Um novo relatório lançado pela Bloomberg trouxe à tona que a Naughty Dog, renomado estúdio por trás de títulos aclamados como “The Last of Us” e “Uncharted”, implementou horas extras obrigatórias para a equipe de desenvolvimento de seu próximo grande projeto, “Intergalactic: The Heretic Prophet”. A notícia, que aponta para a finalização de uma versão demonstrativa do game, reacendeu intensas discussões sobre as práticas de trabalho na indústria de videogames e gerou uma onda de preocupação entre a comunidade de fãs. (via: playstationlifestyle)
De acordo com a reportagem detalhada de Jason Schreier, da Bloomberg, a exigência de jornadas estendidas no estúdio californiano teve como objetivo primordial cumprir o prazo para a entrega de uma demo de “Intergalactic: The Heretic Prophet”, que seria submetida à avaliação da Sony, empresa proprietária da PlayStation. A decisão por essa medida drástica ocorreu após a Naughty Dog ter, supostamente, perdido múltiplos prazos de entrega internos, indicando possíveis desafios no cronograma de desenvolvimento do ambicioso título de ficção científica.
O período de horas extras compulsórias foi estabelecido no final de outubro do ano passado, determinando que os funcionários trabalhassem um mínimo de oito horas adicionais por semana, com a possibilidade de estender essa jornada para até 60 horas semanais. A empresa exigia que os desenvolvedores registrassem meticulosamente suas horas extras em uma planilha interna. Para a maior parte da equipe envolvida na criação da demo, esse regime de trabalho intenso foi encerrado nesta semana, com a conclusão e entrega do material. A expectativa é que o estúdio retome sua rotina de trabalho normal e padrão até o final de janeiro.
Esta revelação, embora específica para “Intergalactic: The Heretic Prophet”, não é a primeira vez que a Naughty Dog é associada a relatos de “crunch”, termo utilizado na indústria para descrever períodos de trabalho extenuantes e prolongados. Em 2019, testemunhos de ex-funcionários vieram a público, descrevendo experiências de trabalho desfavoráveis e uma cultura de alta pressão dentro do estúdio. Essas preocupações foram reforçadas por um segundo relatório, divulgado no início de 2020, que aprofundou as discussões sobre o ambiente de trabalho e as exigências enfrentadas pelos desenvolvedores da Naughty Dog.
A recorrência desses relatos é um fator que amplifica a preocupação dos fãs de “Intergalactic: The Heretic Prophet” por diversas razões. Além das claras implicações éticas e do impacto humano inerente à prática do “crunch”, a notícia de que o estúdio falhou em cumprir prazos de entrega adicionou uma camada de incerteza sobre o futuro do jogo. O prestígio da Naughty Dog, conhecido por seu rigor na qualidade, contrasta com a imagem de um desenvolvimento conturbado, levando muitos a questionar se o título conseguirá ser lançado para a atual geração de consoles PlayStation.
A comunidade online, em plataformas como o Reddit, tornou-se um termômetro para a ansiedade e as especulações em torno do lançamento. Um usuário identificado como nolifebr, comentou sobre as expectativas e os potenciais atrasos. “De qualquer forma, o artigo menciona que o lançamento do jogo está previsto para meados de 2027”, observou nolifebr. “Conhecendo a [Naughty Dog], eu não descartaria um atraso para o início ou meados de 2028.” A cautela do usuário reflete a percepção geral de que o estúdio, apesar de sua excelência, frequentemente revisita seus cronogramas de lançamento.
Em resposta a essa observação, outro membro da plataforma, imitzFinn, expressou um ceticismo ainda maior. “Você está sendo um pouco otimista, este jogo será lançado com a próxima geração [PS6] em 2028, no mínimo”, afirmou. Essa perspectiva sublinha a preocupação de que os desafios de desenvolvimento e os prazos perdidos possam empurrar “Intergalactic: The Heretic Prophet” para além da vida útil do PlayStation 5, tornando-o um título de lançamento para o próximo console da Sony. A frustração com a situação atual foi resumida por Itsalwaysblu3, que declarou, de forma sucinta: “Esta geração não tem esperança.”
A pressão para entregar jogos com a qualidade esperada de um estúdio do porte da Naughty Dog, combinada com prazos apertados e, por vezes, perdidos, ressalta um dilema persistente na indústria de desenvolvimento de jogos. Enquanto a inovação e o refinamento são altamente valorizados, o método para atingir esses padrões, especialmente quando envolve o sacrifício pessoal dos desenvolvedores, continua sendo um ponto sensível e um objeto de escrutínio público, com “Intergalactic: The Heretic Prophet” agora no centro dessa discussão.



