O aclamado jogo de horror psicológico com temática de viagem no tempo, Cronos: The New Dawn, desenvolvido pela equipe polonesa da Bloober Team, receberá um novo modo de dificuldade mais acessível. A atualização visa acolher jogadores que buscam uma experiência menos desafiadora em termos de jogabilidade, permitindo-lhes focar na narrativa envolvente e na atmosfera do game. (via: eurogamer)
Intitulado “Temporal Driver”, o novo modo está previsto para ser lançado no início de 2026. Essa adição estratégica tem como objetivo principal tornar o universo de Cronos: The New Dawn mais acessível a um público mais amplo. De acordo com os detalhes divulgados pela desenvolvedora, as modificações implementadas serão diretas e impactarão diretamente o combate e a sobrevivência dentro do jogo. No modo “Temporal Driver”, a saúde do jogador será dobrada, conferindo maior resiliência em confrontos e situações perigosas. Simultaneamente, a saúde dos inimigos será reduzida pela metade, diminuindo a duração e a intensidade dos combates. É importante ressaltar que, fora essas alterações específicas nos parâmetros de dificuldade, a Bloober Team assegura que a experiência geral do jogo – incluindo sua trama, ambientes e elementos de terror psicológico – permanecerá intacta, preservando a visão original da obra.
Atualmente, Cronos: The New Dawn oferece duas opções de dificuldade aos jogadores. O modo padrão, batizado de “Anvil of the Collective”, proporciona a experiência principal conforme concebida pela Bloober Team, equilibrando desafio e imersão. Para aqueles que buscam um teste ainda maior de suas habilidades e resiliência, existe o modo “Forged in Fire”. Este último, desenhado para ser consideravelmente mais exigente, é desbloqueado apenas após a conclusão do jogo no modo “Anvil of the Collective”, incentivando a repetição e aprofundamento na mecânica para os jogadores mais dedicados.
Desde seu lançamento em setembro, Cronos: The New Dawn tem recebido críticas favoráveis da imprensa especializada e da comunidade de jogadores. A reputação da Bloober Team, já consolidada no gênero de horror psicológico com títulos conhecidos, parece ter sido reforçada por este projeto. O portal de jogos Eurogamer.net, por exemplo, avaliou o jogo com quatro estrelas em sua resenha. O crítico Kelsey, da equipe do portal, descreveu Cronos: The New Dawn como “o melhor jogo original da Bloober Team até agora”. Em sua análise, Kelsey elogiou a produção, definindo-a como “uma imersiva jornada por um retrato sufocante da Polônia dos anos 80, onde sua trajetória está longe de ser o que parece inicialmente”. Essa caracterização destaca a habilidade do jogo em construir uma atmosfera densa e uma narrativa que subverte as expectativas do jogador, elementos cruciais para o gênero de horror psicológico. A ambientação na Polônia da década de 80, com sua estética e contexto histórico específicos, contribui significativamente para a singularidade da experiência oferecida pelo game.
A decisão de incluir um modo de dificuldade mais fácil, mesmo após o sucesso inicial do jogo, reflete uma tendência crescente na indústria de videogames em promover maior acessibilidade. Ao remover barreiras de jogabilidade excessivamente desafiadoras, a Bloober Team busca garantir que a riqueza narrativa e a atmosfera opressiva de Cronos: The New Dawn possam ser apreciadas por um público mais vasto, incluindo aqueles que talvez se sintam intimidados pela complexidade ou pela dificuldade inerente a alguns jogos de horror.
Para os interessados em experimentar o universo de Cronos: The New Dawn antes do lançamento do novo modo de dificuldade, uma demonstração gratuita do jogo está atualmente disponível para download nas plataformas digitais Steam e Epic Games Store. Essa é uma excelente oportunidade para que novos jogadores mergulhem na atmosfera sombria e na trama intrigante que definem o título, antes de decidir pela compra ou pela espera da atualização de 2026 que introduzirá a opção “Temporal Driver”. A iniciativa de oferecer a demo reforça o compromisso da desenvolvedora em apresentar seu trabalho a um público o mais amplo possível.


