O jogo Terminator 2D: No Fate, da Bitmap Bureau, tem se destacado por sua rica coleção de referências e “Easter eggs” da aclamada franquia Exterminador do Futuro. Uma dessas referências, particularmente destinada aos fãs mais dedicados, revela um detalhe curioso dos bastidores de um dos filmes mais icônicos da saga. (via: ign)

Para acessar esta homenagem, os jogadores precisam primeiro desbloquear o modo de dificuldade mais elevado do jogo, conhecido como “Dia do Julgamento” (Judgment Day). Uma vez habilitado, é necessário jogar neste nível de dificuldade e alcançar a fase do Bar de Motociclistas, que é a segunda fase no Modo Arcade, permitindo um acesso mais rápido ao conteúdo. No momento em que a fase é carregada, uma alteração visual imediatamente perceptível ocorre: o Exterminador, que anteriormente aparecia nu, passa a vestir shorts Zubaz de cores vibrantes e estilo ultra anos 90.
Essa escolha de vestuário inusitada para o personagem tem uma explicação direta e divertida: é uma referência à forma como Arnold Schwarzenegger se vestia nos bastidores durante as filmagens da cena do bar de motociclistas em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. A equipe de desenvolvimento da Bitmap Bureau esclareceu que a icônica representação do Exterminador nu na cena cinematográfica é, na verdade, uma simplificação, e imagens de bastidores comprovam que o ator usava essas peças de vestuário coloridas.
Em busca de detalhes sobre a criação deste “Easter egg”, a equipe de desenvolvimento de Terminator 2D: No Fate forneceu informações sobre o processo. Segundo os desenvolvedores, durante a fase de planejamento do jogo, houve uma extensa pesquisa sobre o filme, que incluiu assistir à produção cena por cena, analisar materiais como o roteiro ilustrado e explorar conteúdos de bastidores. Foi justamente neste último onde a ideia dos shorts surgiu.
A equipe também relembrou como outros jogos antigos da franquia Exterminador do Futuro lidavam com a cena do Exterminador nu no bar. No jogo do SNES, por exemplo, o personagem era estrategicamente escondido atrás de uma cerca de madeira. Mike Tucker, designer do game, inicialmente brincou com a ideia de criar um efeito de pixelização para a virilha no modo “Easy Money”. Contudo, a equipe decidiu que os shorts vistos nas fotos de bastidores seriam um “Easter egg” hilário, acessível apenas na dificuldade “Dia do Julgamento”, adicionando um desafio extra para os jogadores que desejassem descobri-lo.
A Bitmap Bureau revelou ainda que manteve um tópico interno para reunir ideias de “Easter eggs”, conseguindo incluir muitas delas no jogo. Um exemplo notável é o final personalizado do Modo Arcade, que foi concebido como uma recompensa para os amantes de jogos retrô que conseguirem completar este desafio.
Em relação à própria fase do Bar de Motociclistas, a equipe destacou que foram feitas diversas adaptações ao longo do desenvolvimento, visando um polimento contínuo. Essas melhorias incluíram a adição de duas trilhas sonoras licenciadas, a inclusão de uma batalha de chefe, a cena do personagem sendo queimado, a famosa fala do Exterminador pedindo “roupas, botas e motocicleta”, animações ociosas da garçonete, entre outros elementos. Além disso, foram inseridos novos movimentos para o protagonista, como o soco reverso, a cabeçada e a investida com o ombro, adicionando mais profundidade à jogabilidade.
Os shorts de Arnold Schwarzenegger não são a única referência em Terminator 2D: No Fate. Em junho, o portal IGN reportou que os desenvolvedores rastrearam o ator que interpretou a versão jovem de John Connor na guerra futura em 1991, com o objetivo de incluir sua semelhança no jogo. Durante este processo, a equipe também obteve informações sobre o motivo da ausência de Arnold Schwarzenegger no título.
A análise do IGN sobre Terminator 2D: No Fate atribuiu ao jogo uma nota 8/10, elogiando-o como “uma homenagem maravilhosamente realizada a um dos maiores filmes já feitos, pontuada por música impecável, arte em pixel primorosa e brilhantes Easter eggs.”
No universo cinematográfico da franquia, o criador James Cameron anunciou seus planos de produzir um novo filme do Exterminador após a conclusão de Avatar: Fire and Ash. Contudo, Cameron enfatizou que a era de Arnold Schwarzenegger como o Exterminador chegou oficialmente ao fim.



