Acusam Battlefield 6 de usar arte gerada por IA em novo bundle

Acusam Battlefield 6 de usar arte gerada por IA em novo bundle

O universo de Battlefield 6, o popular jogo de tiro da Electronic Arts (EA), encontra-se em uma encruzilhada tecnológica e em meio a uma nova controvérsia. Embora a produtora não tenha assumido uma postura formal e definitiva a favor ou contra o uso de inteligência artificial (IA) na produção de conteúdo, alguns jogadores já levantam suspeitas de que a tecnologia seja responsável por pelo menos um item cosmético recente. (via: gamerant)

tank breaking through wall in battlefield 6

Após um lançamento considerado promissor, o cenário para o principal shooter da EA não tem sido dos mais tranquilos. Muitos fãs expressaram que a atualização “Winter Offensive” de Battlefield 6 gerou problemas significativos, resultando em uma queda drástica na contagem de jogadores desde o lançamento do título. Embora a Battlefield Studios tenha começado a abordar esses problemas técnicos, a empresa agora enfrenta uma nova polêmica, com acusações de que teria utilizado IA generativa na criação de novos itens visuais.

battlefield 6 labs test new update december 2025

A polêmica ganhou força pouco depois do lançamento do pacote de cosméticos “Windchill” na loja interna de Battlefield 6. Rapidamente, a comunidade de jogadores se manifestou online, apontando que um dos adesivos incluídos no pacote, denominado “Winter Warning”, parecia ter sido gerado por inteligência artificial. O adesivo em questão exibe um soldado empunhando uma arma M4A1 que, de maneira suspeita, parece possuir dois canos. Além disso, a tampa do porto de ejeção do rifle também aparenta estar duplicada. Os usuários foram céleres em ressaltar que a multiplicação incomum de elementos como esses é frequentemente um indicativo de geração por IA.

Até o momento, a EA não se pronunciou oficialmente sobre o adesivo, o que significa que não há confirmação de que ele seja, de fato, um produto de inteligência artificial. No entanto, relatos anteriores indicam que a EA teria ordenado o uso de IA em seus processos, apesar das frustrações e preocupações expressas por parte dos desenvolvedores da empresa em relação à tecnologia.

Ainda que a maioria dos usuários concorde que o adesivo parece ter sido gerado por IA, a comunidade está dividida sobre como lidar com a situação. Muitos criticaram a EA por empregar uma tecnologia que, segundo eles, poderia substituir artistas humanos, enquanto outros classificaram a prática como “preguiçosa” por não verificar supostos ativos gerados por IA em busca de erros antes de cobrá-los dos jogadores. Em contrapartida, outros usuários minimizam o ocorrido, considerando-o um detalhe menor, ou argumentam que as pessoas precisam aceitar que a inteligência artificial é um caminho inevitável para o futuro da indústria.

A frustração é compreensível, especialmente considerando que um desenvolvedor sênior de Battlefield 6 já havia afirmado que o jogo não continha ativos visíveis gerados por IA, embora tenha descrito a tecnologia como “sedutora” e admitido que a empresa a utilizou para tarefas “preparatórias” nas fases iniciais de desenvolvimento. Em uma entrevista anterior, o líder de Battlefield 6 especificou que a Battlefield Studios não é contra a IA e que a tecnologia poderia, no futuro, auxiliar os desenvolvedores a serem “mais inovadores e mais criativos”. Portanto, é possível que o jogo não tivesse ativos visíveis de IA no lançamento, mas tenha introduzido cosméticos gerados por inteligência artificial posteriormente.

Mesmo que o jogo não tenha contradito diretamente suas declarações iniciais, o suposto uso de IA ainda causa descontentamento entre alguns jogadores, colocando Battlefield 6 na mesma posição de seu principal concorrente. Pouco antes da controvérsia do “Winter Warning”, fãs de Call of Duty: Black Ops 7 já haviam criticado a Activision por incluir arte gerada por IA, algo que o estúdio não negou e, inclusive, defendeu.

Ainda não há confirmação de que Battlefield 6 utilize IA generativa para quaisquer de seus cosméticos, mas caso se confirme, o jogo não estaria isolado nesta prática. Contudo, o impacto real que este escândalo poderia ter em sua base de jogadores permanece incerto. Apesar de muitos gamers se manifestarem contra a tecnologia, seu uso nem sempre afasta o público dos jogos. Notavelmente, Arc Raiders enfrentou uma controvérsia sobre vozes geradas por IA, mas ainda assim alcançou grande sucesso. O mais recente título de Battlefield já é um sucesso comercial, e seu futuro em meio a essas acusações de uso de inteligência artificial ainda é incerto.

Ofertas

1