo Druckmann, o “mais ambicioso” que o estúdio “já fez” em sua história.



