A Sony, por meio de suas subsidiárias Sony Pictures Entertainment (SPE) e Sony Music Entertainment Japan (SMEJ), finalizou a aquisição de uma participação majoritária na marca Peanuts, elevando o controle do grupo para aproximadamente 80% das ações da Peanuts Holdings LLC. O negócio, avaliado em $457 milhões, depende apenas das condições de fechamento e aprovações regulatórias para ser totalmente concluído. Os 20% restantes da empresa-mãe de Peanuts permanecem sob posse da família de Charles M. Schulz, criador do universo de Charlie Brown e Snoopy. (via: gamerant)
A marca Peanuts, inegavelmente uma das franquias de histórias em quadrinhos mais amadas e prolíficas de todos os tempos, teve sua primeira aparição com a tira original de Charles M. Schulz, que estreou nos jornais dos Estados Unidos em 2 de outubro de 1950. Ao longo dos anos, novos personagens foram introduzidos, e a crescente popularidade dos quadrinhos levou à criação de diversos filmes de animação, uma vasta gama de produtos licenciados e até mesmo a inclusão dos personagens Peanuts em parques temáticos globais. Apesar da mudança de proprietário, os fãs de longa data não devem se preocupar com grandes alterações no curto prazo.
De acordo com informações divulgadas inicialmente pela Variety, a Sony Pictures Entertainment (SPE) firmou um “acordo definitivo” com a WildBrain, uma empresa canadense que detinha anteriormente as ações, concedendo à Sony o controle sobre a participação. A partir de agora, a SMEJ se juntará à SPE para assumir a liderança da própria Peanuts Holdings LLC. A subsidiária Peanuts Worldwide, que integra a Peanuts Holdings LLC, manterá suas responsabilidades de gestão sobre a marca Peanuts e os negócios relacionados. Shunsuke Muramatsu, presidente e CEO do grupo SMEJ, expressou o entusiasmo da Sony, afirmando que o grupo está “emocionado por poder elevar ainda mais o valor da marca ‘Peanuts’, aproveitando a extensa rede global e a experiência coletiva do Grupo Sony”.
Para a WildBrain, a concretização da venda representa a quitação de dívidas existentes, permitindo que a empresa concentre seus esforços em outras propriedades intelectuais de seu portfólio, como a Moranguinho e os Teletubbies. O acordo proporciona à WildBrain maior estabilidade financeira para investir em conteúdo digital para plataformas como o YouTube e buscar inovações tecnológicas. A WildBrain continuará prestando serviços de parceria à marca Peanuts, incluindo distribuição de conteúdo e assistência no licenciamento.
No que tange aos acordos já estabelecidos, o entendimento atual é que parcerias recentes, como a renovação com a Apple TV para a produção de um filme de animação e programas especiais de Peanuts, não serão afetadas pela aquisição da Sony. Outros acordos envolvendo produtos licenciados de Peanuts, como colecionáveis do Snoopy e jogos de vídeo game com Charlie Brown e seus amigos, também não devem sofrer impacto. Contudo, o público é aconselhado a aguardar quaisquer anúncios oficiais sobre o futuro da franquia.
A aquisição da Peanuts pela Sony se insere em um movimento mais amplo da indústria do entretenimento, onde gigantes da tecnologia, especialmente do setor de videogames, demonstram crescente interesse em expandir sua presença. O aumento na popularidade de adaptações de jogos de vídeo game em filmes e séries de televisão tem se mostrado lucrativo para diversas empresas. Exemplos notáveis incluem a série Fallout, da Microsoft e Bethesda, no Amazon Prime Video, que já conquistou o prêmio de Melhor Adaptação no The Game Awards 2024, e o drama The Last of Us, da PlayStation Productions, na HBO, que impulsionou as vendas do jogo da Naughty Dog e recebeu vários prêmios. A Nintendo, por sua vez, é um dos mais proeminentes gigantes dos jogos a investir pesadamente em novas formas de entretenimento, com o sucesso estrondoso de Super Mario Bros. O Filme e a inauguração de múltiplas áreas temáticas Super Nintendo World nos Estados Unidos, Japão e, em breve, em Singapura.
Parques temáticos, em particular, provaram ser extremamente rentáveis, gerando bilhões de dólares anualmente para a Disney e agora adicionando receita extra aos cofres da Nintendo. Ainda é incerto se a Sony enxerga Peanuts como um ponto de partida para introduzir mais propriedades intelectuais próprias em outras esferas do entretenimento. No entanto, a empresa japonesa está prestes a colher os lucros da presença de Peanuts em locais como o Universal Studios Japan em Osaka e o Knott’s Berry Farm em Buena Park, Califórnia, além de todos os rendimentos com produtos licenciados. A Sony já tem investido mais substancialmente em adaptações de videogames para TV e cinema, e as novas possibilidades abertas com a aquisição de Peanuts certamente merecerão a atenção dos fãs em todo o espectro do entretenimento.





