No universo do jogo Arc Raiders, as “Expedições” representam um mecanismo crucial que tem gerado discussões entre a comunidade de jogadores. Embora facultativas, essas expedições são o método pelo qual o jogo executa uma reinicialização do progresso, apagando parte das conquistas dos participantes. A desenvolvedora Embark, responsável pelo título, havia previamente detalhado o que seria mantido e o que seria apagado, visando auxiliar os jogadores na tomada de decisão. No entanto, uma alteração de última hora, não amplamente divulgada, surpreendeu muitos. (via: thegamer)
A principal controvérsia surgiu quando jogadores que optaram por embarcar em uma Expedição constataram que suas oficinas, estruturas construídas com recursos arduamente conquistados, haviam desaparecido. Este fato gerou estranheza, visto que as informações iniciais fornecidas pelos desenvolvedores indicavam que esses elementos permaneceriam intactos após o processo de reinicialização. Ao consultar novamente as notas de atualização, os jogadores perceberam que o documento havia sido discretamente modificado para refletir a nova condição, confirmando que as oficinas seriam, de fato, apagadas.
A perda das oficinas em Speranza, o local do jogo, adiciona uma camada de frustração para os jogadores que decidiram pela Expedição. Além de perderem todo o seu inventário e progresso em habilidades – tendo que acumular recursos suficientes para desbloquear os cinco pontos de habilidade iniciais novamente –, eles agora se veem na necessidade de poupar e reconstruir essas oficinas do zero. Isso significa que, em vez de retomar suas atividades habituais ou buscar o tipo de saque desejado, o foco inicial deve ser a coleta de recursos específicos para a reconstrução dessas estruturas essenciais.
A situação é agravada pelo conhecimento da Embark sobre a confusão inicial dos jogadores em relação ao funcionamento das reinicializações de progresso. Embora a desenvolvedora tenha fornecido um volume considerável de informações gerais sobre as Expedições, essa mudança específica e de última hora, que impactou diretamente as oficinas, não foi comunicada com a mesma abrangência. A alteração silenciosa nas notas de atualização, sem um anúncio formal e destacado, deixou muitos jogadores insatisfeitos e com a sensação de terem sido pegos de surpresa.
Para a comunidade, que já enfrentava o desafio de acumular grandes volumes de recursos – como os 5 milhões em saques que aprimoravam a experiência de jogo –, a necessidade de reconstruir as oficinas representa um obstáculo adicional e inesperado. Muitos jogadores haviam dedicado a semana anterior à Expedição em um “grind” intenso, investindo tempo e esforço com certas expectativas. Embora a reinicialização de progresso nas Expedições ofereça acesso a determinados bônus e melhorias, a decisão da desenvolvedora de alterar as regras para as oficinas sem um aviso claro minou o prazer e a motivação de grande parte da base de jogadores.
A remoção das oficinas, que eram vistas como um investimento de longo prazo dentro do jogo, gerou um claro descontentamento. A percepção de que esforços passados foram invalidados sem a devida comunicação provocou frustração e impactou negativamente a experiência de jogo para muitos entusiastas de Arc Raiders, que esperavam uma transição mais fluida e previsível após a Expedição.




